LUSO E MATA DO BUSSACO
O Luso é uma pequena vila termal,localizada no sopé da Serra do Buçaco, muito pitoresca e bonita.
As Águas do Luso, com as suas propriedades terapêuticas, são reconhecidas desde o século XVIII;
A Floresta Nacional do Buçaco é considerada área protegida e possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplos notáveis. Foi nesta montanha que se travou a batalha do Buçaco em 1810. O Museu Militar tem nos seus quartos o espólio da Batalha do Buçaco e o Obelisco o seu memorial. O convento de Santa Cruz foi construído no século XVII pela Ordem dos Carmelitas Descalços.
A conhecer…
Jardins e vales – Visite aos jardins do Palácio e as estufas do Bussaco. O vale dos fetos e do abeto, como o nome indica, são conhecidos pelas suas espécies de samambaias e abetos;
Herança construída – Conheça fontes e cascatas, portas de Coimbra e bulas papais;
Via Sacra – a representação dos degraus da prisão e da Paixão de Cristo à escala de Jerusalém.
AVEIRO – RIA E PRAIAS
Aveiro é um dos locais mais encantadores para visitar em Portugal. Os barcos moliceiros, outrora embarcações de trabalho que serviam para retirar o moliço da Ria, servem agora para passear os turistas pelos canais que atravessam a cidade.
A cidade tem vários edifícios Arte Nova, que lhe dão uma notoriedade fantástica, bem como a atmosfera urbana tranquila formada por estudantes universitários. A arquitetura religiosa é muito bem definida e Aveiro tem algumas das mais belas igrejas , algumas cobertas com azulejos brancos e azuis.
Aproveite a maravilhosa gastronomia da região que vai da lampreia e da enguia à vitale e ao famoso leitão, aprecie e prove os famosos ovos moles, uma sobremesa regional conventual.
De um lado a lagoa salgada (RIA) do outro a praia. Na Barra encontramos o farol mais antigo de Portugal e o mais alto da Península Ibérica.
Na Costa Nova as famosas casas de madeira listradas de várias cores que eram usadas como antigos armazéns de pesca.
A Arte Xávega é um tipo de pesca ameaçada de extinção, em que as juntas de bois puxam as redes com o pescado. Actualmente a costa portuguesa tem muito poucas pessoas que se dedicam a este trabalho duro, mas aqui na Praia da Vagueira ainda se pratica.
A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto localiza-se no limite da bela península de S. Jacinto, entre o mar e o estuário.
Esta magnífica reserva é um dos locais naturais mais conhecidos do país por sua flora e fauna.
Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a charmosa cidade é atravessada por um canal central que é dividido por outros que percorrem a cidade. A Ria oferece condições ideais para que Aveiro explore e melhore este antigo tipo de trabalho. O sal é trabalhado de forma rudimentar e primitiva. As formas utilizadas são seculares.
A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões costeiros, onde a água do mar se une à do rio. A formação subsequente de uma lagoa salgada, com várias ilhas e é um dos nossos mais belos ativos hidrográficos.
Texto de Isabel Costa
Links:
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio