Quais os pontos principais a conhecer em COIMBRA?
Coimbra situa-se no centro de Portugal, a cerca de duas horas de Lisboa, e uma hora de distância do Porto. Descubra o passado fabuloso de uma cidade milenar com memórias judaicas, árabes e cristãs.
As ruas centenárias, a imponência da Sé Velha, o edifício romano do Museu Machado de Castro ou a Universidade de Coimbra que constitui grande parte da cidade, são exemplos da grandiosa beleza daquela que é conhecida como a cidade dos estudantes.
Coimbra, um local de grande importância na história e tradição.
Aqui traçamos um breve roteiro de 03 dias, com algumas das atracções principais para uma escapadela à cidade de Coimbra.
Para reserva de Hotéis- Clique aqui.
Hotel recomendado- Hotel Astória – Clique aqui.
Dia 1
UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Caso opte pelo hotel recomendado, saiba que o Hotel Astória está situado na zona histórica da Baixa e ocupa um edifício histórico, o qual faz parte dos locais de interesse arquitectónico de Coimbra. Para além disso, providencia vistas sobre o Rio Mondego e quartos com uma decoração clássica.
O Astória fica apenas a 200 metros da Estação Ferroviária de Coimbra-A. O Museu Nacional Machado de Castro, o maior edifício romano da Península Ibérica, pode ser alcançado em menos de 10 minutos a pé.
Universidade de Coimbra
Uma das mais antigas Universidades da Europa. Foi fundada em 1290 em Lisboa. Mais tarde, em 1537 foi transferida em definitivo para Coimbra. Na Universidade destacam-se os principais locais:
Porta Férrea e a Torre– Entrada nobre no Pátio da Universidade (datado de 1634). A Torre histórica com os seus 34 metros de altura é uma das referências;
Biblioteca Joanina– De estilo barroco, construída em 1717 no reinado de D.João V. Salas com paredes cobertas de estantes, em madeiras exóticas de grande beleza;
Capela de São Miguel– Em estilo manuelino surgiu em 1522. Os azulejos da Capela-Mor, o Orgão Barroco, ou o Lampadário de Prata são algumas obras-primas que poderá visualizar no local;
Sala dos Capelos– Foi antiga sala do trono e actualmente é o palco das mais importantes cerimónias académicas.
Prisão Académica- É a única cadeia medieval subsistente em Portugal.
Museu Académico
Colecção de trajes académicos e objectos ligados à história e vida académica.
Sé Nova
Fundada pelos Jesuítas em 1598, possui fachada em estilo Clássico e Barroco.
Parque de Santa Cruz/ Jardim da Sereia
Próximo da Praça da Repúbica, encontra o Parque de Santa Cruz. Foi ajardinado no século XVIII e destaca-se entre outros a Fonte da Nogueira.
Museu Nacional de Machado de Castro (e Criptopórtico Romano)
No local onde se encontra o museu, foi no passado Fórum em época Romana, templo cristão no século XI, paço episcopal no século XII e museu desde 1911. Contém importantes colecções de escultura, pintura e ouriversaria.
Noite de Fado de Coimbra
O Fado de Coimbra é um estilo musical único que descende das serenatas nocturnas realizadas nas calçadas da cidade por estudantes da Universidade. O melhor local para se ouvir Fado é sem dúvida numa das diversas casas por entre ruelas da cidade histórica.
Dia 2
SÉ VELHA/ PRAÇA DO COMÈRCIO
Comece pelo Largo da Portagem, em direcção ao centro da cidade.
Arco e Torre de Almedina
Entrada principal para a parte Alta da Cidade. Na sua história e durante a ocupação árabe, as muralhas estendiam-se ao longo de dois quilómetros, constituindo um poderoso sistema defensivo.
O Arco e a Torre de Almedina fazem parte desse local histórico.
Museu Municipal de Coimbra – Núcleo da Cidade Muralhada
Conheça as principais construções da urbe medieval da cidade de Coimbra através do centro interpretativo da Cidade Muralhada.
Torre do Anto- Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra
Integrante da cerca medieval da cidade, esta antiga torre de vigia, foi no século XVI transformada em unidade habitacional. Monumento nacional, é actualmente Núcleo do Fado e da Guitarra de Coimbra.
Sé Velha
É o Claustro Gótico mais antigo de Portugal. Diversos conjuntos de esculturas dos séculos XII a XV.
Igreja de São Tiago
Monumento Românico do último quartel do século XII.
Mosteiro de Santa Cruz- Panteão Nacional
Fundado em 1131, pelos cónegos regrantes de Santo Agostinho, hoje Panteão Nacional. Túmulos de D. Afonso Henriques e de D.Sancho I são alguns exemplos de interesse histórico.
Dia 3
PARQUE VERDE DO MONDEGO
Atravessando a Ponte de Santa Clara, atravesse para a margem oposta do Rio Mondego e chegue à Praça da Canção/Choupalinho.
Portugal dos Pequenitos
Parque lúdico-pedagógico dedicado à Criança. Representa uma vasta gama de réplicas e elementos sobre Arquitectura e História de Portugal.
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Iniciado em 1286 é Monumento Nacional, Núcleo Museulógico e Sítio Arqueológico. Mandado edificar por vontade da Rainha Santa Isabel é actualmente o monumento mais importante para o estudo do Gótico em Portugal.
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Edifício Barroco do século XVII e XVIII onde se situa o túmulo da Rainha Santa Isabel.
Exploratório – Centro Ciência Viva
Espaço de exposição interactiva de Ciência e Tecnologia situado no Parque Verde do Mondego.
Parque Dr. Manuel Braga
Atravessando a ponte pedonal Pedro e Inês, chegue ao Parque Dr. Manuel Braga. Aprecie a vista magnífica do Rio Mondego e passeie pelos seus jardins.
Basófias – Boat Tour
Faça um pequeno passeio de barco pelo Rio Mondego.
GASTRONOMIA
Arroz de lampreia cozinhada à maneira do Vale do Mondego;
A Chanfana de carne de Cabra;
As Queijadas e os Manjares Brancos;
As Arrufadas e os Pastéis de Santa Clara.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio