Lezírias do Ribatejo
Situada a 20 minutos de Lisboa, frente à cidade de Vila Franca de Xira, proporciona magníficas paisagens naturais pela Lezíria, o rio Tejo, a observação de aves, gado bovino, cavalos, arrozais, vinha, zonas de caça numa vasta floresta de área total de 20 000 ha, dispersa pelos concelhos de Benavente, Vila Franca de Xira e Salvaterra de Magos.
Neste artigo apresentamos algumas propostas do que melhor poderá conhecer nesta região, para passear e conhecer, festejar ou exercitar, ou saborear a bela gastronomia e os vinhos da região.
Companhia das Lezírias
A Companhia das Lezírias em Portugal, é a actual guardiã de um património histórico, natural e de experiências que se tem vindo a enriquecer ao longo de largas décadas.
Vinho
A Companhia das Lezírias conta, actualmente, com uma variedade de vinhos. Vinhos de mesa, regionais (Catapereiro), vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) com diversos prémios obtidos dentro e fora de Portugal, e vinhos de Reserva. Complementam a esta oferta, vinhos generosos, brancos e tintos, espumante bruto e aguardente velha de 40 anos.
Azeite
A qualidade e o excelente sabor que marca o azeite da Companhia das Lezírias, tem encontrado bom acolhimento no estrangeiro, de tal forma que o seu principal destino é a exportação, sendo o Brasil o país mais interessado. Com a expansão do mercado, China, India e Alemanha começam a ter algum significado neste contexto. Em Portugal, é vendido numa grande cadeia de distribuição e nas lojas da Companhia.
Carne Bovina
A empresa conta com 4500 cabeças de gado bovino. Com condições particulares de produção, diferencia-se dos outros produtos similares existentes no mercado. É uma carne com coloração rosa escura e vermelha escura, com gordura de cor variável e consistência firme, numa conjugação única de diversos factores.
Campinos e o Cavalo Lusitano
Os campinos desde sempre ligados à condução do gado, são um exemplo da tradição viva, desempenhando um papel fundamental maneio das vacadas da Companhia.
O cavalo Puro-Sangue Lusitano é indiscutivelmente, o cavalo de toureiro de eleição em Portugal e em todo o mundo devido às suas qualidades únicas. Como cavalo de passeio é dócil e participativo. Como cavalo de saltos é corajoso e tranquilo. A sua grande especialidade é o toureiro. Demonstra coragem e tranquilidade perante o adversário, na arte de tourear.
Cortiça
A produção de cortiça são de extrema importância para a Companhia das Lezírias. O processo de extracção é efectuado durante os meses de Junho, Julho e princípios de Agosto. A tiragem é executada pelos “tiradores” que, para a tarefa, utilizam um machado, com o qual rasgam o “canudo” do tronco do sobreiro e depois, com a ajuda da ponta do cabo, obrigam a cortiça a separar-se da árvore.
Caça Turística
A caça é uma das mais antigas actividades do ser humano. Na Companhia das Lezírias coexistem duas zonas de caça associativa – uma dos seus funcionários, outra da população de Samora Correia- e uma zona de caça turística gerida pela empresa.
Arroz no Estuário do Tejo
No coração do Estuário do Tejo, formado pela confluência deste rio com o Sorraia, a zona de produção integra-se numa tradicional mancha orizícola que tem por base as ricas terras de aluvião das Lezírias e da Várzea, de relevo plano, com um clima que a amenidade mediterrânica tempera com influências atlânticas. Todo um conjunto de condições faz com que o arroz desta área, possua um paladar que o distingue do que é produzido em qualquer outra zona do mundo.
Coudelaria da Companhia das Lezírias
O Monte de Braço de Prata está equipado com um complexo desportivo de Desportos Equestres onde se realizam algumas provas oficiais do calendário hípico nacional, além do restaurante “Coudelaria” e de alojamento. A empresa tem à disposição dos visitantes um pequeno aldeamento turístico devidamente integrado no espaço envolvente, com 12 bungalows, piscina e serviços de apoio em Braço de Prata.
Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA)
A Reserva Natural do Estuário do Tejo é um importante ponto de passagem de milhares de aves migratórias. Considerada como uma das dez mais importantes da Europa, tem desde 2007 um Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA). Além de um centro de interpretação e sensibilização para as relações entre a produção agrícola e a conservação da natureza, conta com uma enorme biodiversidade de aves.
A Reserva Natural acolhe mais de 120 000 aves, de 200 espécies distintas, constituída por 3 lagoas (Lagoa Principal, Lagoa Rasa e Lagoa Grande). Através de 5Kms de percursos pedestres, abrigos e observatórios fotográficos poderá visualizar diferentes espécies da avifauna aquática.
A entrada para o EVOA fica situada a cerca de 12Kms da Ponte Marechal Carmona na estrada nacional N10 (GPS: 38º57’00,42”N; 8º58?18,20”O). Este centro de visualização de Aves situado a 30 minutos de Lisboa, possui um centro de interpretação, exposição, cafetaria, visitas guiadas diárias para observar os animais no seu habitat natural, eventos & workshops, e programas para visitas de estudo.
Aberto de Terça a Domingo. Novembro a Fevereiro das 10h-17h. Março a Outubro das 9h às 19h.
Encerrado no mês de Julho, e nos dias 25 Dezembro e 1 de Janeiro.
Para mais informações» www.evoa.pt
VILA FRANCA DE XIRA
O concelho de Vila Franca de Xira, tem características únicas que lhe permitem usufruir de momentos de lazer, proporcionados pela Lezíria, o rio Tejo e passeios ribeirinhos, o património histórico e cultural, ou a gastronomia da região.
Festas
A festa do Colete Encarnado é uma das marcas do Concelho. Com 85 anos de história, ocorre no primeiro fim-de-semana completo de Julho. Tem como um dos principais ingredientes desse fim-de-semana, as esperas de touros nas ruas da cidade. As noites de música e animação, com fado e outros concertos são grandes atractivos desta importante festa.
A Semana da Cultura Tauromáquica no final de Junho, são o tema principal na semana que antecede a grande festa do Colete Encarnado.
Gastronomia
Durante o mês de Março, o peixe Sável é rei na região! Sável frito com açorda de ovas é um dos petiscos apreciado. Um peixe de rio num Concelho onde é longa a experiência de o bem confeccionar.
Barco Varino Liberdade
Realize um passeio a bordo, pelo rio Tejo, no histórico Barco Varino. Avivando as memórias da vida passada pelas gentes da beira-rio, o cenário proporciona momentos ricos em paisagem e história.
Para marcações e bilhetes» Tel:263285605- turismo@cm-vfxira.pt
Fábrica das Palavras
Inaugurada em 2014, a Fábrica das Palavras é o mais recente espaço cultural de Vila Franca de Xira, integrando a Biblioteca da sede do Concelho.
Situada a beira-rio, permite ao visitante uma ligação contínua com o meio exterior envolvente: de um lado a cidade, do outro o rio e a Lezíria.
Caminho Pedonal Ribeirinho
De Alhandra até Vila Franca de Xira, numa extensão de 4Km, poderá passear a pé ou de bicicleta, fazer jogging, piqueniques ou simplesmente apreciar a paisagem ribeirinha.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio