VISEU – A cidade-museu na região das Beiras
História e localização
Cidade capital de distrito situada a 292km de Lisboa e 133 km do Porto, tem uma história repleta de acontecimentos, sendo uma das cidades mais antigas de Portugal. Por aqui passaram Celtas, Romanos, Muçulmanos e por fim os Cristãos.
Uma cidade-museu com igrejas que marcam a paisagem urbana, casas históricas, museus ou o seu belo centro histórico.
O que visitar
Catedral de Viseu (séc.XIII-XIV) – A Catedral apresenta uma variedade de estilos arquitectónicos: românico, gótico e manuelino. O gótico da Sé viseense seguiu as linhas originais, com um corpo de três naves e três tramos, aproximando-se assim de um estilo românico, mais do que gótico, tipicamente espaçoso. No período manuelino, a Sé viseense viria a absorver intervenções de grande qualidade estética, como as típicas abóbadas das naves. O barroco trouxe a este edifício ricas obras de talha, azulejo e pintura. O órgão, retábulo-mor, os painéis em azulejo do claustro e a casa do cabido são exemplos perfeitos, que revelam como esta Sé de Viseu se conseguiu manter actualizada durante as correntes estéticas dominantes do século XVIII.
Museu de Arte Sacra (na Catedral de Viseu) – Antigos objectos litúrgicos
Museu Etnográfico – História da tecelagem e seu processo de confecção
Museu Grão Vasco – Colecção de pintura do séc.XV de Vasco Fernandes (Grão Vasco)
Igreja da Misericórdia (séc.XVIII) – A Igreja da Misericórdia começou a ser edificada em 1775. O corpo central da fachada prolonga-se por mais dois corpos laterais, dando à igreja ares de solar, nos últimos dos quais assentam, de forma incaracterística, as duas torres sineiras.
Igreja dos Terceiros de São Francisco (séc.XVIII) – É um templo da cidade de Viseu e situa-se na extremidade do Parque Aquilino Ribeiro voltada para o Rossio (Praça da República).
Festas e Romarias
Festa das Janeiras, em Passos de Silvueiros
Feira Franca de São Mateus – de 24 de Agosto a 24 de Setembro (realiza-se há mais de 600 anos)
Semana Gastronómica – Março
Artesanato
Trabalhos em vime, ferro forjado e em estanho, mobiliário rústico e entalhados em madeira, vitrais, flores de papel, rendas de bilros, tecelagem e olaria
Gastronomia
Pratos de leitão, chanfana, coelho bêbedo ou a lebre com feijão branco. Na doçaria destacam-se o creme de ovos, os bolos de Aljobre, os Viriatos. Acompanhados os pratos com vinho da região do Dão.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio