8 Mar

MARRAQUEXE – MARROCOS

 

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS.

Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até…MARRAQUEXE (MARROCOS)

 

Marrocos um país de grandes contrastes, cativante, de diferentes culturas e tradições. O calor do deserto contrasta com os verdes oásis, o mar, as montanhas ou cidades históricas. Um verdadeiro despertar dos sentidos!

A planície costeira é interrompida a este pelas montanhas do Rif. Para sul ficam as montanhas do Atlas, para lá das quais se situam planícies árida da orla do Sahara.

 

Marrakech em 4 dias

Mapa de Marrocos

 

Informações Úteis

 

Como chegar

O operador turístico SOLFERIAS organiza viagens com destino a Marrakech a partir de Lisboa com a TAP. Marrakech fica a cerca de 1:30h de avião desde Lisboa. Contacte a sua agência de viagens para obter mais informação.

De automóvel, dirija-se até Algeciras e apanhe o ferry-boat até Ceuta.

 

Documentos

O passaporte é obrigatório e, com a validade mínima de 6 meses. Os cidadãos da UE não necessitam de visto.

 

Vacinas

Não são obrigatórias vacinas para visitar Marrakech, no entanto deverá tomar algumas precauções:

Evitar beber água das fontes ou dos vendedores ambulantes;

Levar medicamentos para eventuais problemas intestinais;

Precauções contra picadas de insectos, levar chapéu e protector solar.

Marrakech- Marrocos

Mercado de Essaouria

 

Clima 

O clima dominante em Marrocos é o continental. Nas regiões costeiras predomina o mediterrânico, com temperaturas moderadas e humidade relativa, que pode variar entre os 7ºC e os 18ºC no Inverno, e no Verão entre os 19ºC e os 30ºC. Os meses de Julho e Agosto são de temperaturas elevadas na região de Marrakech. A melhor época para visitar Marrocos será preferencialmente entre Dezembro e Junho. Devido às frescas brisas litorais e das montanhas do Atlas, as temperaturas nocturnas de Marrakech descem signitivamente, pelo que será aconselhado levar um agasalho, mesmo em época quente.

 

Moeda

A moeda local é o Dihram Marroquino. 1€= 11,086 DH (Maio 2018). Recomendamos que efectue o câmbio de Euros por Dirhams na praça Jamaa El-Fna onde encontrará diversas casas de câmbio.

 

Idioma

A língua oficial é o Árabe. O Francês, Inglês e o Espanhol são faladas pela maioria dos marroquinos,  em locais turísticos.

Marrakech- Marrocos

Músico de rua em Marrakech

 

Religião e costumes locais

A principal religião do país é o Islão com 98% de muçulmanos em Marrocos. Ao longo do dia ocorrem cinco chamamentos para a oração (ocorrem ao nascer do dia; ao meio-dia após o sol atingir o seu ponto máximo; entre o meio-dia e o pôr-do-sol; logo após o pôr-do-sol e de noite (aprox.nas horas: 5:00 – 12:30 – 17:15 – 20:25 – 21:45).

Deverá respeitar os costumes locais, não usando roupas demasiado curtas e antes de tirar fotos a pessoas, nomeadamente nos mercados, deverá solicitar a devida autorização.

Marrakech- Marrocos

Mesquita Koutoubia

 

A celebração do Ramadão é variável ao longo do ano devido ao calendário lunar muçulmano,e tem a duração de 29 ou 30 dias, dependendo da lua. Durante as celebrações os muçulmanos não devem comer ou beber desde o nascer ao pôr-do-sol. No decorrer desse mês, se visitar Marrocos, deverá evitar comer, beber ou fumar em locais públicos.

Marrakech- Marrocos

Momento de oração muçulmana

 

Mercados

Os mercados (souks) são extremamente coloridos, com diversos produtos, desde peles e artigos em couro, madeira, tapecaria, telas, ouriversaria, tecidos, especiarias, frutas e frutos secos.

O regatear faz parte da cultura marroquina. Não o deixe de fazer, e poderá realizar bons negócios!

Marrakech- Marrocos

Babucha marroquina

 

Gastronomia

A gastronomia marroquina tem na Tajine e no Cuzcuz, os seus pratos principais, entre tantas outras especialidades. As especiarias fazem parte de qualquer prato marroquino, acompanhados de legumes e frutos secos. A Tajine é designado por um prato de barro, composto por uma tampa cónica, onde são servidos guisados de carne (borrego ou frango), peixes e legumes que são cozidos em vapor. O borrego assado ou no forno faz parte da gastronomia do país.

Marrakech- Marrocos

Especiarias no souk de Marrakech

 

Marrakech- Marrocos

Peixaria em Marrakech

 

Na doçaria, os bolos com amêndoa, passas e mel, fazem as delicias dos gulosos, perfeitamente  acompanhados do tradicional Chá de Hortelã.

Marrakech- Marrocos

Doçaria de Marrocos

 

Onde ficar

Dependendo de quanto quiser gastar e da época do ano, muitas são as opções disponíveis. Apresentamos 3 dos melhores hotéis da cidade para uma estadia perfeita!

 

Hotel Be Live Collection Marrakech Adults Only *****

Lot B6, Zone de Zahrat Annakhil Lot B6, Zone de Zahrat Annakhil, 40000 Marraquexe, Marrocos

Com 212 quartos, 1 restaurante Buffet e 1 restaurante Marroquino e duas piscinas exteriores. É um dos melhores hotéis destinado apenas a adultos (o único hotel 5* destinado a adultos no país), para quem procura um local tranquilo, fora da cidade, para recuperar energias. Fica situado a cerca de 7km da cidade. O hotel também organiza um serviço de transporte gratuito de/para o centro da cidade. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Marrakech – Menara, a 11 km do alojamento.

Marrakech- Marrocos

Hotel Be Live Collection Marrakech Adults Only

 

Marrakech- Marrocos

Hotel Be Live Collection Marrakech Adults Only

 

Hotel Be Live Experience Marrakech Palmeraie ****

Lot B6, Zone de Zahrat Annakhil, 40000 Marraquexe, Marrocos

Com 167 quartos, 1 restaurante Buffet e 1 restaurante à carta, é um dos melhores destinos para famílias. Fica situado a cerca de 7km da cidade. O hotel também organiza um serviço de transporte gratuito de/para o centro da cidade. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Marrakech – Menara, a 13 km do alojamento.

Marrakech- Marrocos

Hotel Be Live Experience Marrakech Palmeraie

 

Marrakech- Marrocos

Hotel Be Live Experience Marrakech Palmeraie

 

Hotel Dar Rhizlane- Palais Table d’hôtes & SPA

Avenue Jnane El Harti Hivernage, Hivernage, 40000 Marraquexe, Marrocos

O Hôtel Dar Rhizlane está rodeado por um grande jardim com uma piscina exterior em L’Hivernage, Marraquexe, a 2 km da Praça Jemaâ El Fna. Disponibiliza um spa.

Todos os quartos climatizados apresentam uma decoração marroquina com um terraço privativo e vista sobre o jardim.

Os restaurantes preparam cozinha marroquina e internacional, servida na área de jantar tradicional ou no terraço junto à piscina. Os hóspedes terão a oportunidade de participar em oficinas sobre como preparar receitas locais.

O Hôtel Dar Rhizlane está virado para os Jardins Menara, enquanto os Jardins Agdal estão a 3 km. A Estação Ferroviária ONCF de Marraquexe situa-se a 2 km, mas já o Aeroporto de Menara Marraquexe fica a 2,7 km do hotel.

Marrakech- Marrocos

Hotel Dar Rhizlane- Marrakech

 

Marrakech (Marraquexe)

Considerada a segunda cidade Imperial mais antiga, “jóia do sul de Marrocos”, ou como “a terra vermelha”, tem nos seus souks, quarteirões de artesanato e a famosa praça Jamaa El Fna o coração da cidade. Possui alguns dos mais importantes edifícios arquitectónicos do mundo islâmico reflectindo o seu passado glorioso.

Marrakech- Marrocos

Souk em Marrakech

 

Na praça Jamaa El Fna, percorra de manhã o souk, com o seu artesanato e a venda de grande variedade de frutos secos e doces. Ao cair da noite, deguste as especialidades locais nas tendas do mercado e observe encantadores de serpentes, contadores de histórias, que animam a praça central de Marrakech. Poderá ainda realizar um passeio de Charrete pela Medina, ou tomar uma bebida num dos diversos cafés/restaurantes com esplanada situada num piso superior, onde poderá assistir à vida quotidiana na praça.

Marrakech- Marrocos

Praça Jamma El-Fna

 

DICAS DOS MEMBROS:

 #82 MARRAQUEXE (MARROCOS)

 

NÚMERO DE DIAS PARA MARRAQUEXE

A.Marafona: Estamos a pensar visitar Marraquexe. Quantos dias aconselham ?” 

Raquel Saraiva: “ Acho que 3 dias completos em Marrakech são suficientes. Apreveite mais 3 e faça tour ao deserto.”

S.Silva: “ 3 dias são suficientes apenas para Marrakech. Aconselho a Tour a Ouzoud Falls (1 dia).”

C.Leonardo: “ Uns 5 dias pelo menos. Percorra com muito tempo as ruas da Medina. É o melhor.”

S.Custodio: “ Eu estive uma semana em Marrakech e fiz 2 tours. A medina é melhor da parte da manhã . Não tem tanta gente e para eles os primeiros clientes .comprem e sinal de boa sorte para o dia . Adorei Marraquexe mas os tours foram qualquer coisa fora de normal.”

J.Santos:“ Eu fiz 2 dias em marraquexe e 1 dia no atlas/cataratas Ouzoud, foi mais do que suficiente. Mas o objetivo nao era descansar, era mesmo conhecer!”

 

VISITAR O DESERTO

M.Cruz:Ola a todos! Gostava de ir a Marrocos, estando 3 noites em Marraquexe, uma noite no deserto e depois dois dias a visitar outras zonas.
Acham possível reservar apenas os voos e o hotel para Marraquexe, tratando depois do resto lá? Alguém conhece algum site onde de para comprar a ida ao deserto à parte?”

 

R.Batalha :“Sim…sem o menor problema…em todo o lado se reservam as excursões…deserto…a preços muito acessíveis.”

M.Meireles :“Olá Mafalda. Eu também vou a Marraquexe em breve. A ida ao deserto está no plano. Dizem que dá para comprar no Riad e também da para comprares cá na net. Eu prefiro ir com tudo daqui.”

C.Barreiros :“Para ir ao Sahara precisa de pelo menos 3 dias… Um para ir, um para dormir lá e outro para voltar. Mais perto tem o de Zagora que dá para ir em 2 dias. Se fizer um tour organizado ao deserto vai visitar também outras zonas de Marrocos, como por exemplo Ouarzazate.”

M.Pinto :“O melhor é comprar lá a ida ao deserto e negociar os preços”

P.Silva :“Destroque o dinheiro também lá que sai bem mais em conta”

 

ALOJAMENTO

N.Cardoso:Onde ficaram alojados em Marraquexe? Vamos 4 dias.”

M.Santos :“Riad Les 2 Portes, Riad Mirage, Riad Chorfa e Ryad Noura”

K.Kosta :“Riad bahia salam”

T.Cavaleiro :“Riad La Perle d’Azur”

C.Oliveira :“Riad Houdou”

A.Pereira :“Hôtel Mohamed vi meia pensão. “

S.Barata :“Num riad… Eu fiquei no riad farhan, muito bom, super limpo, pequeno almoço óptimo e pessoas simpáticas! Recomendo”

M.Soares :“Riad Atlas! Mesmo no centro”

R.Alves :“Riad L’Emir fácil acesso e mt perto da Praça Jema Al-fna”

S.Carneiro :“Se deseja Riad na Medina, como beleza e localização o Palais Sebban Riad e a Riad El Fenn. Ficam a cinco minutos a pé da praça principal… e dos souks.”

 

CAMBIO

I.Santo :Marraquexe trocamos dinheiro cá ou aceitam euros ?”

 

P.Carvalho :“Troque dinheiro. Em muitos sítios até aceitam euros sem problema mas perde no câmbio.”

C.Leonardo :“O melhor é levantar dinheiro lá no multibanco. Na praça principal atrás dos correios tem 2 locais óptimos para isso”

I.Pereira :“Troque quando lá chegar, existem muitas casa de câmbio, onde pode trocar”

M.Castro :“Aceitam euros em quase todos os lados. Mas troque alguns euros na medina é aconselhável. Troque uma nota de 10€ em moedas de 5dh que em Marraquexe difícil ter algo de graça. Estas moedas serão para dar de gratificação por tirar umas fotos ou para pedir informações. Espero ter ajudado.”

 

ROTEIRO PARA 4 DIAS:

 

DIA 1 – MARRAKECH

Dia inteiro dedicado a visitar a cidade de Marrakech. Aventure-se pela medina, seus souks e ruas labirinticas. Visite alguns artesãos na realização dos seus trabalhos, e uma hervanária local, nomeadamente uma das mais importantes da cidade- Herboristerie Bab Agnaou- Bairro El Kassba- Marrakech.

Marrakech- Marrocos

Herboristerie Bab Agnaou

 

Nesta ervanária, assista à explicação de um profissional acerca de plantas medicinais e ingredientes naturais utilizados como medicamentos. Com amplo conhecimento em diversas áreas das terapias naturais, poderão aconselhá-lo em saúde e bem-estar através das mais distintas plantas medicinais. Desde chás para diferentes terapias naturais, aos óleos naturais para cozinha, óleos para massagens, cremes e perfumes entre outros produtos.

Marrakech- Marrocos

Herboristerie Bab Agnaou

 

DIA 2 – MARRAKECH

Conheça o Jardim de Menara, o Mausoléu Saadiens, o Palácio Bahia, a Mesquita Koutoubia e o Museu Yves Saint Laurent.

 

Mesquita Koutoubia – Fundada no século XII, tem 77 metros de altura e considerado o maior e mais representativo monumento da cidade de Marrakech.

Marrakech- Marrocos

Mesquita Koutoubia- Marrakech

 

Palácio Bahia (1866-1894) – Residência do sultão Ahmed ben Musa,  onde viveu com as suas 4 mulheres, 25 curcubinas e cerca de 60 filhos. Os jardins ocupam uma área de 8 000 m2 e as 150 divisões abrem-se para diversos pátios interiores. Um dos mais importantes palácios de Marrakech.

Marrakech- Marrocos

Palácio Bahia em Marrakech

 

Marrakech- Marrocos

Palácio Bahia- Marrakech

 

Marrakech- Marrocos

Palácio Bahia

 

Mausoléu SaadiensConjunto de túmulos onde estão sepultados cerca de 60 membros da dinastia saadiana do século XVI e XVII. O edíficio tem 3 salas: onde se encontra sepultado o rei, outra sala para os filhos e mulher, e a terceira sala para empregados da família real.

Marrakech- Marrocos

Mausoléu Saadiens

 

Marrakech- Marrocos

Mausoléu Saadiens

 

Jardim Majorelle– É um jardim botânico inspirado nos jardins islâmicos, onde também funciona um museu da cultura berbere. Jacques Majorelle (1886–1962) comprou esta casa e jardim e renovou o espaço. Morreu em 1941 após ter regressado a França. O jardim ficou abandonado durante cerca de 25 anos e, com a chegada de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé descobriram o Jardim Majorelle em 1966, durante a primeira estadia em Marrakech. Os dois compraram o jardim em 1980, e decidiram habitar na vivenda do artista. É actualmente, um dos locais turísticos mais visitados de Marrakech.

Marrakech- Marrocos

Jardim Majorelle

 

Marrakech- Marrocos

Jardim Majorelle

 

Marrakech- Marrocos

Jardim Majorelle

 

Museu Yves Saint Laurent – Dedicado a um dos maiores designers do século XX, o museu Yves Saint Laurent foi o primeiro museu do género, em memória de um designer de moda. Apresenta uma boa parte de uma importante colecção da sua carreira de 1974 até 2002.

Marrakech- Marrocos

Museu Yves Saint Laurent

 

Marrakech- Marrocos

Museu Yves Saint Laurent

 

DIA 3 – ESSAOURIA

O litoral atlântico é uma sucessão de cidades fortificadas: Asilah, Larache, Azzemour, El Jadida, Safi ou Essaouria.

Essaouria situado a 175km de Marrakech (cerca de 2h15 minutos de automóvel) é, decerto um dos locais a visitar na costa atlântica. Essaouria, considerada a cidade do vento, antigo Mogador, é uma cidade que mantém a sua história e tradições bem preservada.

Poderá contactar o seu hotel, agente de viagens,  delegação do turismo de Marrocos, ou através do aluguer de um automóvel para chegar até Essaouria.

Marrakech- Marrocos

Cabras marroquinas que sobem ás árvores

 

Descubra os mercados, a medina, bairro judeu e as fortificações portuguesas desta cidade.

Marrakech- Marrocos

Essaouria

 

Marrakech- Marrocos

Essaouria

 

Marrakech- Marrocos

Forte de Essaouria

 

Ao percorrer a estrada nacional em direcção à costa Atlântica, visite um dos locais mais importantes centros de produção do óleo de Argan.

Marrakech- Marrocos

Produção de óleo de Argan

 

Marrakech- Marrocos

Produto final de óleo de Argan

 

DIA 4 – MARRAKECH

Usufrua do seu hotel, piscina, spa e áreas envolventes.

Marrakech- Marrocos

Hotel Be Live Collection Marrakech Adults Only

 

Poderá ainda realizar uma aula de cozinha marroquina e aprender a preparar uma Tajine.

 

TAJINE DE FRANGO (preparação para 12 pessoas):

  • 3 frangos (média 1,5kg/cada)
  • Salsa
  • Coentros
  • Pimento
  • Alho
  • Tomate
  • Gengibre
  • Açafrão
  • Sal
  • Azeite
  • Limão
  • Louro
  • Pimenta

 

Para preparar a Tajine de frango, comece por picar os ingredientes. Coloque num tacho a cebola e o azeite (meia garrafa). Adicione 2 colheres de sopa de pimenta, 2 de gengigre, 1 de açafrão, 1 de sal, 2 pedaços de limão (pequeno), 2 de alho picado, 3 de salsa e 3 colheres de sopa de coentros. Misture tudo, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos.

Colocar o frango e adicione um pouco de água. Deixe cozinhar durante 30 minutos. Após esse tempo adicione 2 colheres de sopa de vinagre.

Acompanhar com salada marroquina à base de pimentos ou cogumelos.

Marrakech- Marrocos

Preparação da Tajine de Frango

 

Marrakech- Marrocos

Tajine de Frango

 

Viagem realizada em Maio de 2018, a convite do operador turístico SOLFERIAS, com o apoio TAPBE LIVE HOTELS e TURISMO DE MARROCOS.

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural