16 Mar

Top 3 – Praias Fluviais de Portugal: Norte, Centro, Sul e Ilhas

 

Top 3 de Praias Fluviais de Portugal: Norte, Centro, Sul e Ilhas

 

Portugal é um país repleto de beleza e com a chegada do calor ficamos com aquele bichinho de explorar o que a natureza tem para nos oferecer. As praias fluviais sem dúvida que são um ótimo refúgio não só pelo contacto direto com a natureza, mas também pelas paisagens incríveis que podemos encontrar em algumas delas.

Para o ajudar na sua escolha decidimos criar um Top 3 de praias fluviais dividido pelas diferentes regiões. Veja as nossas sugestões e encontre os pequenos paraísos que o nosso país possui.

 

NORTE

 

  • Albufeira do Azibo

A Albufeira do Azibo situada em Macedo de Cavaleiros acolhe duas magníficas praias. A Praia Fluvial da Fraga da Pegada e a Praia Fluvial da Ribeira. Esta última foi eleita uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal.

Praias fluviais de Portugal

Praia fluvial de Albufeira do Azibo

 

  • Cascata do Arado

Situada na aldeia de Ermida, é uma das mais encantadoras cascatas do Parque Nacional da Peneda Gêres. Não perca a oportunidade de visitar esta belíssima sucessão de cascatas situadas a 900 metros de altitude.

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial da Cascata do Arado

 

  • Praia Fluvial de Adaúfe

Esta praia é bastante conhecida por possuir uma extensa área relvada. É banhada pelo rio Cávado e é fantástica para a prática de diversos desportos. Se pretende passar um dia em convívio, esta praia é a ideal para fazer os seus churrascos ou um piquenique.

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial de Adaúfe

 

 

CENTRO

 

  • Praia Fluvial de Loriga

O Parque Natural da Serra da Estrela é o responsável pela belíssima paisagem desta praia.  O antigo glaciar lá existente, abriu o vale que é agora banhado pela ribeira de Loriga originando estas lagoas de águas cristalinas.

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial de Loriga

 

  • Praia Fluvial do Agroal

Esta piscina natural proporcionada pelo rio Nabão situa-se em Olhos D’Água. Estas águas são bastante conhecidas pelas suas propriedades terapêuticas. É uma praia bastante agradável para passar um dia em família.

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial do Agroal

 

  • Praia Fluvial de Valhelhas

Considerada uma Praia Acessível, é banhada pelo rio Zêzere. Possui todas as infraestruturas de apoio necessárias. É um espaço dotado de beleza onde pode aproveitar para passar um dia diferente.

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial de Valhelhas

 

 

SUL

 

  • Praia Fluvial Pego do Fundo

As águas desta praia são provenientes da Albufeira de Alcoutim que, na altura do verão podem chegar aos 28ºC. O espaço envolvente é rico em vegetação criando um ambiente calmo. Local ideal para a prática de atividades desportivas.

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial Pego do Fundo

 

  • Praia Fluvial Pego das Pias

Dotada de uma beleza extrema, esta praia é como um paraíso escondido entre as rochas. Não possui nenhuma intervenção humana, esta atração da região de Odemira é um fenómeno da natureza que foi ocorrendo ao longo dos tempos.

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial Pego das Pias

 

  • Cascata do Pego do Inferno

A ribeira da Asseca fornece esta maravilhosa queda de água vinda de uma sucessão de outras quedas de água, bem pertinho de Tavira. Sem dúvida que é uma das mais belas paisagens do Algarve.

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial da Cascata do Pego do Inferno

 

 

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES

 

  • Caldeira Velha

A Serra Água de Pau situada na Reserva Natural da Lagoa do Fogo acolhe esta piscina natural localizada na cratera do Vulcão do Fogo. A diversidade de flora e de fauna tornam este local exótico.

Praias fluviais de Portugal

Caldeira Velha

 

  • Piscina Termal do Parque Terra Nostra

Localizada no jardim mais bonito dos Açores na Ilha de São Miguel, esta piscina de água morna além da sua inigualável beleza paisagística conta também com as propriedades destas águas férreas.

Praias fluviais de Portugal

Piscina Termal do Parque Terra Nostra

 

  • Poça da Dona Beija

A Poça da Dona Beija é alimentada por água quente proveniente de uma nascente existente numa gruta. É um ambiente mais moderno envolvido pela dominância de folhas de inhame.

Praias fluviais de Portugal

Poça da Dona Beija

 

 

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA

 

  • Caldeirão Verde

O percurso até ao Caldeirão Verde pode não ser o mais acessível, mas sem dúvida que vale a pena. Esta enorme cratera está envolvida por variada vegetação de onde surge uma magnífica cascata com 100 metros de altura.

Praias fluviais de Portugal

Caldeirão Verde

 

  • Cascata das 25 Fontes

A Levada das 25 Fontes é um trilho bastante acessível que tem de percorrer para encontrar esta deslumbrante paisagem. Esta lagoa é formada pela queda de variadas nascentes pela parede rochosa que está à sua volta.

Praias fluviais de Portugal

Cascata das 25 Fontes

 

  • Lagoa do Vento

Para os mais exploradores esta é sem dúvida e melhor lagoa que pode visitar. Ao longo do percurso pode encontrar diversos miradouros para absorver melhor a paisagem. No final do percurso pode contemplar a bela Cascata do Risco.

Prais fluviais de Portugal

Lagoa do Vento

 

 

Fotos e texto de Praias Fluviais Portuguesas

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural