22 Jul

MARROCOS – UM OUTRO MUNDO PERTO DO NOSSO

Marrocos- Marrakech

 

por Jessica Oliveira

 

O que dizer sobre esta viagem?!

Um outro mundo tão perto do nosso…

 

É uma viagem que sem dúvida alguma marca para sempre a nossa forma de ver e encarar as coisas, um choque cultural imenso! Ou uma pessoa ama ou odeia, não existe meio termo.

Viajámos com um friozinho imenso na barriga, com a cabeça cheia de comentários e opiniões de terceiros, com imensas dúvidas e inquietações, contaminados em especial pelas coisas negativas que nos iam contando que moldaram as nossas expectativas para um padrão mais baixo.

Assim, pudemos dizer que tivemos uma agradável surpresa, quando nos vimos apaixonados por um povo e por uma cultura que anteriormente nos causava tanto receio.

 

Souk em Marrocos@Jessica Oliveira

 

Se é uma viagem que nos impressiona? Sim, sem dúvida alguma, temos de ter mente aberta e estar prontos para ver de tudo. Se em alguns momentos custa? Sim, e muito, em especial quando vemos crianças e mães com bebés de meses ao colo a pedir no meio da rua, seja de dia ou de noite.

 

Ouzoud@Jessica Oliveira

 

Se te transforma enquanto pessoa? Bastante, aprendes a dar valor a coisas que antes te pareciam tão banais, sobretudo quando uma criança te pede para comer os restos da tua refeição; quando fazes uma boa ação e ofereces uma pequena caixa de nuggets a uma mãe com uma filha nos braços que suplicava por ajuda com o seu olhar cansado de um dia longo sem nada para comer, ou então, quando te sentes preenchido e mais humano que nunca por convidar uma menina de 6 anos que passava todo o santo dia a vender rosas, para se juntar a ti na tua mesa e comer uma fatia de pizza, e vês o maior sorriso que alguma vez viste na vida, e sentes uma felicidade plena e inocente preencher todo o lugar.

 

Marrocos@Jessica Oliveira

 

Para além disto, temos de nos mentalizar que estámos num país completamente diferente do nosso, onde os animais na sua maioria são o ganha pão dos donos que muitas vezes só comem graças a eles, então verás aquilo que para nós seria considerado maltrato como algo natural na cultura deles, sejam cavalos de sol a sol numa praça a transportarem pessoas em charretes horas a fio, seja macacos algemados e obrigados a permanecer naquele lugar e a fazer o que lhes mandarem, para encantar turistas e os levar a tirar uma foto… e ainda cães e gatos abandonados em tudo quanto é canto.

 

Marrocos@Jessica Oliveira

 

Tirando estes pontos negativos causados pela pobreza extrema, pudemos dizer que é ao mesmo tempo um país que encanta e deslumbra!

Como? Pelo seu povo único, que serão, sem dúvida alguma, as pessoas mais hospitaleiras que irás conhecer, pela sua humildade, simplicidade e pelo seu amor. Fazem de tudo para agradar e para te ver feliz, nunca em momento algum me senti intimidada no meio do seu povo, mesmo nas zonas que não possuíam turistas.

Pelas paisagens deslumbrantes que te lembram 1001 filmes antigos e exóticos, e te fazem sentir como se estivesses dentro de uma das cenas ou então como se fizesses uma viagem ao tempo mais antigo.

 

Merzouga@Jessica Oliveira

 

Pela gastronomia maravilhosa que desperta todos os teus sentidos gustativos, e que deixa o teu paladar hipnotizado. Pelos imensos cheiros, que te deixam perdido num mar de emoções.

Pela movimentação durante toda a noite, que parece que estás no meio de uma festa todos os dias.

E sem dúvida alguma pelo choque cultural, que te transforma em uma pessoas melhor.

Não deixe de ir, não deixe de arriscar!

 

Merzouga@Jessica Oliveira

 

Se for pelo menos 1 semana como nós, não perca a experiência de ir até ao Deserto de Merzouga, ver o pôr do sol das dunas, sentir a areia entre os dedos, dormir no acampamento com o céu cheio de estrelas, escutar o silêncio durante a noite e se sentir como um autêntico nativo, é algo inexplicável e insubstituível. De Marrakech até ao deserto ainda é um longo caminho, por isso aconselhámos que façam o tour de 5 dias e 4 noites, com imensas paradas para conhecer e ver sítios magníficos, dá-mos especial destaque a Ourzazate onde se encontra a aldeia Ait Benhaddou e o famoso Kashba.

 

Marrakech – Marrocos@Jessica Oliveira

 

Experimente ficar hospedado em um Riad! Nós ficámos no Riad Ralhaya muito perto da praça Jemaa El Fna, do Palácio Bahia e do Palácio El Badi, e não podíamos ter gostado mais, donos extremamente simpáticos, comida saborosa, localização perfeita, ambiente familiar, jacuzzi no terraço gratuito, quartos acolhedores e bem decorados.

Coma pelo menos uma vez na praça e sinta-se como um famoso, pois é assim que o irão tratar.

Visite as Cascatas de Ouzoud, uma paisagem deslumbrante onde terá a oportunidade de estar em contacto com macacos selvagens e bastante amigáveis que tentam roubar a sua atenção.

 

Cascatas de Ouzoud- Marrocos @ Jessica Oliveira

 

Para além disto, Marrakech têm um parque aquático, Oasiria, que poderá ser uma ótima fuga para um dia de mais calor. O mesmo tem transporte gratuito, uns autocarros bastante característicos, perto Koutoubia e na cidade nova (Gueliz) em frente ao McDonald.

Outra coisa bastante interessante, é sentir a diferença da parte velha da cidade para a parte nova (Gueliz), onde parece que estámos a passear pelas ruas de um outro país.

 

Palácio Bahia – Marrakech – Marrocos@Jessica Oliveira

 

Se quiser poderá ainda ir a Essaouira para visitar a praia ou ao Vale de Ourika, opções para excursão são muitas.

A caminho de Gueliz existem ainda jardins bastante grandes e completamente gratuitos, onde poderão desfrutar de uma sombra no meio de uma natureza bastante bela.

 

Deserto de Merzouga- Marrocos@Jessica Oliveira

 

Resumindo é uma experiência cultural diferente da nossa e temos de estar prontos para sentir isso na pele, coisas para fazer não faltam convém é ir com a viagem bem planeada e com diversas ideias.

Levarei para sempre esta viagem no meu coração, trago muito boas recordações, muitas aprendizagens e recomendo, não será sem sombra de questionamento a última vez que a irei fazer.

Até uma próxima Marrocos!

 

Marrakech – Marrocos@Jessica Oliveira

 

 

Dicas:

  • Leve dinheiro em euros e converta para dirhams no Hotel Ali, pois o mesmo não leva taxas.
  • Só beba água engarrafada, é possível encontrar garrafas grandes a 6 dirhams (cerca de 60 centimos)
  • Não aceite nada sem perguntar o preço antes e este ficar bem claro e discutido.
  • Não tire fotos de pessoas ou de animais em especifico pois os mesmos pedirão dinheiro, o mesmo para lojas se não comprar nenhum artigo.
  • Para as mulheres, tentem não usar calções, ou vestidos que sejam muito curtos,e evitem usar ombros muito descobertos (se usarem levem sempre convosco um lenço que possam colocar no caso de se sentirem desconfortáveis) ou decotes muito visíveis, se não quiserem ouvir piropos ou serem observadas (isto na parte mais velha da cidade, na parte nova roupa assim já é algo que dá menos nas vistas)
  • Não façam tatuagens de henna na praça, pois a maioria não é a tinta natural e pode causar reações alérgicas e até queimaduras em peles mais sensíveis, se sentirem vontade de fazer uma dessas tatuagens vão ao Henna Art Cafe.
  • Tentem sempre negociar os preços, não tenham vergonha, faz parte da cultura deles, uma técnica é sempre dizer metade do preço inicial dado pelo vendedor e fazer negocio quando o valor agradar a ambos.
  • Levem comprimidos para dores de estômago e diarreia, e também para dores de cabeça, é sempre bom ter isso à mão.
  • Leve caneta para preencher as folhas de entrada obrigatórias em quase todos os hotéis, riads e aeroporto.
  • Se não quiserem algo não sejam rudes, digam “la, choukrane” (não, obrigado) e sorriam, eles costumam ser bastante insistentes mas se mantiverem esta atitude eles geralmente desistem e ninguém fica chateado.

 

Desfrutem e apreciem, não deixem o medo vos contagiar e estragar umas belíssimas ferias!

 

Deserto Sahara@Jessica Oliveira

 

Para programas de viagem – Consulte aqui.

Para alojamento – Consulte aqui.

 

Fotos e Texto de Jessica Oliviera

 

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural