Os encantos da Ria Formosa: um dia pela Ilha de Tavira
Texto & Fotos de Mário Menezes
A Ria Formosa é um ecossistema dos mais importantes e famosos de Portugal. Localizado a sul, na região do Algarve, trata-se de um sapal, contendo partes nos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. Os cerca de 60 km de extensão, prolongam-se desde a Praia do Ancão, local de romaria dos veraneantes mais endinheirados, junto aos famosos destinos “in” da Quinta do Lago e de Vale do Lobo, até à praia da Manta Rota, muito perto de Vila Nova de Cacela, em direção a Monte Gordo. Uma área protegida considerada Parque Natural e recentemente eleita como uma das 7 maravilhas de Portugal. Constituída por várias ilhas de origem dunar, cujas praias são bastante procuradas por turistas nacionais e de inúmeras nacionalidades que visitam o Algarve.
Além das praias dos “VIPs” localizadas no concelho de Loulé, em direção a Oeste, encontramos a Praia de Faro, localizada na Ilha de Faro, muito próximo do Aeroporto de Faro, a cerca de 10 Km do centro da capital Algarvia, sendo acessível por terra, possui uma ponte rodoviária na via de acesso. A Praia da Barreta, ao lado, localizada numa outra ilha, a Ilha Deserta, com acesso por via marítima, de ferry desde Faro. Trata-se de uma praia pouco frequentada dado o seu estado selvagem.
Já no concelho de Olhão, a Praia da Culatra, na ilha com o mesmo nome, e na Ilha da Armona, a Praia da Armona e a Praia da Fuseta, marcam presença, sendo acessíveis por via marítima, de ferry desde Olhão, cidade conhecida em grande parte pelo Festival do Marisco, que anualmente, em Agosto, é motivo de grande romaria de turistas, ávidos de saborear o delicioso marisco oriundo da Ria Formosa, bem regado com cerveja.
Mais a oeste, encontramos Tavira, uma cidade banhada pelo Rio Gilão. Está inscrita na Lista Representativa como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. O seu castelo e as suas salinas são os pontos mais procurados. A sua ilha, a Ilha de Tavira, é o local onde no verão o afluxo de turistas é mais notório. Com os seus 11 Km de comprimento, possui belíssimas praias, como são exemplo a Praia das Cascas, a Praia da Terra Estreita e a Praia do Barril. As duas primeiras são acessíveis por via marítima desde o centro da cidade, já a última pode ser acessível a pé pelo areal, desde qualquer uma das outras, ou desde Santa Luzia, freguesia do concelho de Tavira, localizada a cerca de 5Km do centro da cidade, a pé, atravessando uma ponte pedonal junto à estância turística de Pedras d’El Rei, e depois no comboio turístico ferroviário, ao longo de cerca de 1Km.
No extremo da Ilha de Tavira, junto ao Farol de “Tavir Molhe Oeste-Extremo”, podemos admirar ao longe a imensidão da Costa Algarvia, as praias da Ria Formosa já no Concelho de Vila Real de Santo António, assim como as praias de Altura e Monte Gordo. Mais perto da linha do horizonte, o território Espanhol, a cidade fronteiriça de Ayamonte onde muitos Portugueses, quando se encontram nas proximidades, se deslocam para atestar as suas viaturas e fazer compras na Mercadona, pois os preços são mais baratos que em Portugal.
Finalmente, na parte mais oriental do concelho de Tavira, encontramos a Ilha de Cabanas, uma estreita língua de areia que se prolonga até Cacela, já no concelho de Vila Real de Santo António. A praia situa-se em frente à povoação de Cabanas de Tavira, uma terra de pescadores, com reminiscências na indústria da pesca do atum.
Cabanas de Tavira é composta por uma marginal, de onde podemos avistar os barcos de pesca artesanal fundeados nas águas da Ria Formosa e as casas de aprestos. Daqui, apanhando um barco, chegamos à Ilha, após uma curtíssima travessia. À semelhança das outras praias das ilhas da Ria Formosa, a paisagem é dominada pelas dunas, por um extenso areal, passadiços de madeira, existindo também um estabelecimento de restauração e bebidas.
Já tive oportunidade de visitar grande parte desta região da Ria Formosa, até mesmo em passeios de bicicleta por exemplo, assim como de vê-la do ar, descolado desde o aeroporto de Faro, mas a última vez que aqui estive foi o Verão passado, quebrando a rotina e a monotonia das férias, neste caso de um fim-de-semana dos muitos que passo no Algarve. Este serviu para marcar o último passeio com o meu antigo Toyota Corolla a gasóleo, a uma semana de o trocar por um híbrido. As praias de Tavira foram o destino! E ao jantar, não perdi a oportunidade de provar a maior iguaria da região: o polvo. Tal como o atum, o polvo é associado a Tavira e ao Algarve. O atum, é inclusivamente um grande embaixador do nosso país, pois já conquistou o paladar dos Japoneses, sendo exportado em grandes quantidades para o País do Sol Nascente.
Em Santa Luzia há inúmeros restaurantes que servem diversos pratos de polvo, a minha escolha recaiu na “Casa do Polvo”, o mais famoso!
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio