MENU
4 Mai

OS ENCANTOS DA RIA FORMOSA: UM DIA PELA ILHA DE TAVIRA

 

Os encantos da Ria Formosa: um dia pela Ilha de Tavira

Texto & Fotos de Mário Menezes

 

A Ria Formosa é um ecossistema dos mais importantes e famosos de Portugal. Localizado a sul, na região do Algarve, trata-se de um sapal, contendo partes nos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. Os cerca de 60 km de extensão, prolongam-se desde a Praia do Ancão, local de romaria dos veraneantes mais endinheirados, junto aos famosos destinos “in” da Quinta do Lago e de Vale do Lobo, até à praia da Manta Rota, muito perto de Vila Nova de Cacela, em direção a Monte Gordo. Uma área protegida considerada Parque Natural e recentemente eleita como uma das 7 maravilhas de Portugal.  Constituída por várias ilhas de origem dunar, cujas praias são bastante procuradas por turistas nacionais e de inúmeras nacionalidades que visitam o Algarve.

 

Faro vista do ar

 

Olhão e a Ria Formosa vistas do ar

 

Ria Formosa em Tavira

 

Além das praias dos “VIPs” localizadas no concelho de Loulé, em direção a Oeste, encontramos a Praia de Faro, localizada na Ilha de Faro, muito próximo do Aeroporto de Faro, a cerca de 10 Km do centro da capital Algarvia, sendo acessível por terra, possui uma ponte rodoviária na via de acesso.  A Praia da Barreta, ao lado, localizada numa outra ilha, a Ilha Deserta, com acesso por via marítima, de ferry desde Faro. Trata-se de uma praia pouco frequentada dado o seu estado selvagem.

Já no concelho de Olhão, a Praia da Culatra, na ilha com o mesmo nome, e na Ilha da Armona, a Praia da Armona e a Praia da Fuseta, marcam presença, sendo acessíveis por via marítima, de ferry desde Olhão, cidade conhecida em grande parte pelo Festival do Marisco, que anualmente, em Agosto, é motivo de grande romaria de turistas, ávidos de saborear o delicioso marisco oriundo da Ria Formosa, bem regado com cerveja.

 

Ria Formosa em Tavira

 

Mais a oeste, encontramos Tavira,  uma cidade banhada pelo Rio Gilão. Está inscrita na Lista Representativa como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. O seu castelo e as suas salinas são os pontos mais procurados.  A sua ilha, a Ilha de Tavira, é o local onde no verão o afluxo de turistas é mais notório. Com os seus 11 Km de comprimento, possui belíssimas praias, como  são exemplo a Praia das Cascas, a Praia da Terra Estreita e a Praia do Barril. As duas primeiras são acessíveis por via marítima desde o centro da cidade, já a última pode ser acessível a pé pelo areal, desde qualquer uma das outras, ou desde Santa Luzia, freguesia do concelho de Tavira, localizada a cerca de 5Km do centro da cidade, a pé, atravessando uma ponte pedonal junto à estância turística de Pedras d’El Rei, e depois no comboio turístico ferroviário, ao longo de cerca de 1Km.

 

Ferry de acesso às praias da Ilha de Tavira

 

Praias de Tavira-percurso de ferry desde o centro da cidade

 

Ria Formosa em Tavira vista do ferry para as praias

 

Ria Formosa vista do Comboio

 

Comboio da Praia do Barril

 

Acesso ferroviário à Praia do Barril

 

Praia do Barril

 

Praia do Barril- Algarve- Portugal

 

Praia do Barril- Algarve- Portugal

 

No extremo da Ilha de Tavira, junto ao Farol de “Tavir Molhe Oeste-Extremo”,  podemos admirar ao longe a imensidão da Costa Algarvia, as praias da Ria Formosa já no Concelho de Vila Real de Santo António, assim como as praias de Altura e Monte Gordo. Mais perto da linha do horizonte, o território Espanhol, a cidade fronteiriça de Ayamonte onde muitos Portugueses, quando se encontram nas proximidades, se deslocam para atestar as suas viaturas e fazer compras na Mercadona, pois os preços são mais baratos que em Portugal.

 

Ria Formosa vista do Comboio da Praia do Barril

 

Pôr do Sol na Ria Formosa

 

Já tive oportunidade de visitar grande parte desta região da Ria Formosa, até mesmo em passeios de bicicleta por exemplo, assim como de vê-la do ar, descolado desde o aeroporto de Faro, mas a última vez que aqui estive foi o Verão passado, quebrando a rotina e a monotonia das férias, neste caso de um fim-de-semana dos muitos que passo no Algarve. Este serviu para marcar o último passeio com o meu antigo Toyota Corolla a gasóleo, a uma semana de o trocar por um híbrido.  As praias de Tavira foram o destino! E ao jantar, não perdi a oportunidade de provar a maior iguaria da região: o polvo. Tal como o atum, o polvo é associado a Tavira e ao Algarve. O atum, é inclusivamente um grande embaixador do nosso país, pois já conquistou o paladar dos Japoneses, sendo exportado em grandes quantidades para o País do Sol Nascente.

Em Santa Luzia há inúmeros restaurantes que servem diversos pratos de polvo, a minha escolha recaiu na “Casa do Polvo”, o mais famoso!

 

Restaurante Casa do Polvo

 

Restaurante Casa do Polvo-utensílios usados na pesca do polvo

 

Jantando polvo no restaurante Casa do Polvo

 

Prato de polvo- Algarve

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Amazon– Artigos de viagem

Iati- Seguro de Viagem

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS