MENU
1 Jul

RIO TEJO E AS LEZÍRIAS DO RIBATEJO

 

Rio Tejo e a Lezíria Ribatejana

 

Situada a 20 minutos de Lisboa, frente à cidade de Vila Franca de Xira, proporciona magníficas paisagens naturais pela Lezíria, o rio Tejo, a observação de aves, gado bovino, cavalos, arrozais, vinha, zonas de caça numa vasta floresta de área total de 20 000 ha, dispersa pelos concelhos de Benavente, Vila Franca de Xira e Salvaterra de Magos.

Neste artigo apresentamos algumas propostas do que melhor poderá conhecer nesta região, para passear e conhecer, festejar ou saborear a bela gastronomia e os vinhos da região.

 

Morgado Lusitano- Ao fundo rio Tejo e as Lezírias do Ribatejo

 

Companhia das Lezírias

A Companhia das Lezírias em Portugal, é a actual guardiã de um património histórico, natural e de experiências que se tem vindo a enriquecer ao longo de largas décadas.

 

 Vinho

A Companhia das Lezírias conta, actualmente, com uma variedade de vinhos. Vinhos de mesa, regionais (Catapereiro), vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) com diversos prémios obtidos dentro e fora de Portugal, e vinhos de Reserva. Complementam a esta oferta, vinhos generosos, brancos e tintos, espumante bruto e aguardente velha de 40 anos.

 

Vila Franca de Xira- Evoa- Portugal

Vinhas da Companhia das Lezirias

 

Azeite

A qualidade e o excelente sabor que marca o azeite da Companhia das Lezírias, tem encontrado bom acolhimento no estrangeiro, de tal forma que o seu principal destino é a exportação, sendo o Brasil o país mais interessado. Com a expansão do mercado, China, Índia e Alemanha começam a ter algum significado neste contexto. Em Portugal, é vendido numa grande cadeia de distribuição e nas lojas da Companhia.

 

Carne Bovina

A empresa conta com 4500 cabeças de gado bovino. Com condições particulares de produção, diferencia-se dos outros produtos similares existentes no mercado. É uma carne com coloração rosa escura e vermelha escura, com gordura de cor variável e consistência firme, numa conjugação única de diversos factores.

 

Gado Bovino- Lezírias do Ribatejo

 

Campinos e o Cavalo Lusitano

Os campinos desde sempre ligados à condução do gado, são um exemplo da tradição viva, desempenhando um papel fundamental maneio das vacadas da Companhia.

O cavalo Puro-Sangue Lusitano é indiscutivelmente, o cavalo de toureiro de eleição em Portugal e em todo o mundo devido às suas qualidades únicas. Como cavalo de passeio é dócil e participativo. Como cavalo de saltos é corajoso e tranquilo. A sua grande especialidade é o toureiro. Demonstra coragem e tranquilidade perante o adversário, na arte de tourear.

 

Curiosa Raposa pelos arrozais das Lezírias

 

Cortiça

A produção de cortiça são de extrema importância para a Companhia das Lezírias. O processo de extracção é efectuado durante os meses de Junho, Julho e princípios de Agosto. A tiragem é executada pelos “tiradores” que, para a tarefa, utilizam um machado, com o qual rasgam o “canudo” do tronco do sobreiro e depois, com a ajuda da ponta do cabo, obrigam a cortiça a separar-se da árvore.

 

Portugal

Cortiça após a extracção – Companhia das Lezírias

 

Arroz no Estuário do Tejo

No coração do Estuário do Tejo, formado pela confluência deste rio com o Sorraia, a zona de produção tem por base as ricas terras de aluvião das Lezírias e da Várzea, de relevo plano, com um clima mediterrâneo temperado.

 

Arrozais- Companhia das Lezírias

 

Coudelaria da Companhia das Lezírias

O Monte de Braço de Prata está equipado com um complexo desportivo de Desportos Equestres onde se realizam algumas provas oficiais do calendário hípico nacional, além do restaurante “Coudelaria” e de alojamento. A empresa tem à disposição dos visitantes um pequeno aldeamento turístico devidamente integrado no espaço envolvente, com 12 bungalows, piscina e serviços de apoio em Braço de Prata.

 

Passeio de Barco no Rio Tejo com observação de Aves –

Escaroupim (Salvaterra de Magos) 

Aldeia piscatória de casas avieiras coloridas, localizada a 6 kms de Salvaterra de Magos é o ponto de partida, para embarcar num barco que o levará a conhecer a fauna e flora da região interior do Rio Tejo.

Os “Passeio de Natureza Rio-a-Dentro” partem do Cais de Escaroupim e, proporcionam uma experiência única, percorrendo o Rio Tejo, por ilhas, aldeias Avierias e canais secundários, avistando Garças, Cavalos, Águias, entre tantas outras aves.

Site: rio-a-dentro.pt

 

Cais de Escaroupim- Salvaterra de Magos

 

Cais de Escaroupim- Salvaterra de Magos

 

Passeio de Natureza Rio-a-Dentro- Escaroupim- Salvaterra de Magos

 

Ilha das Garças- Passeio de Natureza Rio-a-Dentro- Escaroupim- Salvaterra de Magos

 

Passeio de barco _Rio-a-Dentro_- Passeio de Natureza Rio-a-Dentro- Escaroupim- Salvaterra de Magos

 

Passeio de Natureza Rio-a-Dentro- Escaroupim- Salvaterra de Magos

 

Passeio de Natureza Rio-a-Dentro- Escaroupim- Salvaterra de Magos

 

Ilha dos Cavalos- Passeio de Natureza Rio-a-Dentro- Escaroupim- Salvaterra de Magos

 

Casas Avieiras da aldeia piscatória de Escaroupim- Salvaterra de Magos

 

Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA) 

A Reserva Natural do Estuário do Tejo é um importante ponto de passagem de milhares de aves migratórias. Considerada como uma das dez mais importantes da Europa, tem desde 2007 um Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA). Além de um centro de interpretação e sensibilização para as relações entre a produção agrícola e a conservação da natureza, conta com uma enorme biodiversidade de aves.

A Reserva Natural acolhe mais de 120 000 aves, de 200 espécies distintas, constituída por 3 lagoas (Lagoa Principal, Lagoa Rasa e Lagoa Grande). Através de 5Kms de percursos pedestres, abrigos e observatórios fotográficos poderá visualizar diferentes espécies da avifauna aquática.

 

Portão de entrada no EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves

 

EVOA- Centro de Interpretação de Aves

 

Centro de Interpretação- EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves

 

EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves

 

A entrada para o EVOA fica situada a cerca de 12,5Kms da Ponte Marechal Carmona na estrada nacional N10 (GPS: 38º57’00,42”N; 8º58?18,20”O). Este centro de visualização de Aves situado a 30 minutos de Lisboa, possui um centro de interpretação, exposição, cafetaria, visitas guiadas diárias para observar os animais no seu habitat natural, eventos & workshops, e programas para visitas de estudo.

Aberto de Novembro a Fevereiro das 10h-17h. Março a Outubro das 9h às 19h.

Para mais informações» www.evoa.pt

 

Lagoas – EVOA-Observação de Aves

 

Posto de observação- EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves

 

EVOA-Observação de Aves

 

Garça-Colhereira- EVOA- Observação de Aves

 

Gastronomia

Durante o mês de Março, o peixe Sável é rei na região! Sável frito com açorda de ovas é um dos petiscos apreciado.  Um peixe de rio num Concelho onde é longa a experiência de o bem confeccionar.

O restaurante “Coudelaria” localizado em plena Companhia das Lezírias é um  importante espaço da região, que merece a sua visita em qualquer altura do ano.

Monte de Braço de Prata, 2135-318 Samora Correia, Portugal

Site: acoudelaria.com

 

Restaurante _A Coudelaria_ – Samora Correia

 

Buffet no Restaurante “A Coudelaria” – Samora Correia

 

Restaurante _A Coudelaria_ – Samora Correia

 

Sobremesas – Restaurante _A Coudelaria_ – Samora Correia

 

Sala do Restaurante _A Coudelaria_ – Samora Correia

 

Barco Varino Liberdade

Realize um passeio a bordo, pelo rio Tejo, no histórico Barco Varino. Avivando as memórias da vida passada pelas gentes da beira-rio, o cenário proporciona momentos ricos em paisagem e história.

Para marcações e bilhetes» Tel:263285605- turismo@cm-vfxira.pt

 

Portugal

Barco Varino Liberdade – Vila Franca de Xira

 

Alojamento recomendado

Morgado Lusitano

Estrada Nacional 116, Quinta Da Portela, Cabeço Da Rosa (Alverca Do Ribatejo)

Tel: +351 21 993 6520 || Site: https://morgadolusitano.pt/

Uma magnífica Quinta do século XVIII, situada a 15′ de Lisboa, próximo da região vitivinícola de Bucelas.

Diversos cavalos puro-sangue Lusitano, onde poderá aprender ou aperfeiçoar os seus conhecimentos de equitação, com experientes instrutores ao seu dispor, para umas inesquecíveis férias equestres.

 

Habitação principal em Morgado Lusitano

 

Sala com lareira da habitação em Morgado Lusitano

 

Quarto da habitação- Morgado Lusitano

 

Piscina do Morgado Lusitano

 

Morgado Lusitano- Turismo Rural Equestre

 

Pequeno-Almoço – Morgado Lusitano

 

Biblioteca – Morgado Lusitano

 

Cavalos Lusitanos- Morgado Lusitano

 

Cavalo Puro-Sangue Lusitano- Morgado Lusitano

 

Cavalos Lusitanos- Morgado Lusitano- Turismo Rural Equestre

 

Cavalo Puro-Sangue Lusitano- Morgado Lusitano

 

Picadeiro principal- Morgado Lusitano

 

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Amazon– Artigos de viagem

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS