MENU
16 Mai

NORDESTE TRANSMONTANO- ALDEIAS E PAISAGENS NATURAIS DA REGIÃO DE BRAGANÇA

 

Nordeste Transmontano – Aldeias e paisagens naturais da região de Bragança

 

Em Bragança, as tradições têm origens milenares. Nesta bela cidade encontra uma diversa oferta cultural, onde os desfiles de caretos e os museus expõem tanto a herança etnográfica da região, bem como obras de importantes artistas consagrados.

Bragança conserva um património ímpar num centro histórico compacto, que facilmente se percorre a pé. As suas pedras gastas são testemunhas de uma História de séculos, onde a Torre de Menagem quatrocentista se destaca num dos mais harmoniosos e bem preservados castelos do país, que abriga um conjunto monumental digno de nota pela sua originalidade, como a enigmática Domus Municipalis. Para lá das muralhas, as ruas empedradas guiam o viajante por um rosário de templos e as aldeias de Montesinho e Rio de Onor preservam tradições e construções que merecem uma visita atenta.

 

Parque Natural de Montesinho- Bragança

 

Dentro do Distrito de Bragança é possível visitar:

A cidade de Bragança e arredores || O Parque Natural de Montesinho e principais localidades (Gimonde, Rio de Onor, Montesinho e Vinhais) || Vimioso || A cidade de Miranda do Douro e arredores || Mogadouro || Alfândega da Fé e observar a beleza da Serra de Bornes || Torre de Moncorvo || Freixo de Espada à Cinta || A cidade Macedo de Cavaleiros e arredores || A cidade de Mirandela || A Vila de Vila Flor || A Vila de Carrazeda de Ansiães.

 

Cascata de S. Pedro de Sarracenos- Bragança- Portugal

 

A cidade de Bragança e arredores:

Bragança – Sede de distrito, encontra-se nas montanhas do nordeste transmontano. A sua economia baseia-se na agricultura (nomeadamente na produção e transformação de castanha), pecuária e no aproveitamento do Alto-Sabor, com o fornecimento de água e produção de energia eléctrica. Cidade bem localizada na fronteira com Espanha; a cerca de 358km de Madrid, 86 km de Zamora, 159km de Salamanca e 209km do Porto; ligadas por óptimos acessos.

 

Vista da cidade desde o Castelo de Bragança – Portugal

 

Panorâmica da cidade de Bragança

Dentro da cidadela num conjunto arquitectónico medieval destacam-se o Castelo de Bragança com a Torre de Menagem quatrocentista num dos mais harmoniosos e bem preservados castelos do país com o seu Museu Militar no interior; a Domus Municipalis, que se destaca por ser o único exemplar de arquitectura civil em estilo Românico na Península Ibérica, e que terá acumulado as funções de cisterna com a de local de reunião dos “homens bons” do concelho; o pelourinho medieval incrustado num berrão (estátua zoomórfica com origem em povos castrejos). Dentro das muralhas do Castelo e ao lado da Domus Municipalis encontra-se ainda a Igreja de Santa Maria, de estilo original românico mas que terá sido modificado ao longo dos 2 séculos seguintes e que resultou num estilo barroco bem presente na fachada principal que possui um portal barroco de tipo retabular, traduzindo no granito a talha dourada dos altares. E ainda pode visitar o Museu Ibérico da Máscara e do Traje.

 

Castelo de Bragança- Portugal

 

Castelo de Bragança – Portugal

 

Castelo de Bragança – Portugal

 

Museu Militar no Castelo de Bragança

 

Igreja de S.Maria- Bragança

 

Domus Municipalis e Igreja de Santa Maria- Bragança

 

Museu Ibérico da Máscara e do Traje- Bragança

 

Para lá das muralhas, as ruas empedradas guiam o viajante por entre outros monumentos como Igrejas e/ou Conventos e magníficos solares, edificados entre os séculos XVI e XVII, que hoje albergam instituições públicas. Destacam-se: a Igreja e o Convento de S. Francisco; a Igreja de S. Vicente; a Igreja da Misericórdia; a Igreja de Nossa Senhora das Graças; Igreja de S.Bento (antigo convento); Igreja e Convento de Santa Clara; a Igreja da Sé, com um claustro renascentista e sacristia merecedores de um olhar mais atento; o Museu de arte e arqueologia do Abade de Baçal.

 

Sé Catedral de Bragança- Portugal

 

Igreja de S. Francisco- Bragança

 

Pode também conhecer o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. São mais de uma centena de pinturas e desenhos do percurso artístico de Graça Morais. Fica situado na Rua Abílio Beça, nº105, junto ao centro da cidade de Bragança.

 

Museu Arte Contemporânea Graça Morais- Bragança

 

Museu Arte Contemporânea Graça Morais- Bragança

 

Casas centenárias no castelo de Bragança

 

Em termos de festividades, é no mês de Agosto que se realiza a Feira Medieval no Castelo de Bragança. Nos últimos anos tem-se realizado o Carnaval Ibérico, que junta os diferentes tipos de trajes típicos e tradições carnavalescas da região transmontana e da vizinha Espanha, num desfile animado pelo centro histórico da cidade culminando com a queima do “diabo” ao pôr-do-sol.

Para mais informações acerca de Festas e Romarias, consulte aqui.

 

Os famosos Caretos da região de Bragança

 

Os Caretos junto ao Castelo de Bragança

 

Nas redondezas encontram-se ainda o Mosteiro de Castro de Avelãs, cuja cabeceira de planta circular revestida a tijolo é exemplar único em Portugal do estilo românico-mudéjar e a Igreja de Santo Cristo do Outeiro, com um interior em talha barroca e pintura sacra.

 

Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs- Portugal

 

Na gastronomia, o fumeiro, pratos e entradas com cogumelos silvestres, o folar transmontano, o cozido à Transmontana, o butelo com casulas, a feijoada à Transmontana, o lombo de porco assado com castanhas, o cabrito branco de Montesinho, o cordeiro assado na brasa, a posta Mirandesa, o leitão da raça bísaro assado, os peixinhos do rio, truta de escabeche e o bacalhau assado na brasa com batata a murro são os principais pratos gastronómicos.

 

Javali e a posta Mirandesa- Gimonde- Portugal

 

Pudim de Castanha- Gimonde- Portugal

 

No artesanato encontramos trabalhos de cobre, burel, couro, madeira, a tecelagem, a cestaria e a olaria.

 

Artesanato tradicional de Bragança

 

Construção de uma máscara – Aldeia de Aveleda- Portugal

 

Máscara Ibérica- Aveleda

 

Parque Natural de Montesinho e principais localidades:

 

Aldeia de Gimonde

Aldeia pitoresca por onde passa o Rio Onor e atravessada por uma ponte românica feita em pedra constituída por 6 arcos redondos e ainda hoje usada.

Além disso, é conhecida pelo seu tipo de pão e restaurantes. Os moinhos, a forja e o lagar, por vezes comunitários, são outros dos locais que pode visitar e inclusive aprender a confeccionar o famoso pão da região.

É uma aldeia muito bem localizada relativamente próxima à cidade de Bragança e é natural encontrar os famosos restaurantes cheios o ano todo.

 

Gimonde- Portugal

 

Gimonde- Portugal

 

Restaurantes recomendados:

Restaurante O Abel; com as tradicionais carnes transmontanas grelhadas na brasa como a posta à mirandesa e como sobremesas a deliciosa tarte de castanha ou o pudim de queijo de criação e confecção próprios; e o Restaurante Típico D. Roberto onde pode provar a trilogia de porco bísaro, pratos de caça ou ainda os peixinhos do rio e truta de escabeche, nas sobremesas destaca-se o pudim de castanha.

 

Restaurante D. Roberto- Gimonde- Portugal

 

Aldeia de Rio de Onor

Aldeia emblemática e pitoresca fazendo fronteira com Espanha através do seu rio (Rio Onor), a aldeia ganha a designação de Rio de Onor do lado de Portugal e Rihonor de Castilla do lado de Espanha.

São duas aldeias comunitárias e as populações de ambos os lados vivem essencialmente da agricultura e da pastorícia. O sistema comunitário de base mantém-se nalguns aspectos do quotidiano da população sob a forma de posse colectiva de alguns bens como os campos, os moinhos, o forno a lenha, a forja, os rebanhos e pelo modo de administração rural, levada a cabo por dois mordomos designados pelo conselho (assembleia que reúne representantes de todas as famílias, os vizinhos), actualmente em esquema de rotação cíclica, de modo a que todos possam exercer as funções. Era tradição um português casar com um castelhano de cada um dos lados. Nesta zona as gentes utilizam um dialecto próprio o rionorês (uma mistura de português com castelhano).

Em rio de Onor, descubra a Ponte Romana, a Igreja Matriz, o forno, a forja e os moinhos comunitários. As casas típicas serranas são em xisto e varandas alpendradas. Pode aproveitar a sua praia fluvial e/ou fazer o Roteiro da Baixa Lombada e Onor, que atravessa as aldeias de Baçal, Sacoias, Aveleda e Varge.

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Rio de Onor- Bragança- Portugal

 

Aldeia de Montesinho

A aldeia mais carismática do Parque e a que leva o nome da serra que a acolhe. O aglomerado habitacional bem conservado em granito com telhados em lousa e varandas em madeira configura-se alongado e paralelo ao curso da ribeira de Vilar. Fica localizada a 1030 metros de altitude, sendo uma das aldeias mais altas de Portugal.

 

Aldeia de Montesinho- Portugal

 

Aldeia de Montesinho- Portugal

 

Aldeia de Montesinho- Portugal

 

Aldeia de Montesinho- Portugal

 

Parque Natural de Montesinho

A serra de Montesinho no concelho de Bragança e Vinhais constitui um importante refúgio para variadíssimas espécies de fauna e flora da região e, uma das mais importantes de Portugal.

 

Parque Natural de Montesinho- Bragança

 

Parque Natural de Montesinho- Portugal

 

Alojamento recomendado

Casas de Campo e Agro-Turismo de A. Montesinho Turismo

Gimonde, Bragança- GPS: N 41º 48’ 159” / W 6º 41’ 795”

www.amontesinho.com; www.quintadascovas.pt

 

Gimonde- Portugal

 

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

Iati- Seguro de Viagem

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS