GÂMBIA

Bandeira da Gâmbia
CAPITAL: Banjul
PONTOS DE INTERESSE: Rio Gâmbia | Banjul | Praias
MOEDA: Dalasi (GMD)
VACINAS: É obrigatória a vacina contra a febre-amarela para passageiros provenientes de países onde haja risco dessa doença.
A malária é uma doença endémica, pelo que antes de partir deve contactar o seu médico.
VISTO: É obrigatória a apresentação de visto e passaporte válido com o período mínimo de 6 meses.

Resort na Gâmbia
Gâmbia é um país da África Ocidental que rodeia o curso inferior do Rio Gâmbia. Tem uma pequena extensão de litoral Atlântico, a oeste, e uma extensa fronteira com o Senegal por todos os outros lados.
A Gâmbia é um dos menores países da África. Trata-se de uma longa faixa de terra pantanosa que se estende ao longo de cerca de 320 km para o interior da África ocidental mas nunca atinge os 50 km de largura, ao longo das duas margens do rio Gâmbia, navegável em todo o seu curso gambiano. O país também inclui a ilha de Saint Mary, na foz do Gâmbia, onde se ergue a capital, Banjul, e a ilha James, que foi declarada Património Mundial pela UNESCO.

Ilha James – Gâmbia
A visitar…
A Gâmbia ocupa uma faixa baixa de território, com longas praias arenosas apoiadas por pântanos arborizados ao longo do rio, para lá do qual ficam savanas e bosques tropicais.
O clima é tropical, semelhante aos do vizinho Senegal, do sul do Mali e do norte do Benim. De Junho a Novembro há uma estação quente e bastante chuvosa. De Novembro a maio as temperaturas são mais baixas e a estação é seca.

Cidade de Banjul
Banjul
Capital e centro mercantil da Gâmbia, localizada nas margens baixas e arenosas da foz do rio Gâmbia. Traficantes britânicos ergueram aí um forte em 1816 para controlar o tráfico de escravos. Sucederam-lhes mercadores e missionários, e a povoação que se desenvolveu recebeu o nome de Bathurst, em homenagem ao conde de Bathurst (1762-1834), então ministro das Colónias. Aquando a independência, em 1965, o nome foi mudado para Banjul, que significa “bambu”.
Cidade no geral de grande pobreza, mas que aos poucos a tornar-se popular como estância de turismo, devido às suas praias. Foram construídos vários hotéis ao longo de praias arenosas e mar quente nas proximidades da cidade.
As chuvas caem em Banjul entre Junho e Outubro, sendo o Agosto o mês mais pluvioso.

Banjul
Quotidiano nas margens do rio Gâmbia
O rio Gâmbia corre ao longo de uma floresta que, próximo da foz, se transforma em mangue. A pesca é uma das principais actividades no país.
No caso do litoral da Gâmbia, este não é muito longo, mas dispõe de belas praias.

Rio Gâmbia
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Bestravel- Promoções de viagem
Rental Cars- Aluguer automóvel
Revolut- Cartão bancário sem taxas
Amazon– Artigos de viagem