Luxemburgo-Uma escapadela perfeita para um fim de semana
Texto & Fotos de Mário Menezes
Quebrar rotinas de uma vida casa/trabalho é o que sempre procuramos. Quando a vida se torna rotineira, deixa de fazer sentido. Nos fins de semana Outonais e Invernais, frios, chuvosos, em que os dias são mais curtos, muitos deles não saímos de casa a não ser para ir despejar o lixo, também nos sabe bem estarmos no conforto do nosso lar. Quando esta rotina nos aborrece, a falta de alternativas é uma constante, nada melhor que fazer uma escapadela a um local diferente. Porque não programar uma viagem para essas alturas?
E assim fiz. Em meados de Novembro de 2017 passei um fim de semana no Luxemburgo. Acabou por saber a férias. Comprando um bilhete de avião por menos de 40€, com 8 meses de antecedência satisfiz a curiosidade de visitar o Luxemburgo e assim juntar mais uma bandeira ao meu rol de países estrangeiros que visitei, hoje conto com 50.
Luxemburgo, um país pequeno, um Principado. A cidade de Moscovo por exemplo é quase do seu tamanho.
Um local em que a maior parte da população é Lusitana. Em cada lugar há um “tuga”. Autêntico!
Grande parte da força de trabalho deste pequeno país é oriunda de Portugal. No Luxemburgo, ordenados praticados são os mais altos da Europa. Já vem sendo assim de longa data a emigração de Portugueses para o Luxemburgo e já atinge jovens qualificados.
Acontece, por exemplo, quando na rua pedimos uma informação a alguém e começamos a falar em Francês, daí a pouco acabamos todos a falar a língua de Camões.
A minúscula Cidade do Luxemburgo, capital deste principado fica localizada no topo de um rochedo. Os seus vales fundos, atravessados por várias pontes e viadutos proporcionam várias vistas sobre o edificado. E são estas vistas símbolos emblemáticos da Cidade do Luxemburgo e o seu cartão postal. Em poucas horas percorremos praticamente todas as ruas e ruelas, também e observamos todas estas vistas. É um local muito interessante e damos o nosso tempo por muito bem empregue.
Ali o dia começa cedo. No hostel em que fiquei alojado, o pequeno almoço começava a ser servido às 6h30 e somente até às 9 horas, e o “check out” era até às 10 horas. Eu havia chegado na noite anterior e no percurso de autocarro do aeroporto para o centro da cidade, parando junto à Estação Central, depois a pé para o hostel, grande parte da cidade já havia conhecido!
Depois do jantar fui até à Clausen, o bairro de animada vida noturna, muito perto do hostel onde fiquei. Afinal era Sábado à noite. Um local com bares e restaurantes com muita animação. Juntamente com uma turista dos Açores que estava hospedada no meu hostel e também por ali estava de fim de semana, ainda bebemos uns copos, nos divertimos e fizemos amizade. No dia seguinte andamos juntos a passear.
A manhã seguinte serviu para conhecer a cidade. As vistas panorâmicas que os postais turísticos mostram foram locais obrigatórios de passagem, agora para serem vistos à luz do dia. Destaque para a famosa vista, a “Chemin de la Corniche”, denominada “a varanda mais bela da Europa” por um escritor local. A cidade, de facto faz lembrar um conto de fadas, conforme muitos guias turísticos mencionam. Temos essa perceção quando observamos a arquitetura histórica e medieval predominante e os telhados pontiagudos de alguns edifícios.
Percorrendo as ruas do centro da cidade, encontramos o Palácio Grão-Ducal, a residência oficial do Grão-Duque do Luxemburgo.
O Hotel de ville (Câmara Municipal), localizado na Praça Guillaume II, o Monumento Nacional à Solidariedade Luxemburguesa, a Ponte Adolphe são outros locais de passagem obrigatória.
A tarde foi dedicada ao Museu Nacional de História Militar. Fica localizado em Diekirch, uma cidade a cerca de 20Km da capital. Acessível de comboio, cerca de 30 minutos. O Luxemburgo é recentemente o único país do Mundo com transportes públicos gratuitos. Mais um motivo para o visitar.
O Luxemburgo tinha uma posição geográfica estratégica no âmbito da duas Guerras Mundiais. Por aqueles lados foram travadas as famosa Batalhas das Ardenas em ambo conflitos. Sobretudo dedicada à Batalha das Ardenas que ocorreu na II Guerra Mundial, este museu tem uma enorme coleção de material bélico e é tido como um dos melhores museus militares da Europa. Contém reconstituições de cenas em contexto de guerra que ocorreram na Batalha das Ardenas. O museu mostra também a História do Exército Luxemburguês, desde a fundação do Estado Luxemburguês até aos nossos dias. Ambas as Grandes Guerras Mundiais, bem como a Guerra da Coreia e missões militares das Nações Unidas estão também referenciadas.
O dia aproximava-se do fim e o voo de regresso a casa era às 20h30. No dia seguinte era dia de trabalho…
Links:
Voos: As duas companhias aéreas low cost Easyjet e Ryanair voam desde Lisboa para o Luxemburgo sendo possível ir no Sábado e voltar no Domingo.
hostel: O alojamento no Luxemburgo é extremamente caro. Um hostel com sistema de dormitório é uma escolha económica. Recomendo o Youth Hostels que é muito conhecido pelos viajantes Europeus. Para uma estada de uma noite serve na perfeição. Possui pequeno almoço buffet.
Companhia de comboios Luxemburguesa.
Para alojamento em Luxemburgo, consulte aqui.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio