Texto & Fotos de Lina Lameiro
Da minha rubrica “Anda comigo ver os animais em África sem sair de casa” hoje façamos de conta que estamos num safari neste magnífico país.
⚜⚜ Namíbia ⚜⚜
Bem-vindo à Namíbia
A Namíbia é realmente o país mais pitoresco do continente africano, com dunas gigantes, formações rochosas de granito, vastas extensões do mato de Kalahari, colinas agrícolas, fundos de lagos secos e uma grande variedade de habitats valiosos para a vida selvagem.
Vários de seus habitantes originais preservaram o seu estilo de vida tradicional e ficam genuinamente felizes em compartilhá-lo com os visitantes.
Começamos no sofá e voamos até à Capital e o nosso itinerário inclui todos estes locais maravilhosos:
⚜ Windhoek – Windhoek é uma cidade moderna e bem cuidada, onde os funcionários de escritórios relaxam no Zoo Park na hora do almoço, os turistas passam pelo Post St Mall admirando curiosidades e os táxis africanos buscam potenciais clientes.
A catedral neobarroca é o ex-libris da cidade.
⚜ Erindi Private Game Reserve – a maior reserva natural privada do mundo, com uma incrível diversidade de espécies selvagens e avistamentos regulares de leão, chita, cachorro selvagem, elefante, hipopótamo, girafa, rinoceronte preto, rinoceronte branco e zebra.
⚜Os bosquímanos de San – Viajar para esta zona significa irmos para um dos cantos mais remotos da Namíbia, uma vasta região de mata, lar do povo san. Se possível, encontre-se com o bosquímano, que vive em pequenas aldeias espalhadas por Bushmanland. Esta é uma oportunidade perfeita para passar tempo com os nativos, ir à caça com eles, procurar prezas, raizes, frutos ou mel.
⚜ National Parque Nacional de Etosha – o parque é composto por muitos habitats exuberantes e propícios para a vida selvagem, tornando Etosha um dos melhores destinos de safári na África.
Não podemos perder o fundo seco, plano e interminável do Etosha Pan, às vezes inundado, com 130 km de comprimento e 50 km de largura.
Além dos elefantes, Etosha geralmente produz grandes avistamentos de leão, leopardo, chita, girafa, hiena-malhada, zebra, gemsbok, gnu azul e é o melhor lugar do mundo para ver rinoceronte preto.
⚜ A tribo Himba em Opuwo – esta é a última tribo nômada da Namíbia, conhecida por suas tradições, penteados e jóias. Aqui vamos conhecer melhor as suas tradições, a forma como veneram os ancestrais à volta da fogueira e qual o significado de cada penteado de acordo com a sua idade e estatuto social. Aprendemos como sobrevivem e como é o seu quotidiano.
⚜ Twyfelfontein e Damaraland – Damaraland possui uma magnífica paisagem deserta, formações geológicas fascinantes, sítios arqueológicos e uma variedade única de fauna e flora do deserto.
Aqui admiramos ainda a Floresta Petrificada e o impressionante exemplar de Welwitschia mirabilis, a planta de vida mais longa da Terra.
Twyfelfontein é um património mundial, onde comunidades de bosquímanos gravaram e pintaram mais de 2500 inscrições, há cerca de 6.000 anos.
⚜ Cross Cape Cross, Swakopmund e a Costa do Esqueleto (Skeleton Coast) – Cape Cross é o lar de uma colónia mundialmente famosa de Cape Fur Seal (focas), com mais de 80000 habitantes.
Atravessamos o deserto do Namibe até Swakopmund. Este é o local perfeito para aprender mais sobre a fauna e flora que se adaptaram para sobreviver neste ambiente severo, mas bonito.
Entre outras criaturas, procuraremos Sidewinder e Horned Adders, escorpiões, camaleões Namaqua, lagartos reticulados, lagartas sem pernas e Palmato Gecko.
⚜ Sossusvlei, Deadvlei e Sesriem Canyon – Não perdemos a oportunidade de estar nas proximidades das mais altas dunas de areia vermelha e brilhante do mundo quando os primeiros raios aparecerem no horizonte. Este é um momento verdadeiramente mágico do dia aqui, pois as formas gigantes e escuras vestem-se de cores repentinamente e o mosaico de tons e luz do sol cria oportunidades incríveis para fotos.
Conduzimos ainda no leito antigo do extinto Rio Tsauchab, abrindo caminho para o mundialmente famoso Dead Vlei, onde dunas vermelhas proporcionam um cenário de tirar o fôlego para árvores seculares no deserto.
Aqui visitamos também o Sesriem Canyon, com 18 milhões de anos e 30 metros de profundidade, escavado pelo rio Tsauchab enquanto ele ainda fluía.
⚜ Walvis Bay – para os amantes de pássaros, este é o paraíso, pois a famosa lagoa Walvis Bay abriga várias espécies de pássaros maravilhosas.
Depois de maravilhados, regressamos ao sofá, para continuar a sonhar com a próxima paragem no comboio dos sonhos, até que nos deixem voar novamente.
Para alojamento na Namibia, consulte aqui.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio