ILHA DA BOA VISTA – CABO VERDE
Cabo Verde é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. As ilhas vulcânicas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m.
O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupos:
Ao norte, as ilhas de Barlavento. Relacionando de oeste para leste: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista.
Ao sul, as ilhas de Sotavento. Enumerando de leste para oeste: Maio, Santiago, Fogo e Brava.
As maiores ilhas são a de Santiago a sudeste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.
Poderá encontrar as mais diversas paisagens, desde praias deslumbrantes, vulcões, montanhas, pequenos oásis, vales verdejantes, desertos lunares, cidades ou aldeias tradicionais.
CAPITAL: Praia
PONTOS DE INTERESSE: Ilhas de Santiago, Fogo, Santo Antão, São Vicente, Boa Vista
MOEDA: Escudo de Cabo Verde (CVE). O escudo Cabo-Verdiano tem um acordo de paridade com o Euro, com cotação fixa de 1 Euro= 110,265 CVE.
VACINAS: Registam-se casos esporádicos de dengue e malária.
Beber somente água engarrafada e sem gelo. Evitar o consumo de vegetais crus (ex. saladas) e de alimentos confeccionados com ovos crus ou mal cozidos.
VISTO: É necessário obter visto junto da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa ou poderá ser obtido à chegada ao país, mediante o pagamento de 25€/pessoa. Menores que viajem com adultos que não detenham o poder parental terão de apresentar no aeroporto de origem, uma autorização reconhecida pelo notário.
CLIMA: Em Cabo Verde o clima é tropical seco com temperaturas médias anuais de 25ºC. Os meses mais quentes são de Junho a Setembro sendo estes meses de maior afluência turística (temperatura ambiente a rondar os 30ºC e da água do mar nos 25ºC).
Entre Dezembro e Fevereiro ocorre a estação com maior probabilidade de vento.
GASTRONOMIA: Existe uma enorme variedade de peixe: peixe-serra, atum, garoupa ou polvo. No marisco, os búzios, percebes, lapas, cracas, lagosta ou camarão são algumas das iguarias. Nas carnes, destacam-se a cachupa (confeccionada com milho, feijão, mandioca, batata-doce, banana verde entre outros) e a carne de porco.
ARTESANATO: Os objectos típicos de Cabo Verde são trabalhos em cestaria e caniço, o sisal ou a casca de coco. Os trabalhos de tapeçaria ou os inúmeros batiques coloridos.
ILHA DA BOA VISTA
A Boa Vista é uma das ilhas menos povoadas de Cabo Verde, com um interior coberto por desertos de areia e por planícies rochosas. As paisagens, a cultura e a fauna tornam esta ilha única.
Entre os locais a conhecer, destaque para a capital de Sal Rei, Praia de Chaves, Morro de Areia, o Deserto de Viana, a Praia de Santa Mónica, o Barco Encalhado e a Observação de Tartarugas.
ONDE FICAR
O Hotel Iberostar, o ClubHotel Riu Karamboa, ou o Royal Horizon ficam próximo do aeroporto na Praia de Chaves. O Hotel Riu Touareg fica situado na praia de Santa Mónica. Estes 4 resorts são as principais opções na ilha.
De uma forma geral, todos apresentam condições similares, onde o regime tudo incluído é a opção mais comum.
De forma geral, dispõem de infra-estruturas com restaurantes à la carte e em serviço de buffet, snack-bar, bar de piscina e de praia, discoteca, piscinas exteriores, clube infantil, campos de ténis, campo multiusos, ginásio e spa.
O Iberostar, Riu Karamboa e o Royal Horizon ficam localizados a apenas 5 minutos do aeroporto internacional, estando situado sobre a Praia de Chaves com uma extensão de cinco quilómetros, de areia clara, com uma vasta área de Dunas (chamado de Morro de Areia) sendo considerada uma das mais belas praias de Cabo Verde.
Imperdível…
MORRO DE AREIA- MOTO 4
Uma excursão em moto 4 com saída de Sal Rei ou Rabil, com passagem pelo Morro de Areia, a praia de Varandinha e praia de Santa Mónica são locais a visitar.
OBSERVAÇÃO DE TARTARUGAS
A ilha da Boa Vista é conhecida por preservar aquilo que a torna única, como as tartarugas marinhas que ocorrem aos areais na época da desova (mês de Agosto). Para garantir a preservação desta espécie, existem fundações que intervêm localmente para reduzir os danos que possam causar na espécie.
-Viagem realizada por João Almeida em 2017-
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio