Ponte de Barca
Ponte da Barca é um concelho de contrastes, situada no Alto Minho deve o seu topónimo à “barca” que fazia a ligação entre as duas margens do Rio Lima, muitas vezes peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, sendo a “ponte” construída em meados do séc. XIV que lhe vai dar o nome de S. João de Ponte da Barca (1450).
Ponte da Barca, com as suas pesqueiras no Rio Lima (pesca da lampreia), possui ainda coutos de caça, desportos náuticos, praia fluvial, bons restaurantes e infra-estruturas hoteleiras, artesanato e folclore.
Visitei Ponte de Barca por acaso e acabei por me apaixonar. As pessoas são de uma simpatia extrema e muito acolhedoras. Os seus encantos naturais, e também por ter metade do território no Parque Nacional da Peneda-Gerês, valeram-lhe o título de Reserva Natural da Biosfera.
Estava numa praia fluvial perto de Viana do Castelo e pensei gostava de fazer canoagem, procurei na net e encontrei uma empresa, para o qual acabei por ligar para saber se tinha alguma actividade. Antes de passar à frente deixem-me falar desta praia fluvial onde me encontrava.
A Praia Fluvial de Estorãos é uma das praias mais bonitas que estive até hoje. Pequena, aconchegante e as suas águas não são gélidas e onde acabei por fazer amigos mais “pequenos”. Ora vejam a praia não é linda??
E lá fui eu a correr para o parque de campismo Entre ambos os Rios, ao encontro do Luís da empresa Aktivanatura (www.aktivanatura.com), com quem acabei por experienciar Stand Up Paddle num local que podemos chamar o paraíso, junto com um casal de holandeses e a doce Leonor.
Deslizámos por 3 rios (Lima, Tamente, Froufe), embarcando numa viagem de descoberta de um Património natural lindíssimo, onde vemos encostas de parte do território Peneda-Gerês amarelas, água cristalina e onde é possível deitarmo-nos na prancha ou optar por uma posição de meditação e simplesmente ESTAR.
No parque de campismo onde se situa a empresa de actividades supra referida, temos a opção do campismo tradicional e do moderno “GLAMPING” – Tendas apaixonantes equipadas com varandas de madeira com vista para o rio lima, bem como bungalows.
Durante a experiência acabamos por combinar jantar todos num lugar para lá de especial no centro de Ponte de Barca: “ IN TAPAS VERITAS”!!
Recomendo vivamente. Local onde a decoração é a par da qualidade da comida um factor único! As toalhas da mesa são os “xailes” minhotos, cada um de sua cor, onde existem os alambiques restaurados e outros adornos que marcam a diferença.
O que visitar em Ponte de Barca
Igreja Matriz (século XVIII);
Igreja da Misericórdia (Século XVI);
Ponte medieval;
Pelourinho;
Fonte de S. João;
Capela da Lapa; Capela de S. Bartolomeu, Capela de Santo António e Mercado Pombalino (século XVIII)
O que fazer :
Passear pela ponte medieval, pelas ruas estreitas e à beira do rio Lima, percorrer a ecovia. No verão, estenda a toalha e aproveite para se refrescar, pratique canoagem ou outra actividade com a AKTIVANATURA.
Estamos muito perto da Serra Amarela, e pode aproveitar para visitar a aldeia da Ermida ficando em caminho as Lagoas e cascatas da Ermida! Outro paraíso no paraíso!! Bem como Lindoso e os seus espigueiros!
Onde Comer
Eu estive aqui e recomendo – In Tapas Veritas ( restaurante e bar). !!
Restaurante Moinho
Bar do Rio
Vai à Fava (com terraço e vistas para o Rio Lima)
Restaurante Adega do Artur
Gastronomia
O presunto e a boroa de milho, as papas de sarrabulho, a chanfana de cabra à moda de Germil, a lampreia, o cabrito dos montados de Boivães, os famosos vinhos branco e tinto, da Adega Cooperativa, acompanhado sempre por um saber receber como ninguém, fazem de Ponte da Barca uma terra de apaixonante e que deixa em nós a vontade de voltar!
Onde Dormir
Na experiência do Padlle conheci a doce Leonor que tem um alojamento que podemos ver no airbnb. Aquele dia por ali sem nada planeado foi um dia no paraíso! Ora veja o quarto onde fiquei ( uma quinta abrasonada, com capela, espigueiro, e uma decoração à época). Um conto de fadas !!
– Parque de campismo de Entre Ambos os Rios;
Festas
– Festas do Concelho em finais de Agosto – Romaria de S. Bartolomeu;
– Festival Folk Celta – Julho;
– Feira de artesanato – Agosto;
– Desfolhada Minhota: último sábado de Setembro.
Textos e Fotos de Cláudia Videira
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio