AMARANTE – Terra de Poetas e Pintores
História e localização
Amarante cidade sede de concelho (distrito do Porto) é atravessada pelo rio Tâmega e, fica perto do sopé da Serra do Marão. Economicamente são importantes as indústrias da madeira e seus derivados, cerâmica e principalmente a indústria vitivinícola sendo um importante centro de produção de vinho verde.
Amarante, tem na sua história uma forte ligação religiosa com São Gonçalo. Nas artes com Amadeo de Souza-Cardoso (considerado um dos maiores expoentes da pintura moderna), ou o destaque nas letras com Teixeira de Pascoaes, entre outros pintores, poetas ou romancistas que viveram na região.
O que visitar
Ponte sobre o rio Tâmega – Foi no passado o ponto de passagem em direcção a Guimarães e a Braga. A sua construção em estilo barroco e neoclássico é de finais do séc. XVIII. Teve um importante momento histórico, durante a Segunda Invasão Francesa a Portugal, onde foi palco, durante 14 dias em 1809, da heróica defesa da Ponte de Amarante, contra as tropas napoleónicas em retirada para Trás-os-Montes.
Igreja de São Gonçalo – A Igreja de São Gonçalo é o monumento de destaque em Amarante. Foi fundada em 1540, tendo a sua edificação terminado em 1620. Estão patentes diversas épocas construtivas, de estilo renascentista, maneirista, barroco e oitocentista.
Igreja de S.Domingos – Construída no século XVIII, com fachada de estilo Barroco. O alto-mor Barroco é de talha dourada, bem como todo o interior da Igreja.
Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso– Instalado no Convento Dominicano de S. Gonçalo de Amarante, o Museu Municipal pretende manter a lembrança das gerações de pintores e escultores portugueses nascidos em Amarante, com especial destaque para a arte moderna e contemporânea.
Termas de Amarante – Localizado próximo do centro da cidade de Amarante, teve a sua abertura ao público em Fevereiro de 2019. As vocações terapêuticas da sua água mineral natural, permitem tratamentos de doenças do aparelho respiratório, e de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.
O Balneário Termal dispõe de uma sala de banho turco; duas salas de massagens e piscina interior, abastecida com água termal; uma sala de tratamento para as vias respiratórias; duas salas com hidromassagem; duche vichy e escocês e ainda um gabinete com tratamentos para a coluna.
Festas e Romarias
Festa em honra de São Gonçalo – realiza-se no primeiro sábado de Junho, coincidindo com o dia da feira anual.
UVVA – Universo do Vinho Verde de Amarante- 2ªsemana de Junho.
Mimo Festival – Ocorre no final de Julho, o importante festival de música gratuito na cidade. A sua programação é dedicada à música do mundo, música instrumental, jazz, música brasileira e música portuguesa.
Gastronomia & Vinhos
Esta região é rica em doçaria sendo famosas as Brisas do Tâmega, o Bolo de São Gonçalo, os Foguetes, as Barrigas de Freira, as Lérias, os Queijadinhos, e os Papos de Anjo. Mas também apresenta bons pratos de peixe, como sejam o Bacalhau à Zé da Calçada, dobrada com feijão Branco e o cabrito assado com arroz no forno.
A região de Amarante é desde à décadas, um importante centro de produção de vinho verde. São diversos os prémios que tem obtido, um pouco por todo o mundo. Sabores únicos, obtidos a partir das castas Alvarinho, Trajadura e Loureiro.
Restaurantes & Confeitarias
Café-Bar São Gonçalo – Amarante
Situado ao lado da Igreja de São Gonçalo é o local onde o poeta Teixeira de Pascoaes frequentava e tem uma estátua em sua homenagem. Um dos cafés mais antigos da cidade repleto de história.
Restaurante Zé da Calçada
Fundado em 1945, foi desde sempre uma referência na região. Com uma varanda sobre o rio Tâmega e pelos seus famosos pratos, como o Bacalhau à Zé da Calçada, o cabrito serrano, a vitela arouquesa ou maronesa ou o cozido à Portuguesa.
Restaurante Pobre Tolo
O restaurante foi fundado em 2014, e reune modernidade e tradição! Um restaurante familiar e acolhedor com pratos bem confecionados, e uma vasta carta de vinhos da região.
Confeitaria da Ponte
Inaugurada em 1930, foi a primeira confeitaria na Rua 31 de Janeiro. Com vista panorâmica sobre o rio Tâmega, aqui poderá degustar os famosos doces regionais, tais como, os Brisas do Tâmega, o Bolo de São Gonçalo, os Foguetes, as Barrigas de Freira, as Lérias e os Papos de Anjo, entre outros.
Onde Ficar
Des Arts Hostel and Suites
Rua Candido dos Reis 53, 4600-055 Amarante, Portugal
Localizado naquele que foi o primeiro hotel da cidade (antigo “Grande Hotel Silva”) e da região, num edifício com mais de 100 anos, foi agora remodelado e que continua na mesma família desde o princípio.
Nos últimos anos, foi remodelado e continua na mesma família desde o princípio da existência do edifício. Um espaço, onde a história faz parte da decoração do Des Arts Hostel & Suites. Cada uma das 15 suites é uma homenagem aos artistas da cidade.
Um espaço bastante agradável, onde se sente em casa, com um moderno conceito de decoração, onde não foram esquecidos os pequenos pormenores.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio