FORMENTERA – UMA PÉROLA NO MEDITERRÂNEO
Texto & Fotos de Ana Marecos
Formentera faz parte das Ilhas Baleares, um arquipélago que pertence a Espanha e também inclui Mallorca, Menorca e Ibiza.
A ilha tem menos de 90 km2, é um dos últimos paraísos intocados do Mediterrâneo.
Para chegar a Formentera é necessário apanhar um barco em Ibiza. Uma viagem de apenas 45 minutos por cerca de 50 euros ida e volta. Os bilhetes podem comprar-se na Marina de Ibiza. No verão as frequências são de 30 em 30 minutos.
Formentera é relativamente mais calma que Ibiza, mas nós quisemos ir em Agosto, a loucura total, é a festa ao vivo, tudo é sensação, não dá para disfarçar o glamour, a força da juventude!
Se não aguentarem jantar às dez ou onze da noite, muita música, muita animação, então escolham outra altura do ano!
Não vão a Formentera sem dinheiro, por favor esqueçam os preços e as continhas de tostões, aqui é mesmo para gastar até dizer chega. Qualquer prato quente custa à volta de 30 euros num restaurante e um vinho passa dos 20, as reservas são feitas muitas vezes com dias de antecedência sobretudo para os melhores restaurantes.
Nós escolhemos para dormir o Hotel Cala Saona que fica numa baía lindíssima, um autêntico quadro natural, uma mini prainha.
Recentemente, fala-se muito bem do Blanco Hotel que se situa em El Pujols, já inaugurado posteriormente, dentro do conceito hotel boutique que adoro.
Para opções mais em conta pode sempre alugar-se uma casa. O site Your Formentera tem excelentes lugares para ficar!
Para conhecer a ilha o ideal é mesmo seguir o exemplo dos outros milhares e alugar uma scooter, nós quisemos antes alugar carro pois éramos 7 pessoas.
Imperdível conhecer os dois faróis da ilha (La Mola e Cap Barbária), que tem vistas de cortar a respiração.
Quando se vai para o farol de La Mola, parar entre o Km14 e 15, no restaurante El Mirador e apreciar a vista panorâmica da ilha.
O farol de Cap Barbária ao pôr-do-sol fica repleto de turistas a fazer picnic e aguardar o grande espetáculo da luz quente do Astro Rei!
Também fomos a uma feirinha Hippie muito cool onde me apetecia comprar quase tudo, o ambiente caloroso, tranquilo, música ao vivo.
Adorámos também a Platja de Migjorn, uma enorme extensão de areia com várias enseadas e bares, como o Blue Bar, com um original anfiteatro de frente para o mar e um DJ todos os finais de tarde, ou o Beach Club 10.7, que tem um ambiente muito giro e uma decoração bem fixe.
Dicas de restaurantes… em Es Pujols, de frente para a praia: Bocasalina e Canloca.
No centro de Es Pujols, que tem vários restaurantes e barzinhos: Don Jamon. Um pouco mais afastado do centro mas também muito bom é o A.T.P.CO.
Nós ficámos completamente deslumbrados com o Ca Na Joana, mesmo no centro de San Francesc; e o A Mi Manera.
Uma das grandes vantagens dos restaurantes em Formentera é que são quase todos ao ar livre, em esplanadas, pátios, jardins e terraços encantadores. Arranjos florais lindíssimos, espaços muito rústicos, um tremendo bom gosto.
O A Mi Manera é um jardim encantado cujas árvores estão iluminadas de uma forma única. A cozinha é gourmet, feita a partir de ingredientes frescos e biológicos. Não se pode chegar aqui esganado de fome, porque a quantidade é aquela que se conhece neste tipo de restaurantes e os preços são um estalo!
Na praia Es Pujols, o imperdível restaurante Chezz Gerdi cujo conceito é original.
Na praia de Ses Illetes, há o mítico Juan & Andrea que não fomos; e o Es Molí de Sal; em Migjorn, o 10.7 é bacano.
O que comer? Todos os frutos do mar, sem esquecer os calamares (lulas), chipirones (que são mini lulas), o polvo, os mariscos, o peixe, em especial a lubina e a dourada. Os deliciosos boquerones. Beber uma sangria branca ou rosada ou o vinho da terra: Terramoll Blanco Savina, super refrescante.
Em Es Pujols ao entardecer sabe bem caminhar no passeio marítimo, onde também há uma feirinha hippie.
Ses Illetes é o paraíso, a rendição total.
Aquele sentimento de: eu quero voltar para a Ilha está aqui!!
Areia branca, mar azul turquesa com a água completamente transparente.
Apesar de não ser fã de compras fiquei rendida a San Francesc. Não só por causa dos restaurantes mas também por causa das lojas muito vintage e hippie chic, é um ambiente que adoro. Vintage, Full Moon, Cómoda e Blink são algumas das lojinhas onde me perderia!
Um dia volto!
Para alojamento em Formentera, consulte aqui.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio