Um dia no Paraguai: Ciudad del Este e Usina de Itaipu
Texto & Foto de Mário Menezes
No “Sítio das 3 Fronteiras”, em Puerto Iguazu, a Argentina conflui com Brasil e Paraguai. Uma das mais belas fronteiras triplas do Mundo. Ali o Rio Iguaçu desagua no Rio Paraná. Fica localizado a cerca de 20 Km do Parque Nacional Iguazu, onde as Cataratas separam a Argentina do Brasil. As Cataratas do Iguazu, assim chamadas do lado Argentino, são o motivo principal da visita à Província de Misiones. Do lado contrário fica a cidade Brasileira de Foz do Iguaçu, pertencente ao Estado do Paraná, com acesso ao Parque Nacional Iguaçu. A vista para as Cataratas em ambos é grandiosa, contudo, é do lado Argentino que a zona visitável do Parque Nacional é bem maior e tida como mais interessante. Para desfrutar de tamanha beleza que a natureza nos proporciona e da zona da selva envolvente, é necessário passar um dia inteiro em pelo menos um desses Parques Nacionais. Já o tinha feito do lado Argentino e abdiquei de visitar o lado Brasileiro para passar esse dia no Paraguai e acrescentar mais uma bandeira ao meu palmarés de países visitados.
Desde Puerto Iguazu, é possível, atravessando a Ponte Tancredo Neves sobre o Rio Iguaçu, visitar a cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil, que é maior, e daí seguir para a Ciudad del Este no Paraguai. O serviço de carreiras regulares de autocarros, é bastante eficiente e económico. A viagem até ao território Paraguaio, dura cerca de uma hora, parando no controlo fronteiriço na saída da Argentina para o Brasil, e em vários locais da cidade de Foz do Iguaçu. Atravessa a Ponte da Amizade, sobre o rio Paraná, que separa o Brasil do Paraguai, terminando aí a sua marcha, sem mais controlos fronteiriços.
O Paraguai é um país sem mar, com uma superfície cerca de 4,5 vezes maior que Portugal. É considerado um destino verde e ecológico e é a sua natureza que atrai os visitantes que o pretendem explorar profundamente. A língua Guarani é uma das línguas oficiais, a outra é o Espanhol, sendo a pronúncia bastante cerrada.
Ciudad del Este, situada no Departamento do Alto Paraná, é a cidade mais visitada, e a segunda maior do país, a maior é a capital Assunção, distando cerca de 320Km.
Ciudad del Este, é uma “cidade dos duros” ao jeito dos estereótipos sul-americanos que vemos nos filmes. Cresceu por ser um paraíso de compras “tax free”. Tornou-se a capital mundial das falsificações e uma das capitais do contrabando, tráfico de drogas e de armas. Pistolas vendem-se em lojas nos shoppings como outra coisa qualquer. Saindo para a rua somos logo abordados por gente muito estranha que se encontra encostada às paredes. A cidade gira à volta de uma grande avenida carregada de lojas, bancas de venda ambulante e diversas ruas transversais dedicadas ao comércio tradicional e também de enormes armazéns e shoppings com vários pisos. Naquelas bancas de rua que nos fazem lembrar a Feira do Relógio, vendem-se muitas marcas de luxo e também camisolas de clubes de futebol, tudo material contrafeito!
A menos que queiramos fazer compras, a cidade em si, tem pouco interesse e não aparenta ser segura. Ali as fotos em que apareço, são selfies. Infraestruturas degradadas, ruas sujas onde circulam autocarros de estilo retro. Um contraste com as outras cidades fronteiriças.
Estando pelas “Três Fronteiras”, o que justifica em pleno dar um salto ao Paraguai, é a Usina Hidroelétrica de Itaipu. A maior barragem do Mundo em produção de energia. Só perde em tamanho para a Barragem das 3 Gargantas da China, no entanto esta última não consegue produzir a quantidade de energia de acordo com o seu potencial. Em Itaipu é produzida ecologicamente 90% da energia elétrica do Paraguai, o que corresponde apenas a 15% da sua capacidade de produção. O resto alimenta uma ínfima parte do Brasil que é um país bem maior. A barragem fica situada no rio Paraná, estendendo-se pelos dois países, sendo por isso considerado um território binacional. Do lado Paraguaio a visita é gratuita.
A Usina localiza-se em Hernandarias, cerca de 20Km da Ciudad del Este. É acessível de autocarro suburbano, que nos deixa quase à porta. Aos visitantes, depois do seu registo na receção, é-lhes entregue um cartão e são encaminhados para um auditório onde é apresentado um filme promocional que também pode ser visto no Youtube pesquisando “Somos Itaipu Binacional”. Os números apresentados de tamanha obra de engenharia valem por mil palavras. Posteriormente de autocarro é iniciado o tour panorâmico pelo exterior das instalações, com uma paragem para fotos no miradouro com vista para o Rio Paraná e para o vertedouro, local que serve para descarregar o excesso de água acumulada numa barragem. Daí, continua sem mais paragens. Percorre os cerca de 8Km do comprimento total da barragem, até ao lado Brasileiro, pelo seu lado inferior onde se observam as condutas com mais de 10m de diâmetro por onde flui a água caindo a grande altura e que faz girar as turbinas. Regressa depois novamente ao lado Paraguaio, pela parte superior, cujo desnível ronda os 200 metros, observando-se daí a gigantesca bacia hidrográfica.
É possível efetuar visitas técnicas mais detalhadas, sob marcação onde é mostrado o interior das instalações, os equipamentos mecânicos (turbinas) e elétricos (alternadores) produtores e transformadores de energia, a sua estrutura construída em betão, túneis e galerias técnicas, salas de comando e controlo cuja principal tem marcada a linha da fronteira.
O dia termina regressando ao Brasil, a pé pela Ponte da Amizade, pois o trânsito à saída do Paraguai é bastante intenso. É necessário carimbar o passaporte com a entrada, se não o tivermos feito à chegada, e posteriormente com a saída, nos respetivos guichets do Controlo Fronteiriço. Esta é uma das “Fronteiras Perigosas” já retratadas em documentários da “National Geographic”. Chegando ao lado Brasileiro, é necessário repetir os procedimentos. Dali existem autocarros diretos para a Argentina com nova paragem no Controlo Fronteiriço onde “finalmente” fui brindado com as perguntas da praxe! Informei onde estava hospedado na Argentina e que durante essas semanas estava a percorrer o país de Norte a Sul! Depois de passar a mochila no Raio X e me carimbarem o passaporte segui viagem!
Por ter ido ao Paraguai, hoje rio-me do Ronaldinho Gaúcho. A mim deixaram-me sair, mas a ele não…
Reserva de Bilhetes para Bus, Ferry ou Comboio: Aqui
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio