31 Mai

ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM PORTUGAL

 

ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM PORTUGAL

 

Portugal encontra-se dividido administrativamente em 18 distritos, mais 2 regiões autónomas que formam os arquipélagos dos Açores e Madeira.     

 

O país apresenta uma paisagem diversificada, das planícies alentejanas até ás praias, das principais cidades de distrito até ás aldeias históricas, aos monumentos nacionais, aos parques naturais, à gastronomia e ás tradições de cada região.

São diversos os locais que poderá partir à descoberta com família e amigos!

 

Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer algumas das principais atrações turísticas em PORTUGAL!

 

Portugal

Paisagem da cidade de Lisboa desde o Castelo de São Jorge

 

LISBOA

 

LISBOA tem uma beleza que não deixa ninguém indiferente. Os históricos monumentos, os miradouros, as sete colinas de Lisboa (Castelo, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant’Ana), os eléctricos, o rio Tejo, a gastronomia e o clima agradável durante praticamente todo o ano (média de 260 dias de sol por ano em Lisboa).

 

Lisboa- Portugal

Mosteiro dos Jerónimos – Belém- Lisboa

 

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS – LISBOA

 

Obra-prima da arquitectura portuguesa do século XVI, classificado como Monumento Nacional desde 1907 e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO desde 1983, o Mosteiro dos Jerónimos situa-se numa das zonas mais qualificadas de Lisboa, um cenário histórico e monumental junto ao rio Tejo onde também marcam forte presença a Torre e o Centro Cultural de Belém.

Em 7 de Julho de 2007 também foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

A sua construção iniciou-se, por iniciativa do rei D. Manuel I, no século XVI e prolongou-se por uma centena de anos.

O Mosteiro simboliza uma época em que Lisboa era a capital cosmopolita de um reino poderoso, no centro do diálogo e do comércio entre a Europa e todos os outros continentes.

 


SINTRA

 

SINTRA, com a sua imponente serra salpicada de palácios, igrejas e quintas senhorais, que se estende em ondas de verde até ao oceano. O fascínio dos aglomerados urbanos da Vila Velha, da Estefânia e das aldeias que dão colorido à charneca saloia, constitui um local previligiado por excelência, de inegável beleza e interesse cultural e natural.

Elevada a Paisagem Cultural do Património da Humanidade, atribuída pela UNESCO em 1995, Sintra é um imenso livro aberto cheio de imagens do passado, emolduradas numa Natureza fascinante.

 

Portugal

Palácio da Vila de Sintra

 

EXCURSÃO DE 1 DIA: SINTRA, CABO DA ROCA E CASCAIS


PARQUE NATURAL SINTRA-CASCAIS

 

O Parque apresenta uma grande diversidade de ambientes e paisagens que inclui dunas, florestas, lagoas, uma acidentada linha costeira com altas arribas interrompidas por praias, o imponente Cabo da Roca e, no centro, a magnífica Serra de Sintra e toda a área classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural e Património da Humanidade.

Esta zona é particularmente rica e variada do ponto de vista da fauna, da flora e da geomorfologia.

www.icnf.pt

 

Parque Natural de Portugal

Parque Natural Sintra-Cascais

 

CASTELO DOS MOUROS – SINTRA

 

O Castelo dos Mouros é uma fortificação militar testemunho da presença islâmica na região, de edificação provável entre os séculos VIII e IX e ampliado depois da reconquista. Sobranceiro à Vila de Sintra, a sua função era de atalaia, garantindo a proteção de Lisboa e arredores.

Foi adquirido e restaurado como ruína medieval, também ao gosto romântico da época, por D. Fernando II.

 

Roteiros turisticos desde Lisboa

Castelo dos Mouros- Sintra

 

PALÁCIO NACIONAL DA PENA – SINTRA

 

Implantados no topo da serra e fruto do génio criativo de D. Fernando II, príncipe de Saxe-Coburgo e Gotha e rei consorte casado com a Rainha D. Maria II, o Parque e o Palácio da Pena são o expoente máximo, em Portugal, do Romantismo do séc. XIX, e o mais importante polo da Paisagem Cultural de Sintra – Património Mundial. Construído a partir de 1839 em torno das ruínas de um antigo Mosteiro Jerónimo erigido no século XVI por D. Manuel I, e que D. Fernando adquiriu, o palácio incorpora referências arquitetónicas de influência manuelina e mourisca que produzem um surpreendente cenário “das mil e uma noites”. Em torno do palácio, o Rei plantou, com espécies vindas de todo o mundo, o Parque da Pena (85ha) que é o mais importante arboreto existente em Portugal.

 

Roteiros turisticos- Lisboa

Palacio Nacional da Pena – Sintra

 

AVEIRO

Percorra a pé as ruas do centro da cidade de Aveiro. Visite a Praça da República onde se situa os Paços do Concelho, a estátua José Estevão (figura responsável por importantes melhoramentos de Aveiro), a Igreja da Misericórdia. O Museu, a Igreja do Convento de Jesus, a Sé Catedral, a ria e os seus moliceiros.

 

Descobrir Portugal

Aveiro – Portugal

 

PASSADIÇOS DO PAIVA (Arouca)

 

Arouca, tem uma história milenar, situando-se na Bacia do Douro, no Norte do Distrito de Aveiro, a cerca de 50Km do Porto. O Arouca Geoparque talhado em xisto e granito e com um património geológico de milhões de anos, é classificado como Geoparque Mundial da UNESCO.

Uma terra de paisagens deslumbrantes, monumentos históricos, aldeias tradicionais, gastronomia, artesanato, os passadiços do Paiva, praias fluviais e as águas bravas do rio Paiva para Rafting, percursos pedestres, entre muitas outras actividades.

 

PASSEIO TURISTICO AVEIRO E COIMBRA EM 1 DIA

 

Coimbra situa-se no centro de Portugal, a cerca de duas horas de Lisboa, e uma hora de distância do Porto. Descubra o passado fabuloso de uma cidade milenar com memórias judaicas, árabes e cristãs.

As ruas centenárias, a imponência da Sé Velha, o edifício romano do Museu Machado de Castro ou a Universidade de Coimbra que constitui grande parte da cidade, são exemplos da grandiosa beleza daquela que é conhecida como a cidade dos estudantes.

Coimbra, um local de grande importância na história e tradição! Uma cidade milenar a descobrir!

 

Descobrir Portugal

Coimbra – Portugal

 

PORTO E NORTE

 

Passeie pelo centro histórico do Porto, admire os edifícios antigos e as obras dos arquitectos contemporâneos como Siza Vieira e Souto Moura.

Faça um cruzeiro pelo rio Douro, ou percorra as suas margens num combóio histórico, atravessando o Douro Vinhateiro, a mais antiga região vinícola demarcada do mundo.

Visite Guimarães e seu castelo, berço de Portugal. Em Viana do Castelo suba ao Santuário de Santa Luzia durante as animadas romarias e, em Braga, a cidade dos arcebispos, não perca a Sé mais antiga de Portugal. Pratique desportos radicais em áreas protegidas da Peneda-Gerês, Alvão e Montesinho, ou simplesmente descanse e goze a beleza destes locais. Siga a rota do Vinho Verde e visite Ponte de Lima, Monção e Amarante.

 

CRUZEIRO PELO RIO DOURO

PINHÃO: PASSEIO DE BARCO RABELO

TOUR VALE DO DOURO

EXCURSÃO DE VINHOS NO DOURO COM ALMOÇO E CRUZEIRO

 

Existem várias rotas que pode realizar na Região do Douro como as rotas ligadas à cultura do vinho (Rota do Vinho do Porto e Rota dos Vinhos de Cister), a Rota do Vale do Côa entre outras culturais que existem como a Rota do Românico, fazer diferentes tipos de cruzeiros/passeios de barco ou comboio, trilhas, passeios de carro ou até mesmo fazer algumas destas combinações.

Na zona vinhateira, durante os meses de Setembro/Outubro, várias quintas das afamadas marcas de vinho do Douro possibilitam a participação na confeção do vinho, desde a colheita até ao seu armazenamento. Ao visitar uma quinta pode participar em provas de vinho…o Vinho do Porto, o Moscatel, os vinhos de origem controlada DOC Douro e os vinhos Espumantes fazem as delícias dos apreciadores. É também durante esses meses que os vinhedos ganham várias tonalidades, variando entre o verde e o vermelho-acastanhado tornando a paisagem ainda mais singular e cheia de vida.

 

Descobrir Portugal

Douro- Portugal

 

ALENTEJO

 

Percorra o centro histórico  de Évora, e visite o Templo Romano, a Sé e a Capela dos Ossos na Igreja de São Francisco.

Siga o circuito megalítico descobrindo as antas e os dólmenes, ou opte pela Rota do Fresco e visite as Igrejas de Alvito e Viana do Alentejo.

Descubra o património secular de Marvão, Castelo de Vide e Monsaraz. Descanse nas praias quase selvagens do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ou passe uns dias a bordo de um barco-casa no grande lago do Alqueva.

Visite Mértola, verdadeiro museu a céu aberto, junto ao Rio Guadiana.

 

Portugal

Alentejo

 

ÉVORA

 

A visitar…

Praça do Giraldo – Praça central da cidade, composta com arcadas a toda a volta e comércio local. Foi local da feira franca no tempo de D. Dinis, local de comércio, torneios, justas e touradas.

Sé Catedral de Évora – A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Catedral de Évora, ou simplesmente Sé de Évora, apesar de iniciada em 1186 e consagrada em 1204, esta catedral de granito só ficou pronta em 1250. É um monumento marcado pela transição do estilo românico para o gótico, marcado por três majestosas naves.

Igreja de S. Francisco (séc.XIII)- Edificada por D.João II e concluída no reinado de D. Manuel I. Exemplar notável gótico, a igreja tem uma só nave (uma das maiores de Portugal), ladeada por capelas comunicantes.

Capela dos Ossos – É um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

 

Portugal

Templo de Diana – Évora

 

EXCURSÃO DE VINHOS  EM ÉVORA

Saboreie as melhores iguarias da região do Alentejo. Em todos os concelhos há especialidades absolutamente imperdíveis e vinhos de excelência. São sabores e aromas únicos que fazem do Alentejo um dos locais mais reconhecidos pela arte de bem receber.

Uma boa aposta é seguir a Rota dos Vinhos que atravessa os concelhos de Moura, Alvito, Vidigueira, Beja, Ferreira do Alentejo, Borba, Redondo, Mourão, Estremoz, Cuba, Reguengos de Monsaraz, Mora, Évora, Vendas Novas, Alandroal, Arraiolos, Sousel, Montemor-o-Novo, Campo Maior, Avis, Portalegre, Arronches, Monforte e Fronteira, e onde vai encontrar adegas de portas abertas para receber enófilos e apreciadores.

 

ÉVORA E MEGALÍTICOS – CROMELEQUE DOS ALMENDRES 

O Cromeleque dos Almendres localiza-se no concelho de Évora. Constitui-se num círculo de pedras pré-histórico (cromeleque) com 95 monólitos de pedra. É o monumento megalítico do seu tipo mais importante da Península Ibérica, e um dos mais importantes da Europa, não apenas pelas suas dimensões, como também pelo seu estado de conservação.

 

ALGARVE

 

Algarve tem cerca de 200 quilómetros de costa à sua disposição. Arribas, extensos areais,

praias desertas, algumas premiadas, outras menos conhecidas. O litoral algarvio inicia-se no parque natural da costa vicentina e vai até Vila Real de Santo António no extremo oposto.

A região ocidental é designada por Barlavento. O litoral é caracterizado de praias com falésias e formações rochosas. Costa de arribas, altas e escarpadas.

A região oriental é designada pelo Sotavento algarvio.  Nesta zona as águas são de temperatura mais quentes e a erosão marinha nesta zona está mais presente. Zona de costa de praia baixa e arenosa e dunas que definem o Sotavento.

 

Portugal

Albufeira- Algarve – Portugal

 

PORTIMÃO

O concelho de Portimão fica situado entre a Ria de Alvor (a poente) e o estuário do rio Arade (nascente). O litoral é caracterizado por costa rochosa e de areia fina dourada.

 

CRUZEIRO DE 2 HORAS ÁS GRUTAS DE BENAGIL

PASSEIO DE KAYAK ÁS GRUTAS DE BENAGIL

 

LAGOS

PASSEIO DE 2 HORAS EM CAIAQUE

TOUR DO ALGARVE MEIO DIA: LAGOS E SAGRES

 

ILHA DA MADEIRA

 

Admire a deslumbrante vegetação da floresta Laurissilva, na Ilha da Madeira, seguindo os caminhos das Levadas. Experimente uma viagem alucinante, descendo do Monte até ao Funchal num carro de vime. Prove as iguarias gastronómicas como as espetadas ou o peixe-espada.

Relaxe num spa, nas piscinas naturais de Porto Moniz, ou no extenso areal dourado da praia da Ilha de Porto Santo.

Leve consigo  um pedaço da Ilha numa garrafa do famoso vinho da Madeira, nas  flores e frutas variadas, ou no artesanato,  como os bordados e vimes.

 

Ilha da Madeira

Santana- Ilha da Madeira

 

OBSERVAÇÃO DE GOLFINHOS E BALEIAS

VISITA GASTRONÓMICA E VINHA TURÍSTICA NO FUNCHAL

 

FUNCHAL 

 

Visite o centro do Funchal, percorrendo a Estrada Monumental até à Rotunda do Infante.

Mercado dos Lavradores- Visite o principal mercado do Funchal.

Jardim Botânico-  Desfrute da bonita panorâmica sobre a baía do Funchal e das inúmeras espécies de plantas.

Visite ainda, uma fábrica de bordados próxima e prove os vinhos da Madeira.

Jardim Tropical Monte Palace-  Inúmeras espécies de plantas de todo o mundo, lagos, fontes, jardins orientais e painéis de azulejos antigos.

 

Mercado dos Lavradores do Funchal- Ilha da Madeira

 

ILHAS DOS AÇORES

 

Visite a ilha de São Miguel, aprecie as suas nascentes vulcânicas, as Lagoas do Fogo e das Sete Cidades, e saboreie um Cozido nas Furnas.

Na Terceira percorra o centro histórico de Angra do Heroísmo.

Suba ao pico da Ilha do Pico, o ponto mais alto de Portugal (2350mts.),  e admire o Pico Vinhateiro.

Aventure-se num passeio de barco para observar as baleias.

No Faial tome um gin tónico na Marina da Horta, ponto de encontro de navegantes de todos os países do mundo.

 

Aluguer automóvel nos Açores- Portugal

São Miguel- Açores

 

CRUZEIRO COM OBSERVAÇÃO DE BALEIAS

AÇORES: EXCURSÃO DE 1 DIA A ILHA TERCEIRA

 

 

Terceira

 

Fortalezas, conventos, casas antigas de fachadas coloridas, fazem desta a ilha dos “monumentos”. Conheça Angra do Heroísmo e a Praia da Vitória.

 

Arquipélago dos Açores- Portugal

Ilha Terceira – Açores

 

LESTE DE SÃO MIGUEL: EXCURSÃO DE 1 DIA COM ALMOÇO

As Furnas (e o seu o famoso Cozido das Furnas) , o parque Terra Nostra e as lagoas das Sete Cidades e do Fogo são as maiores atracções turísticas, mas há muito mais para ver nesta magnífica ilha!

 

Cozido das Furnas- São Miguel

 

Como ir/ reservar?

Escolha o seu alojamento aqui.

Para aluguer de automóvel, aqui.

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural