17 Out

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 

 #17 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes.

São Tomé e Príncipe tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22 °C e os 30 °C. É um país com uma multiplicidade de microclimas, definidos, principalmente, em função da pluviosidade, da temperatura e da localização. A temperatura varia em função da altitude e do relevo.

São Tomé e Príncipe

São Tomé

 

VACINAS: As doenças diarreicas e as parasitoses intestinais são comuns. Tem-se verificado uma regressão da taxa de incidência do paludismo mas o viajante deve tomar as precauções usuais: usar repelente à noite, preferir roupas claras e dormir com mosquiteiro sempre que possível. Também a febre tifóide, a tuberculose, o tétano e a cólera devem ser levadas em conta pelo viajante.

Aconselham-se as seguintes precauções gerais: o uso de repelentes de insectos, a não ingestão de alimentos crus e de água não engarrafada.

É aconselhável a vacina contra a Hepatite B para longos períodos de permanência. A vacina contra a febre-amarela deixou de ser obrigatória.

 

VISTO: Estão isentos de pedido de visto os cidadãos nacionais de Estados-membros da U.E. (apenas espaço Schengen), dos Estados Unidos e ainda dos cidadãos que possuam visto para qualquer dos referidos destinos, desde que a estadia em S. Tomé e Príncipe não exceda as duas semanas.

São Tomé e Príncipe

Crianças de São Tomé

 

Carla Passos (de visita a S.Tomé e Principe): Natureza pura…”

Kader Castro: “ Fico feliz de ver cada vez mais pessoas a irem e terem interesse na minha terra natal. Já não vou há 16 anos e saudades é cada vez maior. 
Talvez seja um pouco suspeito a falar mas se houver no mundo mais lugares como STP não deverá ser muitos. Por muito tempo stp foi apelidado de paraíso perdido, agora acho que é mais paraíso a descobrir.
Apesar de termos umas das melhores naturezas do mundo, acho que melhor ainda consegue ser as pessoas que levam a vida na descontra, apesar dos problemas de dia a dia e muita miséria que ainda há (infelizmente) a vida é levada naquilo que chamam de “leve leve”, como quem diz “vai se andando sem stress”. As pessoas adoram os turistas, principalmente os portugueses, pelo menos enquanto lá estive foi assim é acredito que neste aspecto não mudou muito.

Sandra Marques: “ Tudo verdade Kader. É tudo isso que se sente. Sou professora e fiquei de tal forma apaixonada pela sua terra, que adorava, quando me reformasse, fazer voluntariado na minha área no seu país. É de um país lindo, cheio de potencialidades, onde as pessoas mereciam muito mais que aquilo que têm. Um abraço

São Tomé

Ilhéu de Rolas

 

VOOS

Carla Passos: Chegamos ao Paraíso!”

Questão » Helena Narciso: “ Quantas horas de voo?

Maria Céu Bernardo Dias: “ Na TAP são 8 horas,paragem no Gana 1 h sem sair do avião e menos 1 h diferença horária

Paula Diogo: “ O voo da STP é directo. O da TAP pára 1h no Gana e não se sai do avião. Como tal, apesar do horário do voo da STP ser pior é mais rápido e menos cansativo

Kader Castro: “ Quanto ao voo é 6h directo e é pela stp airways. A TAP é de 8h porque faz escala em Gana. Já há uns tempos a TAP deixou de fazer voos directos. Pela stp há 2 voos semanas e TAP 3.

Maria Céu Bernardo Dias: “ A partir de Novembro a STP vai deixar de voar às terças feiras, de STP /Lisboa, ligaram-me a informar !! 

Praia em São Tomé

Praia em São Tomé

 

TÁXI, AUTOMÓVEL

Questão » Carla Passos: Vou a São Tomé como poderei fazer as visitas? Pode ser por táxi, carro alugado ou operador turístico? Os valores são acessíveis? Agradeço a vossa ajuda e quanto mais completa melhor.”

Rosa Amaral: “ Eu quando fui aluguei carro, pois o País e muito tranquilo.

Vania Quelhas: “ Quando lá estive, arranjei um guia turístico magnífico, que me levou a conhecer toda a ilha, até a locais que não imaginava conhecer.

Angela Valadas: “ Olá estive 15 dias o ano passado em Outubro… Éramos 5 pessoas e alugamos um carro.. compramos um mapa e como já levávamos anotado tudo o que queríamos ver.. fizemos por nossa conta correu tudo bem!!!!! Não ficou nada por ver” 

São Tomé e Príncipe

Mercado de São Tomé

 

LOCAIS A VISITAR

Questão » Inês Saldanha: Boa noite, vou em breve viajar para São Tomé! Algumas dicas? Algum guia com carro que recomendem? Locais a não perder? Obrigada”

Maria De Jesus Cristo: “ Ilhéu das rolas, clube Santana

Cátia Pereira Guilherme“ Se conseguir leve na bagagem canetas e cadernos para os meninos das roças, ficam muito felizes.  Eu consegui mais um grupo de amigas reunir brinquedos e roupas para levar … já que tive direito a 2 malas do porão de 23 kg ! foram cheias para eles … para mim chegou uma de 8 kg que levei ao pé de mim na cabine !

Anabela Martins: “ Acabei de chegar de S. Tomé. Foi melhor viagem que fiz e fui sozinha. Fis os 3 percursos principais. O Norte, o centro e o Sul. O Sul vale apena visitar. Fiz o sul 2 vezes. Eu levei 46 kg de brinquedos, roupa e material escolar para espalhar pelas várias instituições.

Filipa Salgueiro Cátia como conseguiu levar tanto peso? A Tap permite exceder os 23kgs excepcionalmente? Isso é óptimo

Cátia Pereira Guilherme: “ A agência de viagens disse que tinha direito a 2 malas do porão, cada uma com 23 kg cada ! ( e viajei sozinha ) , fiquei surpreendida !

Anabela Martins: “ O Príncipe é muito lindo. Fiquei no Bom Bom, é excelente. Fiz praia e o percurso pela ilha (roças e cidade). Fui às Rolas tem 2 praias, 1 capela e o marco do equador. No marco há um miradouro que oferece uma paisagem divinal.

Rosa Amaral: “ Quando fui não foi preciso guia aluguei carro é tudo muito seguro. Não deve perder ir ao Ilhéu. Para comer santola na cidade Neves, tem o restaurante o Pirata e casa da D Tetê que fica na avenida em frente ao mar perto do forte. O clube Santana. 

São Tomé e Príncipe

Ilhéu de Rolas

 

HOTEL PESTANA EQUADOR

Bibi Silva: Quem é que já esteve em São Tomé e Príncipe? Hotel Pestana Equador é bom ou está realmente degradado? Opinião, visto que é opção para a passagem de ano…”

Paula Diogo:  Eu já estive em São Tomé na última passagem de ano. Fiquei alojada no Pestana da cidade, e não no Ilhéu. São Tomé é muito giro, o povo é óptimo. Faça os 3 passeios de jeep que vai adorar. Nem sequer fui ao Ilhéu. Houve muita gente que foi e veio no mesmo dia.

Bibi Silva:  Obrigada. Eu normalmente vou com um grupo… E como vão crianças procuramos sempre um resort estilo Pensão completa para fazer boa praia, boas paisagens para umas caminhadas e acima de tudo descanso!… Apenas estava preocupada porque estive a ler comentários no booking e muitos falam do hotel estar degradado! E há animação na passagem de ano ou nem por isso?

Teresa Mangaz Santos:  Estive há 6 anos com réveillon, foi bom, embora a animação fosse só música africana, mas adorei. À 1 da manhã estava na piscina, foi inesquecível, também fiz 5 noites no ilhéu e 3 no Pestana cidade. Quero muito voltar para conhecer o príncipe.”

Crianças em São Tomé

Crianças em São Tomé

 

Questão » Carma Vieira: Quando foi a ST Paula Marques? Onde ficou? Que recomenda? Obrigada

Paula Marques: “ Estive em finais de Junho. Fiquei duas noites em São Tomé no Pestana e cinco no Ilhéu no Pestana Equador único hotel do Ilhéu. Adorei é o paraíso. Pretendo voltar agora ao Príncipe. A não perder passeios pela Ilha para ver roças, praias e contacto com o povo que é encantador. A natureza é de uma beleza única.

Carma Vieira: “ Foi em que regime? Eu queria conhecer S. Tome se deus quiser em Agosto! Por aquilo que tenho andado a ver os hotéis não fazem o tudo incluído! Qual o valor médio de uma refeição? Obrigada

Paula Marques: “ Meia pensão em São Tomé e pensão completa no Ilhéu. Não sei ao certo o preço de refeição porque as que fiz fora foram incluídas em passeios (cerca de 60€pessoa). No hotel as bebidas são caras.

São Tomé

Ilhéu de Rolas

 

NA ROÇA COM OS TACHOS

Carla Passos (de visita em São João dos Angolares, Roça com os tachos): Bom dia, estou de visita a São Tomé a esta ilha maravilhosa, de gentes genuínas e simples que o sorriso não lhes sai do rosto. Ontem estive em São João dos Angolares a visitar a tão famosa Roça dos tachos, qual ė a minha indignação o modo como somos recebidos. Duma arrogância tremenda má disposição.
É de lamentar a má impressão que levo daquele lugar. Falei com outros Portugueses e infelizmente aconteceu a mesma coisa. Quem faz uma casa sempre ouvi dizer que é a simpatia dos empregados e todo o envolvente, neste caso a simpatia e o acolhimento não ė o forte daquela roça. Nos programas que passam em Portugal a ideia que passam para o público é falsa, a simpatia e o acolhimento não é o forte.”

Ção Magalhães: “ Concordo a 100% com tudo o que diz no seu texto, a pior recordação foi mesmo a visita a essa roça, os empregados trabalham sob regime militar e com olhar de medo…

Ção Magalhães: “ Não confundam amigos viajantes, a comida era óptima os empregados 5* falo apenas da arrogância do chefe, nada mais que no final ele sabe que é grosso e até quer fazer fotos com os clientes…”

Paula Diogo: “ Felizmente que quando lá estive correu tudo muito bem e tenho uma ótima recordação desse almoço.

Anita Clemente: “ Eu tb… adorei… foi das melhores refeições que fizemos lá… e o cozinheiro foi top como anfitrião!

Helder Taveira: “ Há dois anos no dia de Páscoa, tive o privilégio de almoçar uma refeição excelente com a simpatia do chefe João Carlos Silva. Lugar aprazível e gente simpática.

Odilia Mieiro: “ Então mas vocês não sabem que na cozinha há dias que correm mal? Até na cozinha de um afamado chefe?! 🙂 O arroz queima no fundo do tacho, o sal escorrega das mãos em excesso para a comida, o assado fica esturricado, e por aí além…Podem ter encontrado o João Carlos num desses dias…

Interior da Ilha de São Tomé

Interior da Ilha de São Tomé

 

PRÍNCIPE

Luis Lobo Henriques: Eu acho que vale a pena deixar-vos aqui este link sobre a ILHA DO PRÍNCIPE! Foi dos locais mais belos e virgens que conheci até hoje. O paraíso perfeito. Aqui sim, paraíso. Vale a pena ir a S.Tomé e depois apanhar o avião para o Príncipe. Mas ficar 3 dias pelo menos. O Ilhéu Bom Bom é a opção para se alojar e a Praia Banana ou a Roça Belmonte a NÃO perder! Depois, é passear de jeep pela floresta e mergulhar nas mais belas praias da África Ocidental… “

João Silva: “ preços… dormida e voo?”

Luis Lobo Henriques: “ Há agências com programas para este destino. Eu já fui há uns anitos. Sei que vale MUITO a pena!!! Fiquei no irrepreensível Bom Bom Island Resort.”

Ilha do Príncipe

Ilha do Príncipe

 

 

Para alojamento, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

SIGA-NOS NO FLICKR