1 Jul

AMARANTE – TERRA DE POETAS E PINTORES

 

AMARANTE – Terra de Poetas e Pintores

 

História e localização

Amarante cidade sede de concelho (distrito do Porto) é atravessada pelo rio Tâmega e, fica perto do sopé da Serra do Marão. Economicamente são importantes as indústrias da madeira e seus derivados, cerâmica e principalmente a indústria vitivinícola sendo um importante centro de produção de vinho verde.

 

Amarante- Portugal

 

Amarante

Ponte de Amarante

 

Amarante

Amarante

 

Amarante, tem na sua história uma forte ligação religiosa com São Gonçalo. Nas artes com Amadeo de Souza-Cardoso (considerado um dos maiores expoentes da pintura moderna), ou o destaque nas letras com Teixeira de Pascoaes, entre outros pintores, poetas ou romancistas que viveram na região.

 

Imagem de São Gonçalo- Igreja de S Gonçalo- Amarante

 

Portugal

Estátua de Teixeira de Pascoaes – Amarante

 

O que visitar

 

Ponte sobre o rio Tâmega – Foi no passado o ponto de passagem em direcção a Guimarães e a Braga. A sua construção em estilo barroco e neoclássico é de finais do séc. XVIII. Teve um importante momento histórico, durante a Segunda Invasão Francesa a Portugal, onde foi palco, durante 14 dias em 1809, da heróica defesa da Ponte de Amarante, contra as tropas napoleónicas em retirada para Trás-os-Montes.

 

Amarante

Ponte de Amarante

 

Passeio Ribeirinho- Rio Tâmega- Amarante

 

Igreja de São Gonçalo – A Igreja de São Gonçalo é o monumento de destaque em Amarante. Foi fundada em 1540, tendo a sua edificação terminado em 1620. Estão patentes diversas épocas construtivas, de estilo renascentista, maneirista, barroco e oitocentista.

 

Igreja de São Gonçalo- Amarante

 

Igreja de São Gonçalo- Amarante

 

Portugal

Igreja de São Gonçalo – Amarante

Igreja de S Gonçalo- Amarante

 

Claustro da Igreja de S Gonçalo- Amarante

 

Igreja de S Gonçalo- Amarante

 

Igreja de S.Domingos – Construída no século XVIII, com fachada de estilo Barroco. O alto-mor Barroco é de talha dourada, bem como todo o interior da Igreja.

 

Acesso à Igreja de São Domingos- Amarante

 

Portugal

Igreja de São Domingos – Amarante

 

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso– Instalado no Convento Dominicano de S. Gonçalo de Amarante, o Museu Municipal pretende manter a lembrança das gerações de pintores e escultores portugueses nascidos em Amarante, com especial destaque para a arte moderna e contemporânea.

 

Museu Amadeo de Souza-Cardoso – Escultura de Paulo Neves- A Roda

 

Museu Amadeo-Souza Cardoso- Escultura de Jaime Oliveira- A Telenovela

 

Museu Amadeo de Souza-Cardoso- Salada de Fruta- Crochet em lã feito à mão

 

Museu Amadeo de Souza-Cardoso- Amarante

 

Amarante Portugal


“A ascensão do quadrado verde e a mulher do violino” – Amadeo de Souza-Cardoso – Amarante

 

Termas de Amarante – Localizado próximo do centro da cidade de Amarante, teve a sua abertura ao público em Fevereiro de 2019. As vocações terapêuticas da sua água mineral natural, permitem tratamentos de doenças do aparelho respiratório, e de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

O Balneário Termal dispõe de uma sala de banho turco; duas salas de massagens e piscina interior, abastecida com água termal; uma sala de tratamento para as vias respiratórias; duas salas com hidromassagem; duche vichy e escocês e ainda um gabinete com tratamentos para a coluna.

 

Portugal

Termas de Amarante

 

Portugal

Área de Massagens nas Termas de Amarante

 

Festas e Romarias

 

Festa em honra de São Gonçalo – realiza-se no primeiro sábado de Junho, coincidindo com o dia da feira anual.

UVVA – Universo do Vinho Verde de Amarante- 2ªsemana de Junho.

Mimo Festival – Ocorre no final de Julho,  o importante festival de música gratuito na cidade.  A sua programação é dedicada à música do mundo, música instrumental, jazz, música brasileira e música portuguesa.

 

Portugal

Zona ribeirinha de Amarante

 

Gastronomia & Vinhos

 

Esta região é rica em doçaria sendo famosas as Brisas do Tâmega, o Bolo de São Gonçalo, os Foguetes, as Barrigas de Freira, as Lérias, os Queijadinhos, e os Papos de Anjo.  Mas também apresenta bons pratos de peixe, como sejam o Bacalhau à Zé da Calçada, dobrada com feijão Branco e o cabrito assado com arroz no forno.

A região de Amarante é desde à décadas, um importante centro de produção de vinho verde. São diversos os prémios que tem obtido, um pouco por todo o mundo. Sabores únicos, obtidos a partir das castas Alvarinho, Trajadura e Loureiro.

 

Portugal

Doces regionais na Confeitaria da Ponte – Amarante

 

Restaurantes & Confeitarias 

 

Café-Bar São Gonçalo – Amarante

Situado ao lado da Igreja de São Gonçalo é o local onde o poeta Teixeira de Pascoaes frequentava e tem uma estátua em sua homenagem. Um dos cafés mais antigos da cidade repleto de história.

Portugal

Café-Bar S.Gonçalo – Amarante

 

Portugal

Café-Bar São Gonçalo – Amarante

 

Restaurante Zé da Calçada

Fundado em 1945, foi desde sempre uma referência na região. Com uma varanda sobre o rio Tâmega e pelos seus famosos pratos, como o Bacalhau à Zé da Calçada, o cabrito serrano, a vitela arouquesa ou maronesa ou o cozido à Portuguesa.

 

Restaurante Pobre Tolo

O restaurante foi fundado em 2014, e reune modernidade e tradição! Um restaurante familiar e acolhedor com pratos bem confecionados, e uma vasta carta de vinhos da região.

 

Portugal

Restaurante “Pobre Tolo” em Amarante

 

Portugal

Folhado com creme de ovo e fruta fresca – Restaurante “Pobre Tolo” – Amarante

 

Confeitaria da Ponte

Inaugurada em 1930, foi a primeira confeitaria na Rua 31 de Janeiro. Com vista panorâmica sobre o rio Tâmega, aqui poderá degustar os famosos doces regionais, tais como, os Brisas do Tâmega, o Bolo de São Gonçalo, os Foguetes, as Barrigas de Freira, as Lérias e os Papos de Anjo, entre outros.

 

Portugal

Confeitaria da Ponte- Amarante

 

Portugal

Doces regionais na Confeitaria da Ponte – Amarante

 

Onde Ficar

Des Arts Hostel and Suites 

Rua Candido dos Reis 53, 4600-055 Amarante, Portugal

Localizado naquele que foi o primeiro hotel da cidade (antigo “Grande Hotel Silva”) e da região, num edifício com mais de 100 anos, foi agora remodelado e que continua na mesma família desde o princípio.

 

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

 

Des Arts Hostel & Suites

 

Nos últimos anos, foi remodelado e continua na mesma família desde o princípio da existência do edifício. Um espaço, onde a história faz parte da decoração do Des Arts Hostel & Suites. Cada uma das 15 suites é uma homenagem aos artistas da cidade.

 

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

 

Pequeno-almoço- Des Arts Hostel & Suites

 

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

 

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

 

Um espaço bastante agradável, onde se sente em casa, com um moderno conceito de decoração, onde não foram esquecidos os pequenos pormenores.

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

 

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

 

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

 

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

 

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

Des Arts Hostel & Suites- Amarante

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS