MARRAKECH EM 04 DIAS
Marrocos um país de grandes contrastes, cativante, de diferentes culturas e tradições. O calor do deserto contrasta com os verdes oásis, o mar, as montanhas ou cidades históricas. Um verdadeiro despertar dos sentidos!
A planície costeira é interrompida a este pelas montanhas do Rif. Para sul ficam as montanhas do Atlas, para lá das quais se situam planícies árida da orla do Sahara.
Informações Úteis
Como chegar
O operador turístico SOLFERIAS organiza viagens com destino a Marrakech a partir de Lisboa com a TAP. Marrakech fica a cerca de 1:30h de avião desde Lisboa. Contacte a sua agência de viagens para obter mais informação.
De automóvel, dirija-se até Algeciras e apanhe o ferry-boat até Ceuta.
Documentos
O passaporte é obrigatório e, com a validade mínima de 6 meses. Os cidadãos da UE não necessitam de visto.
Vacinas
Não são obrigatórias vacinas para visitar Marrakech, no entanto deverá tomar algumas precauções:
Evitar beber água das fontes ou dos vendedores ambulantes;
Levar medicamentos para eventuais problemas intestinais;
Precauções contra picadas de insectos, levar chapéu e protector solar.
Clima
O clima dominante em Marrocos é o continental. Nas regiões costeiras predomina o mediterrânico, com temperaturas moderadas e humidade relativa, que pode variar entre os 7ºC e os 18ºC no Inverno, e no Verão entre os 19ºC e os 30ºC. Os meses de Julho e Agosto são de temperaturas elevadas na região de Marrakech. A melhor época para visitar Marrocos será preferencialmente entre Dezembro e Junho. Devido às frescas brisas litorais e das montanhas do Atlas, as temperaturas nocturnas de Marrakech descem signitivamente, pelo que será aconselhado levar um agasalho, mesmo em época quente.
Moeda
A moeda local é o Dihram Marroquino. 1€= 11,086 DH (Maio 2018). Recomendamos que efectue o câmbio de Euros por Dirhams na praça Jamaa El-Fna onde encontrará diversas casas de câmbio.
Idioma
A língua oficial é o Árabe. O Francês, Inglês e o Espanhol são faladas pela maioria dos marroquinos, em locais turísticos.
Religião e costumes locais
A principal religião do país é o Islão com 98% de muçulmanos em Marrocos. Ao longo do dia ocorrem cinco chamamentos para a oração (ocorrem ao nascer do dia; ao meio-dia após o sol atingir o seu ponto máximo; entre o meio-dia e o pôr-do-sol; logo após o pôr-do-sol e de noite (aprox.nas horas: 5:00 – 12:30 – 17:15 – 20:25 – 21:45).
Deverá respeitar os costumes locais, não usando roupas demasiado curtas e antes de tirar fotos a pessoas, nomeadamente nos mercados, deverá solicitar a devida autorização.
A celebração do Ramadão é variável ao longo do ano devido ao calendário lunar muçulmano,e tem a duração de 29 ou 30 dias, dependendo da lua. Durante as celebrações os muçulmanos não devem comer ou beber desde o nascer ao pôr-do-sol. No decorrer desse mês, se visitar Marrocos, deverá evitar comer, beber ou fumar em locais públicos.
Mercados
Os mercados (souks) são extremamente coloridos, com diversos produtos, desde peles e artigos em couro, madeira, tapecaria, telas, ouriversaria, tecidos, especiarias, frutas e frutos secos.
O regatear faz parte da cultura marroquina. Não o deixe de fazer, e poderá realizar bons negócios!
Gastronomia
A gastronomia marroquina tem na Tajine e no Cuzcuz, os seus pratos principais, entre tantas outras especialidades. As especiarias fazem parte de qualquer prato marroquino, acompanhados de legumes e frutos secos. A Tajine é designado por um prato de barro, composto por uma tampa cónica, onde são servidos guisados de carne (borrego ou frango), peixes e legumes que são cozidos em vapor. O borrego assado ou no forno faz parte da gastronomia do país.
Na doçaria, os bolos com amêndoa, passas e mel, fazem as delicias dos gulosos, perfeitamente acompanhados do tradicional Chá de Hortelã.
Onde ficar
Dependendo de quanto quiser gastar e da época do ano, muitas são as opções disponíveis. Apresentamos 3 dos melhores hotéis da cidade para uma estadia perfeita!
Hotel Be Live Collection Marrakech Adults Only *****
Lot B6, Zone de Zahrat Annakhil Lot B6, Zone de Zahrat Annakhil, 40000 Marraquexe, Marrocos
Com 212 quartos, 1 restaurante Buffet e 1 restaurante Marroquino e duas piscinas exteriores. É um dos melhores hotéis destinado apenas a adultos (o único hotel 5* destinado a adultos no país), para quem procura um local tranquilo, fora da cidade, para recuperar energias. Fica situado a cerca de 7km da cidade. O hotel também organiza um serviço de transporte gratuito de/para o centro da cidade. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Marrakech – Menara, a 11 km do alojamento.
Hotel Be Live Experience Marrakech Palmeraie ****
Lot B6, Zone de Zahrat Annakhil, 40000 Marraquexe, Marrocos
Com 167 quartos, 1 restaurante Buffet e 1 restaurante à carta, é um dos melhores destinos para famílias. Fica situado a cerca de 7km da cidade. O hotel também organiza um serviço de transporte gratuito de/para o centro da cidade. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Marrakech – Menara, a 13 km do alojamento.
Hotel Dar Rhizlane- Palais Table d’hôtes & SPA
Avenue Jnane El Harti Hivernage, Hivernage, 40000 Marraquexe, Marrocos
O Hôtel Dar Rhizlane está rodeado por um grande jardim com uma piscina exterior em L’Hivernage, Marraquexe, a 2 km da Praça Jemaâ El Fna. Disponibiliza um spa.
Todos os quartos climatizados apresentam uma decoração marroquina com um terraço privativo e vista sobre o jardim.
Os restaurantes preparam cozinha marroquina e internacional, servida na área de jantar tradicional ou no terraço junto à piscina. Os hóspedes terão a oportunidade de participar em oficinas sobre como preparar receitas locais.
O Hôtel Dar Rhizlane está virado para os Jardins Menara, enquanto os Jardins Agdal estão a 3 km. A Estação Ferroviária ONCF de Marraquexe situa-se a 2 km, mas já o Aeroporto de Menara Marraquexe fica a 2,7 km do hotel.
Marrakech (Marraquexe)
Considerada a segunda cidade Imperial mais antiga, “jóia do sul de Marrocos”, ou como “a terra vermelha”, tem nos seus souks, quarteirões de artesanato e a famosa praça Jamaa El Fna o coração da cidade. Possui alguns dos mais importantes edifícios arquitectónicos do mundo islâmico reflectindo o seu passado glorioso.
Na praça Jamaa El Fna, percorra de manhã o souk, com o seu artesanato e a venda de grande variedade de frutos secos e doces. Ao cair da noite, deguste as especialidades locais nas tendas do mercado e observe encantadores de serpentes, contadores de histórias, que animam a praça central de Marrakech. Poderá ainda realizar um passeio de Charrete pela Medina, ou tomar uma bebida num dos diversos cafés/restaurantes com esplanada situada num piso superior, onde poderá assistir à vida quotidiana na praça.
DIA 1 – MARRAKECH
Dia inteiro dedicado a visitar a cidade de Marrakech. Aventure-se pela medina, seus souks e ruas labirinticas. Visite alguns artesãos na realização dos seus trabalhos, e uma hervanária local, nomeadamente uma das mais importantes da cidade- Herboristerie Bab Agnaou- Bairro El Kassba- Marrakech.
Nesta ervanária, assista à explicação de um profissional acerca de plantas medicinais e ingredientes naturais utilizados como medicamentos. Com amplo conhecimento em diversas áreas das terapias naturais, poderão aconselhá-lo em saúde e bem-estar através das mais distintas plantas medicinais. Desde chás para diferentes terapias naturais, aos óleos naturais para cozinha, óleos para massagens, cremes e perfumes entre outros produtos.
DIA 2 – MARRAKECH
Conheça o Jardim de Menara, o Mausoléu Saadiens, o Palácio Bahia, a Mesquita Koutoubia e o Museu Yves Saint Laurent.
Mesquita Koutoubia – Fundada no século XII, tem 77 metros de altura e considerado o maior e mais representativo monumento da cidade de Marrakech.
Palácio Bahia (1866-1894) – Residência do sultão Ahmed ben Musa, onde viveu com as suas 4 mulheres, 25 curcubinas e cerca de 60 filhos. Os jardins ocupam uma área de 8 000 m2 e as 150 divisões abrem-se para diversos pátios interiores. Um dos mais importantes palácios de Marrakech.
Mausoléu Saadiens – Conjunto de túmulos onde estão sepultados cerca de 60 membros da dinastia saadiana do século XVI e XVII. O edíficio tem 3 salas: onde se encontra sepultado o rei, outra sala para os filhos e mulher, e a terceira sala para empregados da família real.
Jardim Majorelle– É um jardim botânico inspirado nos jardins islâmicos, onde também funciona um museu da cultura berbere. Jacques Majorelle (1886–1962) comprou esta casa e jardim e renovou o espaço. Morreu em 1941 após ter regressado a França. O jardim ficou abandonado durante cerca de 25 anos e, com a chegada de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé descobriram o Jardim Majorelle em 1966, durante a primeira estadia em Marrakech. Os dois compraram o jardim em 1980, e decidiram habitar na vivenda do artista. É actualmente, um dos locais turísticos mais visitados de Marrakech.
Museu Yves Saint Laurent – Dedicado a um dos maiores designers do século XX, o museu Yves Saint Laurent foi o primeiro museu do género, em memória de um designer de moda. Apresenta uma boa parte de uma importante colecção da sua carreira de 1974 até 2002.
DIA 3 – ESSAOURIA
O litoral atlântico é uma sucessão de cidades fortificadas: Asilah, Larache, Azzemour, El Jadida, Safi ou Essaouria.
Essaouria situado a 175km de Marrakech (cerca de 2h15 minutos de automóvel) é, decerto um dos locais a visitar na costa atlântica. Essaouria, considerada a cidade do vento, antigo Mogador, é uma cidade que mantém a sua história e tradições bem preservada.
Poderá contactar o seu hotel, agente de viagens, delegação do turismo de Marrocos, ou através do aluguer de um automóvel para chegar até Essaouria.
Descubra os mercados, a medina, bairro judeu e as fortificações portuguesas desta cidade.
Ao percorrer a estrada nacional em direcção à costa Atlântica, visite um dos locais mais importantes centros de produção do óleo de Argan.
DIA 4 – MARRAKECH
Usufrua do seu hotel, piscina, spa e áreas envolventes.
Poderá ainda realizar uma aula de cozinha marroquina e aprender a preparar uma Tajine.
TAJINE DE FRANGO (preparação para 12 pessoas):
- 3 frangos (média 1,5kg/cada)
- Salsa
- Coentros
- Pimento
- Alho
- Tomate
- Gengibre
- Açafrão
- Sal
- Azeite
- Limão
- Louro
- Pimenta
Para preparar a Tajine de frango, comece por picar os ingredientes. Coloque num tacho a cebola e o azeite (meia garrafa). Adicione 2 colheres de sopa de pimenta, 2 de gengigre, 1 de açafrão, 1 de sal, 2 pedaços de limão (pequeno), 2 de alho picado, 3 de salsa e 3 colheres de sopa de coentros. Misture tudo, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos.
Colocar o frango e adicione um pouco de água. Deixe cozinhar durante 30 minutos. Após esse tempo adicione 2 colheres de sopa de vinagre.
Acompanhar com salada marroquina à base de pimentos ou cogumelos.
Viagem realizada em Maio de 2018, a convite do operador turístico SOLFERIAS, com o apoio TAP, BE LIVE HOTELS e TURISMO DE MARROCOS.
Para programas de viagem SOLFERIAS, consulte aqui.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio