Maravilhoso Equador
Texto & Foto de Lina Lameiro
Equador a as Galápagos
Porque é que o Equador é tão especial?
Fazendo fronteira com o Peru e a Colômbia, este pequeno país já fez parte do império inca e espanhol, facto que explica a sua rica cultura e influências coloniais presentes em muitas cidades do país, especialmente em Quito, elevando-o a Património Mundial da UNESCO.
Algumas das principais atracções do Equador são:
As ilhas Galápagos, este arquipélago Património Mundial da UNESCO, abriga um ecossistema único e oferece uma oportunidade excepcional para a observação da vida selvagem assim como praias maravilhosas ainda sem turismo de massas nomeadamente, ilha Bartolomé, Ilha Isabel, Rabida Island e Tortuga Bay.
Quito, no alto dos Andes, a capital do Equador, é repleta de arquitetura colonial e é o maior centro histórico da América do Sul.
Cuenca, declarada Património Mundial da UNESCO, a cidade está repleta de esplêndidas influências coloniais e tesouros arquitetónicos com cerca de 400 anos, abrangendo elementos espanhóis e indianos.
Os Parques Nacionais Cotopaxi e Cajas são os dois parques mais famosos do país e são facilmente acessíveis desde Quito ou Cuenca. Cotopaxi é o lar de um vulcão ainda ativo, cuja última erupção foi em 2015.
Guayaquil é a porta de entrada mais conhecida para as Ilhas Galápagos e, além de seus muitos locais históricos, Guayaquil possui óptimas lojas e locais de entretenimento nas suas muitas praças pitorescas, bem como ao longo de sua orla costeira.
A viagem de comboio pelo Nariz do Diabo é uma das viagens mais cénicas do país e certamente deve fazer parte dos roteiros para todos os entusiastas da montanha. A Trenecuador oferece diversos itinerários que exploram bem esta região.
Baños está localizada entre densas florestas semelhantes a selva e oferece inúmeras oportunidades recreativas, incluindo caminhadas e mountain bike. É também uma porta de entrada para a Amazónia
Otavalo é uma pitoresca cidade conhecida pelo seu famoso mercado, um dos maiores da América do Sul, onde locais e turistas vêm comprar tapetes e mantas coloridas, bolsas e outros produtos de lã feitos pelos indígenas otavaleños.
As praias de Salinas, Bahia, Montañita, Mompiche, Ayangue, Playa los Frayles, Canoa Beach, San Lorenzo e Salango são as praias mais famosas do país.
Explorar a Amazónia é mais fácil a partir de Tena. Daqui saem excursões para a selva Amazónica, além viagens pelo rio, actividades na natureza e muito mais.
Itinerário exemplo, que pode ser ajustado consoante queiram visitar mais ou menos atracções.
1º Dia Portugal / Quito
2º Dia Quito / Otavalo / Quito
3º Dia Quito
4º Dia Quito / Riobamba
5º Dia Riobamba / Cuenca
6º Dia Cuenca / Quito
7º Dia Quito / Ilha de Baltra (Galápagos) / Ilha de Santa Cruz
8º Dia Ilha Bartolomé e Ilha Santiago
9º Dia Ilha Santa Cruz e Ilha Santiago
10º Dia Ilha Isabela e Ilha Fernandina
11º Dia Ilha de Baltra / Guayaquil
12º Dia Guayaquil / Portugal
13º Dia Portugal
Espero que seja útil para as vossas viagens.
Reserva de Bilhetes para Bus, Ferry ou Comboio: Aqui
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio