3 Mar

IRLANDA – UMA VIAGEM AO ÂMAGO DA CULTURA GAÉLICA

 

Ouvem as gaitas de foles ao longe? Conseguem sentir os prados verdejantes e o ar puro da montanha? Estamos a chegar à Irlanda, a ilha esmeralda, terra de uma natureza indomável e de um povo hospitaleiro que exala simpatia.

Irlanda @Landescape

 

A Landescape propõe então um roteiro meticuloso de 9 dias e 8 noites sendo que a próxima edição acontece já de 11 a 19 de Agosto apanhando pelo meio o feriado de dia 15. Todo o roteiro e condições da viagem podem ser consultados aqui:

IRLANDA – UMA VIAGEM AO ÂMAGO DA CULTURA GAÉLICA

Thomastown Church @Landescape

 

O que visitar na Irlanda

Numa viagem à Irlanda, o ponto de partida é Dublin, capital do país e uma das cidades mais literárias do mundo. Por aqui, nasceram escritores como James Joyce, Oscar Wilde e Samuel Beckett. É uma cidade que nos apaixona deste o primeiro momento: com uma dimensão pequena e polvilhada de edifícios centenários, é fácil perder-nos e embarcar numa autêntica viagem pela história e pela literatura.

E, mesmo que o frio se possa sentir lá fora, a Irlanda é toda ela calor humano dentro de portas. Os pubs são os pontos de encontro por excelência onde as várias gerações se reúnem e põem a conversa em dia, acompanhados de uma Guinness ou de um hot toddy. A música ao vivo não é uma presença incomum, quer seja uma banda folk local, ou um improvisado irlandês que decide mostrar os seus dotes musicais.

Dublin @Landescape

 

Pela cidade, não deixem de entrar na Trinity College, onde se encontra o antiquíssimo Book of Kells, e na catedral de St. Patrick, o patrono do país. A fábrica-museu da Guinness é também um favorito dos visitantes da cidade.

Ao sair da capital, muito mais há a conhecer neste país. Mal colocamos o pé fora de Dublin, a natureza toma-nos de assalto e faz com que nos rendamos à Irlanda. As Wicklow Mountains ficam apenas a uma hora de distância e são um primeiro mergulho nas montanhas. Passando pela estrada Sally Gap, chega-se às ruínas do mosteiro de Glendalough e ao Lough Tay, o lago Guinness.

Castelo de Kilkenny @Landescape

 

Para continuar a conhecer este país, é importante rumar a sul, em busca do Rock of Cashel, o local onde o patrono da Irlanda baniu Satanás e converteu o rei de Munster ao catolicismo. Passando por Cork, chegamos ao Parque Nacional de Killarney, onde a beleza dos bosques, dos lagos e dos pântanos nos continua a fascinar. Mesmo ali ao lado, vale a pena percorrer a estrada cénica do Ring of Kerry, fazendo várias paragens nos miradouros ao longo do percurso de quase 200 quilómetros.

Ring of Kerry @Landescape

 

Finalmente, uma viagem à Irlanda nunca estaria completa sem a descoberta dos míticos penhascos Cliffs of Moher, que se erguem a mais de 200 metros do nível do mar e provocam a violência do Atlântico contra as rochas.

Lough Tay – Irlanda @Landescape

 

Onde comer na Irlanda

Se há coisa que os irlandeses sabem fazer é um bom pequeno-almoço. Esta é uma terra de ótima manteiga, pão integral, iogurte e café artesanal (este último uma tendência recente). Portanto, quando acordarem, façam questão de reforçarem a vossa energia para o dia! Quando por cá, não se esqueçam de provar também black pudding e fish & chips.

Deixo-vos alguns bons restaurantes em Dublin:

Irlanda

Dublin@Landescape

 

Como ir para a Irlanda

Existem voos diretos para Dublin de Lisboa (Ryanair, TAP, Air Lingus, British Airways) e do Porto (TAP, Ryanair), a preços muito em conta, a partir de 15€. O custo de vida na Irlanda é um pouco mais caro do que em Portugal, especialmente em termos de alojamento e alimentação.

As cidades irlandesas estão ligadas por um sistema moderno de transportes públicos: comboios (Irish Rail) e autocarros (por exemplo, a Megabus). Contudo, as zonas mais remotas do país e os parques naturais não dispõem de um sistema de transportes públicos. Para viajar nestas regiões, é necessário alugar um carro ou participar numa tour organizada, como é o caso da viagem à Irlanda com a Landescape.

Irlanda @Landescape

 

Escrito por Diana Guerra, líder de viagens na Landescape

 

 

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural