MAFRA
Mafra localiza-se a cerca de 40Km a norte de Lisboa. A vila de Mafra é sede de concelho no distrito de Lisboa. Em termos económicos a principal riqueza do concelho é proveniente da agro-pecuária. A sua área é fértil em vinha, produtos hortícolas, e na produção de fruta (destaque para a Pêra Rocha). Tem essencialmente indústrias alimentares e de cerâmica (actualmente muito residual), respectivamente, de abate e transformação de carnes e do fabrico de tapetes e de produtos metálicos.
Caracterizada por uma beleza verdejante, Mafra é também marcada pelo seu Palácio Nacional, um monumento imponente do barroco português. Simultaneamente Palácio, Convento e Igreja, O Palácio é um edifício do século XVIII, mandado construir pelo rei D. João V, no cumprimento de um voto. Imponente edifício, tem uma fachada com 232 m de comprimento, limitado por dois torreões; uma magnífica biblioteca com cerca de 40 000 volumes, muitos dos quais exemplares únicos, em Portugal; dois carrilhões com um total de 110 sinos, fundidos em Antuérpia e Liége, em 1730; seis órgãos; 4500 portas e janelas, e 880 salas e quartos.
A área ocupada por torreões, claustros, edifícios e pátios atinge 40 000 m2. A sua construção decorreu entre 1717 e 1735, envolveu permanentemente cerca de 50 000 operários.
A visita possível de realizar compreende a basílica, dedicada a Santo António, e o Palácio Nacional (o antigo hospital do convento e a monumental biblioteca). O interior da basílica é como que um museu do mármore da região de Mafra e de Pêro Pinheiro. À volta do convento fica um jardim e a Tapada Real.
A Tapada de Mafra (Tapada Real), área envolvente do Palácio em tempos destinada ao lazer e à caça da monarquia portuguesa, é rica em fauna e flora, e está aberta ao público para visitas.
Outras Igrejas e Museus (concelho de Mafra):
Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo – A Venda do Pinheiro (Mafra) congrega alguns locais dignos de visita como a Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo, na rua principal da Venda do Pinheiro, que guarda um conjunto importante de azulejaria barroca que revestem as paredes da nave e da capela-mor, esta rematada por uma pequena cúpula.;
Igreja do século XVII- Construída no século XVII, a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Mafra) foi redecorada no século XVIII, mantendo da origem os silhares de azulejos, seiscentistas do tipo tapete. A capela-mor, por seu lado, tem as paredes revestidas de painéis de azulejos azuis e brancos representando a Adoração dos Pastores e a Adoração dos Magos;
Igreja de Santo André – Localiza-se na Vila Velha (freguesia de Mafra), a 1000 m do Convento de Mafra, pela antiga Rua Serpa Pinto. De estilo romano-gótico é o templo mais antigo da freguesia de Mafra. Foi construída entre o séc. XIII e o séc. XIV e posteriormente reformulada durante os sécs. XVII-XVIII;
Museu Municipal Professor Raul de Almeida – Encontra-se sediado num dos edifícios nobres mais antigos da vila de Mafra, cuja construção data dos finais do séc. XVI. Mandado edificar por D. João Luís de Menezes, foi paços do concelho até ao séc. XIX, altura em que foi convertido em cadeia comarcã, função que manteve até 1972. A sua utilização como espaço museológico teve início em 1981, adotando como mentor a figura de Raúl de Almeida, professor primário de Mafra durante três décadas, que desempenhou um papel preponderante na constituição do espólio do museu da Casa do Povo de Mafra.
Encontra-se vocacionado para a etnografia e a história local, possuindo uma importante colecção de referência de olaria tradicional mafrense, que compreende peças utilitárias e figurado de barro, bem como outros núcleos temáticos, caso das colecções de traje tradicional, objectos de devoção, numismática, entre outros.
Festas e Romarias:
2 de Fevereiro- Festa da Candelária;
2º Domingo da Quaresma – Procissão do Encontro;
4º Domingo da Quaresma- Procissão dos Terceiros Franciscanos;
Sexta-Feira Santa – Procissão do Enterro do Senhor;
Início de Setembro – Festa de Nossa Senhora da Lapa.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio