9 Out

MAPA GASTRONÓMICO EM PORTUGAL

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

#53 RESTAURANTES EM PORTUGAL

Portugal é uma referência nacional e internacional ao nível da gastronomia e dos vinhos. Muito pela força da sua diversidade, da riqueza das suas iguarias onde podemos referenciar como exemplo, as carnes produzidas na região alentejana ou beirã, o peixe e marisco captado na zona litoral do país, os enchidos e os queijos, ou os doces conventuais.

A diversidade de vinhos e os prémios obtidos em Portugal e no estrangeiro, tornam o país num destino de referência mundial.

Vamos conhecer um pouco de cada região, seus costumes gastronómicos e restaurantes nacionais.

 

Mapa Gastronómico de Portugal  @ Turiventos turismo

 

 

REGIÃO NORTE

Região Norte do País- Distritos

 

 

DISTRITO DE VIANA DO CASTELO

Carne: Sarrabulho de Ponte de Lima | Posta Barrosã | Rojões à moda do Minho |

Peixe e Marisco: Polvo à Lagareiro | Caldeirada de marisco | Lampreia à moda do Minho | Trutas de Paredes de Coura

Doces: Barquinhos Vianenses | Biscoitos e Cavacas de Viana | Bolo-rei Escangalhado de Viana

 

Dicas dos membros…

 

Luzia Fortuna : “Em Darque tem o Santoinho. Um recinto que proporciona uma experiência de arraial minhoto com sardinha assada, broa de milho e vinho à descrição, música ao vivo e rancho folclórico até as 2h da manhã.”

Luzia Fortuna : “ Em ponte de Lima é obrigatório experimentar o arroz de sarrabulho. Em Caminha, este verão jantei num restaurante fabuloso mesmo. Chama-se Solar dos pescados. O ambiente é super acolhedor com música ambiente som baixo, sem tv ligados, um serviço primoroso e a carne que comemos… Super tenra e deliciosa. Este é um restaurante que recomendo a quem passar por Caminha e que eu irei voltar.”

Luzia Fortuna : “Em Viana do Castelo prove as Bolas de Berlim do Natário.”

Ró Vale : “Ponte de Lima, come- se que é uma maravilha….comi lá um arroz de sarrabulho e uns rojões á minhota,com um vinho verde Alvarinho,de comer e chorar por mais….e leite creme queimado,uma delícia!!!!”

 

 

DISTRITO DE BRAGA

Carne: Arroz de sarrabulho | Frigideiras (Braga)| Arroz de frango de “pica no chão”

Peixe e Marisco: Bacalhau com broa | Bacalhau à Narcisa| Trutas em vinho tinto| Arroz de cabrito| Caldeirada de cabrito

Doces: Toucinho-do-céu | Tortas de Guimarães| Pudim Abade de Priscos

Dicas dos membros…

 

Mario Correia: “ BRAGA- Santo André próximo do braga shopping”

Carvalho Rui  : “BRAGA- Restaurante velhos tempos”

Teresa Maria Magalhaes  : “Braga experimente a francesinha na taberna belga”

Laura Sofia Pereira : “ BRAGA- Tasca do Paiol (só com reserva), Taberna Belga (para as francesinhas, prepare-se para esperar um pouco, não da para reservar), Taberna Inglesa (para os bifes), Cozinha da Sé (perto do centro,contar +/- 45.00€ 2 pax), Gato do Rio (tradicional portuguesa), Carreira do Tiro (excelente bacalhau e muito em conta), Forno Mágico (tem de tudo,restaurante e taberna a preços razoaveis), Domus Vinum (no centro para tapas), …”

 

 

DISTRITO DE VILA REAL

Carne: Açorda de Espargos (acompanhado de carne) | Cabrito frito com migas | Milhos com Carne de Porco de Vinha-d’Alhos | Misto Maronês | Bochecha Bisara com Açorda de Cogumelos

Peixe e Marisco: Filetes de polvo grelhado | Bacalhau com Broa

Doces: Toucinho-do-céu de Murça

 

Dicas dos membros…

 

Renato Ramos: “ VILA REAL- Chaxoila “

Carla Rodrigues : “VILA REAL- Restaurante terra de montanha”

Joana Santos : “ VILA REAL- Restaurante: Sr Vinho.”

Pedro Morais: “  Em vila real tem o restaurante “bons tempos” ou o chaxoila”

 

 

DISTRITO DE BRAGANÇA

Carne: Alheira de Mirandela | Salpicão e presunto | Cozido à transmontana | Cabrito de Montesinho | Posta mirandesa | Carne de porco com castanhas

Peixe e Marisco: Bacalhau com presunto

Doces: Doce de ovos com amêndoas | Doce de castanhas

 

Dicas dos membros…

 

Raquel Gonçalves : “Restaurantes em Bragança : O solar , o Poças , Pizaria Gondola , a Pousada , o Batoque ! Ou em Gimonde o restaurante o Abel com a bela posta”

Sónia Santos: “ Em Chaves recomendo-lhe o restaurante Flávia Pensão Hotelaria! Come-se o que nos colocam na mesa (não há menú) e no final paga-se o que acharmos justo (não há conta)… uma experiência muito interessante! Entre entradas frias, quentes e prato principal saímos de lá a rebolar! Pratos e produtos tradicionais com muito boa qualidade! E tem a oportunidade de ouvir boa música tradicional ao vivo! Ando para regressar lá, fiquei fã!”

Vagner Marques : “Visite zamora e para comer experimente o abel ou o d. Roberto em Gimonde junto a Bragança. Em Chaves vá à Tasca do Faustino. “

 

 

DISTRITO DO PORTO

Carne: Francesinha | Tripas à moda do Porto | Papas de Sarrabulho | Rojões | Cabrito assado

Peixe e Marisco: Trutas em vinho tinto | Bacalhau

Doces: Pudim à Abade de Priscos | Doces conventuais

 

Dicas dos membros…

 

Sónia Duarte: “ Postigo do Carvão na ribeira do porto e locanda em Gaia. .. todos os restaurantes ali junto ao rio do lado de Gaia … mas no geral come bem em todo o lado… ali na zona da reitoria/praça dos leões tmb tem e claro Capa Negra

Marina Ponto Santos: “ No Porto restaurantes: Cervejaria Brasão (francesinhas e bifes que parecem manteiga mesmo ao pé dos aliados) , Zé Botas (pratos típicos com decoração muito gira perto do hospital santo António) , Jimao (tapas super boas na ribeira), taberna dos mercadores (pratos típicos perto da ribeira numa pequena adega é preciso reservar), Shiko (tasca japonesa inigualável), Wine Quay Bar (tábuas de queijos e enchidos portugueses com uma larga escolha de vinhos na ribeira com vista sobre a ponte), 

Tascas no Porto : Casa Alfredo, O Buraco, Guedes (famosa sandes de pernil com queijo da serra) 
Gaia: taberna do Manel no cais, Kanpai na afurada (o melhor sushi dos arredores)
 

Juca Moutinho: “ Comer bem e barato na baixa do Porto é uma missão cada vez menos complicada. Por causa da crise, e para agarrar os clientes que estão a apertar os cordões à bolsa, há vários sítios com opções que ficam por menos de 5 euros. A Praça deixa-lhe 10 sugestões de locais onde a boa relação qualidade/preço é garantida.


Galeria de Paris
Situado na rua com o mesmo nome, o restaurante Galeria de Paris começa a servir a partir das 8h30 e só termina o serviço às 3h da manhã, todos os dias. Com a casa sempre cheia, serve pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Para uma refeição económica, o restaurante oferece várias alternativas que rondam os 4, 5 euros, com café incluído.


Tarantino
A pizaria Tarantino, aberta há cerca de um ano, tem como temática o cinema, que é relembrado em toda a decoração. Situada na Praça Carlos Alberto, o Tarantino oferece 15 pizas diferentes que vão das mais clássicas às mais inovadoras. Para o cliente ficar satisfeito, a gerência garante que só precisa de meia pizza, que custa entre os 3, 45 e os 5 euros. Para acompanhar a refeição, os refrigerantes custam um euro e as bebidas alcoólicas (com excepção das bebidas brancas) têm um preço que nunca ultrapassa os 1, 8 euros. Se não é adepto de pizas, o Tarantino tem outros pratos na ementa que lhe podem agradar: saladas, tostas, sandes e lasanha. Está aberto de segunda a sábado, das 7h às 2h da manhã.


Low-costa.come
Como o nome indica, o Low-costa.come oferece aos seus clientes refeições a baixo custo, algo que tem atraído muitos clientes. Aqui pode comer uma francesinha por 3, 99 euros ou compor o seu próprio prato, em regime self-service, sendo que os preços vão variando: a batata frita e o ovo custam 70 cêntimos, o arroz branco 50 e a bebida 60. Situada nos Aliados, a casa está sempre cheia.


Tapas Santa Catarina
Abriu portas em 2012 com o objectivo de trazer à zona da Rua de Santa Catarina produtos regionais e tapas confeccionadas com sabores bem apurados, ervas aromáticas e especiarias. O Tapas Santa Catarina serve diariamente um menu económico composto por prato, sopa e bebida por 3,95 euros, com 10 sugestões diferentes, sendo o creme de cogumelos um dos pratos mais elogiados pelos clientes.


Lagostim
Situado em plena baixa do Porto, na Praça Filipa de Lencastre, o Lagostim é um restaurante que aposta nos pratos de cozinha tradicional portuguesa. Os preços dos pratos do dia variam entre os 4,8 e os 5,5 euros e na ementa vão aparecendo arroz de pato, sardinhas panadas com arroz malandrinho, entre outros. Está aberto de segunda a domingo, com excepção de sábado, das 9h às 23h.


Retiro Bom Sucesso
Com pratos económicos até 4 euros, o Retiro Bom Sucesso, na praça com o mesmo nome, atrai sempre muitos clientes à hora de almoço. Na ementa, destacam-se o bacalhau, as bifanas, o entrecosto e as costeletas grelhadas.


Confeitaria Cunha
Localizada na Rua Sá da Bandeira, a Confeitaria Cunha tem, diariamente, um prato económico que custa 5 euros. A variedade da ementa é garantida, sendo que apresentam 8 opções, das quais são exemplos o cozido à portuguesa e bacalhau à Brás. O bufê tem um preço de 9,9 euros e inclui 10 tipos de saladas, 3 tipos de entrada, 2 tipos de carne e de peixe e 14 tipos de sobremesa.


Deu-la-deu
Na mesma rua, o Deu-la-deu oferece um prato do dia que custa 3,5 euros, que pode ser carne ou peixe. A especialidade da casa é a bola de carne.


TrêsMarias
O restaurante TrêsMarias, no Porto Gran Plaza, na Rua Fernandes Tomás, confecciona receitas de uma forma saudável e económica. De segunda a sábado, ao almoço, são servidos entre 4 a 6 pratos distintos (carne, peixe e vegetariano), disponíveis em menus de 5 e 6,5 euros. A partir das 16h pode levar para casa as refeições que sobraram do almoço por 3 euros.


Maus Hábitos
Com uma bela vista sobre o Porto, almoçar no Maus Hábitos é uma experiência saudável e económica. Os almoços são vegetarianos e um dos menus inclui uma salada e um sumo e custa 4 euros; outro inclui entrada, sopa, bebida, prato e café e fica por 7,5 euros. Este espaço de intervenção cultural fica na Rua Passos Manuel e serve almoços das 12h às 15h.”

 

 

REGIÃO CENTRO

Região Centro de Portugal- Distritos

 

 

DISTRITO DE AVEIRO

Carne: Leitão da Bairrada | Feijoada de Leitão

Peixe e Marisco: Espetadas de mexilhões | Caldeirada de enguias | Arroz de Lampreia

Doces: Ovos moles de Aveiro | Fios de ovos de Aveiro |Doces da Curia

 

Dicas dos membros…

 

Carlos Luis : “Aveiro prove os ovos moles”

Lígia Gouveia: “ Em Aveiro aconselho a provar as tripas do Têzero, a almoçar/jantar na Praça do Peixe e se ainda tiver apetite lanche na Disha Gourmandise, onde comi o melhor bolo de frutos vermelhos do mundo!”

Carla Rodrigues: “ Sou de Aveiro e as melhores tripas e mais conhecidas são as do Zé da tripa na costa nova”

Regina Marvão: “ Em Aveiro prove os melhores ovos moles da Maria da apresentação cruz e herdeiros ( é a casa mais antiga, desde 1882. São feitos ainda a forno a lenha e tacho de cobre. Tem outras delícias cm as raivas, alemães, bolachas) almoçar ou jantar na zona da praça do peixe. “

Helena Lopes Ribeiro: “ No Mercantel e no Telheiro come-se bem.Recomendo.Para bacalhau, experimente o “Batista do Bacalhau”, que fica a poucos Km de Aveiro e é muito bem.Acho que é em Areias de Vilar.Se for no fim de semana recomendo marcar mesa.Tb fui ao dia de semana e estava bastante gente….Boa estadia”

 

 

DISTRITO DE VISEU

Carne: Cabrito assado no forno (Caramulo) | Arroz de carqueja|Rancho à  moda de Viseu | Posta Arouquesa

Peixe e Marisco: Bacalhau à Lagareiro | Polvo assado

Doces: Castanha de ovos de Viseu

 

Dicas dos membros…

 

Fábio Costa : “Quinta da Margarenha”

Marilia Almeida : “Cortiço _ 5 estrelas.”

Paulo Mateus : “Cortiço , muralhas da sé , improviso”

Inês Machado Loureiro : “Está interessada em algum tipo de comida em especial? A pensão rossio tem das melhores postas que já comi. Para petiscos tem o Dux, a taberna da milinha (o meu preferido) e o Maria Xica ( da última vez que lá fui foi muito bom, mas das anteriores demorou muito), comida típica portuguesa tem o cantinho do Tito , o santa luzia (este bastante mais caro, mas muito, muito bom), e o muralhas da sé, o vintage tem hambúrgueres óptimos (mesmo! Experimente um jardins efémeros), marisco tem o Casablanca.”

Inês Machado Loureiro : “Não tem o melhor ambiente (quero dizer, é uma marisqueira..), mas tem um óptimo arroz de polvo e arroz de marisco, sapateira, … . Os bifes também são bons.”

Vitor Figueiras : “Casa Arouquesa… das melhores Vitela assadas que comi”

Conceicao Pinto : “A casa da Fernanda Amaral. “

Daniel Espinhal : “1- Casa Arouquesa: boa carne. Espaço agradável. Preço médio/médio-alto.
2- Budega: preço médio. Optima batata assada e carnes.
3- Forno da Mimi: espaço agradável, cozinha eclética; preço médio/ médio-alto.”

 

 

DISTRITO DE COIMBRA

Carne: Leitão assado da Bairrada | Chanfana (Coimbra)

Peixe: Arroz de Lampreia (Coimbra) | Espetada de Mexilhões (Figueira da Foz)

Doces: Arrufadas (Coimbra) | Pastéis de Santa Clara (Coimbra) | Pintos da Tocha (Coimbra) | Pastéis e brisas da Figueira (Figueira da Foz) | Tigelada (Coimbra)

 

Dicas dos membros…

 

Pedro Couto : “Pátio da Inquisição!”

Margarida Pereira : “O Telheiro”

Maria Joao Ferreira : Dux Taberna Urbana”

António Vinha : “ZÉ MANEL DOS OSSOS”

Augusto Marques: “ O Vítor saída de Coimbra para a Mealhada bom e preço acessível”

Pedro Lopes : “Se for para a Lousã, a Casa Velha no centro perto do mercado e o Burgo junto às piscinas naturais !”

Tânia Bento “Praxys é mt bom, mas não é mt barato”

António J C Fontes: “ Dux – Petiscos e vinhos na rua dos Combatentes ou no da Baixa de Coimbra ( ao lado da Vodafone) ou então Navegadores – Pestiqueira Portuguesa na rua do Brasil (este é mais em conta)”

Susana Fernandes : “Temudu’s, o cantinho dos reis..”.

Margarida Matos : “Posso recomendar restaurantes: a não perder Tasca Manel dos Ossos (beco do forno), restaurante A Taberna.”

Marisa Maganinho: “ É a primeira vez que vai estar em Coimbra ? Restaurantes aconselho: Dux, Petiscos e Vinhos , a Hambugueria ” Lá Vara ” junto ao Portugal dos Pequenitos e logo ao lado tem a gelataria “Novalis” com os melhores gelados, crepes e afins da cidade . Ainda dentro da ideia dos restaurantes, tem o Napolitano, um pouco mais caro mas de uma qualidade extrema … depende do que querem gastar . Tem os prazeres da carne mais virado para a picanha e o Compostu Tavern com umas francesinhas otimas. A zona da noite é na praça da república e lá tem imensos bares onde pode passar a noite. Para visitar temos o Jardim Botânico, a Quinta da Lágrimas, o Convento de Santa Clara a Velha, a Igreja Santa Cruz e o mítico café Santa Cruz . Tem o quebra costas que dá acesso às faculdades e é lindíssimo . “

 

 

DISTRITO DA GUARDA

Carne:  Cabrito com migas de batata | Cabrito e papas de carolo (Belmonte) |  Javali (Sortelha)

Peixe:Bacalhau recheado com presunto | Trutas (Sabugal)

Doces:Migas doces de amêndoa| Gargantas-de-freira (Covilhã)

 

Dicas dos membros…

 

Cristiana Valente : “Restaurante o Mário na estrada nacional que vai para o fundão, Quinta da amoreira covilha, restaurante O lago Covilhã. “

Maria Helena : “Se for por Seia pode visitar o Museu do Pão e o Museu do Brinquedo(se for com crianças não pode perder as duas visitas……..vão adorar) e almocem no Hotel Camelo…………….sempre com muita qualidade e com pratos tradicionais………….lá a tradição familiar continua com muita qualidade.recomendo vivamente………..aconselho que suba por SEIA e no Sabugueiro compre um belo queijo da Serra,certificado…..nas casas com referência……claro………muita atenção a isso…..”

Daniella Mendes : “O Albertino, em Folgosinho, perto de Gouveia. Mas tem de reservar, está sempre cheio.”

Vera Branco : “O Sopas – Refúgio, Covilhã. É um restaurante pequeno mas os pratos são óptimos e baratos.”

José Diniz Freire : “Sem dúvida o Albertino, ou então, o Camelo em Seia ou oGuarda-Rios na Barriosa”

Pedro Couto : “Ponte dos Cavaleiros no Arcozelo da Serra ou Albertino em Folgosinho”

Carla Afonso : “Casa Martins em Sabugueiro..economico ..simples e comida caseira..a chanfana é óptima”

Manuela Santos : “O Museu do pão em ceia muito bom o Albertino em Folgozinho é mais barato mas é bom”

Vitor Silva : “Museu do pão em Seia ou Alambique entre Covilhã e Fundão”

 

 

DISTRITO DE CASTELO BRANCO

Carne: Laburdo (C.Branco) | Empadas de Castelo Branco | Cabrito assado | Cabrito recheado (Alcains)

Peixe e Marisco: Miga de peixe (Malpica do Tejo)

Doces: Broas de mel | Papas de carolo (C.Branco) | Biscoitos de azeite (Castelo Branco) | Tijelada (Castelo Branco)

 

Dicas dos membros…

 

Tica Figueiredo: “  Em termos de gastronomia, nao sei recomendar nenhum prato típico da zona, contudo recomendo a Marisqueira O Paulo, experimenta o Solomilho deles, é divinal. “

Hélio Henriques: “ Se vier do lado de abrantes; tem que parar em Vila Velha de Ródão, tem as lindíssimas portas de Ródão, uma das nomeadas para as 7 maravilhas de Portugal, depois tem uma aldeia que se chama Foz do Cobrão, aldeia de xisto onde pode aproveitar para almoçar ou jantar, no restaurante Vale Mourão.”

Joaquim Melo: “ Aconselho-o a ficar em Castelo Branco (cidade). A partir de lá pode visitar facilmente as aldeias historicas de Monsanto e Idanha a Velha num dos dias. Pode ir a Belmonte noutro dos dias (cerca de 80 km para Norte), uma vila bonita com um castelo lindissimo e bem preservado. Come-se bem em qualquer restaurante de Belmonte. alguns bastante em conta, é só perguntar aos locais. Pode ir noutro dia à serra da Estrela subir à torre e descer pelo vale glaciar até a vila de Manteigas (veja o viveiro das trutas). “

 

 

REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO

Região de Lisboa e Vale do Tejo- Distritos

 

 

DISTRITO DE LISBOA

Carne: Cabrito assado no forno

Peixe e Marisco: Pastéis e pataniscas de  bacalhau (Lisboa) | Peixinhos da horta e os ovos verdes (Lisboa) | Sopa rica de peixes (Lisboa) | Bacalhau assado na brasa | Arroz de Tamboril | Polvo à Lagareiro | Espetada de Tamboril

Doces: Pastéis de Feijão (Torres Vedras) | Queijadas e travesseiros (Sintra) | Pastéis de Belém (Lisboa)

 

Dicas dos membros…

 

Daniela Melita Mendes : “Só conheço em caldas da rainha. Fica muito perto de Óbidos.
Chama-se a Taberna do Albertino e é numa terra que tem um nome para mim muito inspirador: imaginário! Come-se lindamente é um restaurante muito típico.”

Marta Branco : “Melhor que esse só o Cruzeiro! Da mesma família mas a comida é óptima também! Tem umas espetadas de porco e camarão divinas!”

Marta Silva : “Peniche: Tasca do Joel. Óbidos:na Usseira, O Poço dos Sabores”

Maria de Sousa: “ Em Peniche tem o Sardinha”

Marina Ponto Santos: “ Em Óbidos recomendo ir ao Jamon Jamon, fica junto as muralhas, um local pequeno muito acolhedor com comida fantástica. É melhor reservar e preferir ir ao jantar “

Marta Branco: “ Sou da zona com casa mas Caldas e em Peniche. Em peniche aconselho a Tasca do Joel ou o Sardinha. Em Óbidos, a restauração e cara… Mais vale fazer uns KMS e ir até às Caldas ou até depois… Há o Guisado (espetadas de porco com camarão), Taberna do Manelvina (grelhados tipo “rodízio”) e nas Caldas há a Capelinha do Monte onde se come bom peixe!”

Isabel Cunha: “ Peniche – O Parque experimente o alfaquique com açorda de ovas. Eu não vou à Tasca do Joel…. Óbidos – O Poço dos Sabores.”

Carla Tourita: “ Perto de Óbidos, na Usseira, o já referido Poço dos Sabores. Em Peniche, dependendo do que quer gastar, há mt oferta. Para marisco fresco e qualidade no atendimento, recomendo Os cortiçais.”

Carla Tourita: “ Restaurante “Os cortiçais”- lugar muito calmo, com uma excelente vista para o mar. Muito bom atendimento e qualidade.”

 

 

DISTRITO DE SANTARÉM

Carne: Sopa da pedra | Galo de Cabidela | Couves com coelho frito

Peixe e Marisco: Lampreia | Açorda de Sável| Açorda de Cherne| Bacalhau com migas | Canja de bacalhau | Massada de Robalo

Doces:  Suspiros de Santarém | Ésses de amêndoa | Doce de abóbora com nozes

 

Dicas dos membros…

 

Francisco Graca : “FÁTIMA- O melhor? De loooongeeee o Tia Alice”

Catarina Faustino Leitão Martins : “FÁTIMA- Se for caso de um sítio mais em conta, o Restaurante Bia é bem porreiro e fica pertíssimo do Santuário.”

Gonçalo Bastos: “ FÁTIMA- Charbonada, Fandaguita, perto na Batalha temos o Burro Velho que é top .”

 

 

DISTRITO DE LEIRIA

 

Dicas dos membros…

 

Maria Zarcos : “Luna o melhor restaurante de Leiria. Tem que reservar. Depois há na praca rodrigues lobo varios o mata bicho, a taberna da praça um pouco mais a frente o pé do riu … mas o melhor é o Luna”

Antonio Azevedo : “O menino, adega regional da azoia, casarão, Manel, tromba rija, …”

Susana Rocha : “Casinha velha, achei espectacular. Fui lá uma vez por acaso por ter boas críticas no zomato (creio eu), e nunca mais me esqueci deste restaurante. Quando voltar a passar em Leiria lá irei novamente. É carote, mas vale bem a pena!”

Carlos M. Batista : “Tromba Rija”

Ana Barros : “Matilde Noca”

Noelia De Oliveira : “Luna, pé do rio, junto ao mercado Santana existe um modesto mas com umas espetadas de lulas maravilhosas. Para um lanche visite espaço Eça  rua direita junto a Se.”

 

 

REGIÃO SUL (ALENTEJO E ALGARVE) 

Mapa da região Sul: Alentejo e Algarve

 

 

DISTRITO DE SETÚBAL

Carne: Sopa de cozido| Cozido à portuguesa | Cataplana de borrego com poejo

Peixe e Marisco: Peixe fresco de Setúbal ou Sesimbra | Arroz de tomate com enguias | Choco Frito de Setúbal | Açorda de marisco| Feijoada de marisco|Arroz de mexilhão

Doces: Ovos queimados

 

Dicas dos membros…

 

Odete Campão Farhat : “choco frito em SETUBAL- Perto dos barcos para tróia, na avenida Luísa Todi em frente à Repsol tem vários.”

Joana Caldeira : “choco frito em SETUBAL- Leo do choco, na Av. Luisa Tody quem vai para as praias.”

Graça Estiveira Roque : “choco frito em SETUBAL- Casa Santiago, prefiro sem dúvida, junto à rotunda da Repsol em frente aos Ferry’s, muito bom, excelente qualidade /preço e mais rápido, enquanto o Leo tem filas muito demoradas”

Joao Marques : “rei do choco frito, tb conhecida casa santiago”

Vitor Contumélias : “A criação do prato de choco frito, foi feito pelo fundador da Casa Santiago, todos os outros vieram depois sendo no entanto quase todos família (Cais 56, Léo do petisco). Para mim o melhor é a Casa Santiago, afinal foi ali que tudo começou. Situa-se em frente á rotunda que tem as sardinhas junto aos Ferrys para Tróia”

 

 

DISTRITO DE PORTALEGRE

Carne:Sopa de castanha| Ratatau| Tomatada de galinha|Sopa de miúdos |Coelho de cachafrito | Carne de Alguidar| Pezinhos de Coentrada | Arroz de Lebre

Peixe e Marisco: Alhada de Cação| Arroz de Línguas de Bacalhau

Doces:  Sericaia com ameixa

 

Dicas dos membros…

 

Valéria Vasconcellos: “ O melhor restaurante da zona:Hotel Sever Rio- Portagem- Marvão”

Francisco Luis : “Restaurante o corvo bem perto das Minas de S.domingos as melhores moelas que eu comi até hoje , entre outras coisas.”

Luis Ribeiro : “Solar do forcado em Portalegre. “

Luis Ribeiro : “Ou o milhomens ou o tachinho na portagem”

Cristina Mira : “come muito bem na Portagem, na Churrasqueira ou no Sever ( + caro, mas com uma vista soberba para o rio Sever ).”

Filomena Fonseca : “Djohny só para provar em Castelo de Vide”

Carmen Castro : “Confraria em castelo de vide”

Nadia Lourenço : “Acabei por jantar por indicação do hotel onde fiquei e comi linfamente no restaurante Regata em Alpalhão- Nisa- Portalegre”

Joana Carrilho : “D. Pedro V em castelo de Vide .”

 

 

DISTRITO DE ÉVORA

Carne: Cozido de grão à alentejana| Cabrito ou borrego assado no forno| Perdiz estufada|  Migas à alentejana | Sargalheta de Évora|  Burras ou queixadas de porco no forno

Peixe e Marisco: Sopa de cação | Açorda alentejana Caldeta (caldeirada de peixe do rio)

Doces: Queijadas de Évora| Pão de rala| Encharcada de Mourão | Sericaia com ameixa

 

Dicas dos membros…

 

Ana Mafalda Rebocho: “ ÉVORA- Moinho do Cu Torto ou Adega do Alentejano”

Carolina Curado: “ ÉVORA- Restaurante Quarta feira. Mesmo bom!”

Sandra Rocha: “ ÉVORA- O restaurante no Hotel D. Fernando. Adorei tudo o que la comi…tem uma excelente cozinha!”

Tiago Ferreira: “ ÉVORA- Fialho, Tasquinha D’Oliveira, Café Alentejo, Luar de Janeiro”

Débora Rodrigues: “ Em Évora, adega Vinho e Noz, restaurante 1/4 para as 9 (tem a melhor sericaia de Évora!), restaurante Dom Luís e Adega da Mouraria. “

Luis Amaral : “ÉVORA- Café Alentejo, junto à Praça do Giraldo. Tem ainda os “clássicos” Fialho, Luar de Janeiro, Tasquinha do Oliveira, Dom Joaquim, …”

Isabel Marinho Pires: “ Restaurantes em Estremoz – Venda Azul perto do Rossio muito boa comida uma dose dá para dois, Adega do Isaias muito tipico e boa comida, Mercearia do Gadanha e São Rosas mais caros muita qualidade a Mercearia um novo conceito da cozinha alentejana. Sair de Estremoz em direcção ao Redondo passando pela Serra d’Ossa visitando os claustros do Hotel Convento de São Paulo e almoçar no Redondo na Adega do Pinto , boas migas boa sopa de cação, ande a pé pela vila e visite a Olaria do Xico Tarefa. Sair de Estremoz para Borba emfrente a Borba volta à esquerda para a Orada e encontra o restaurante Espalha Brasas, depois vá até Borba ou Vila Viçosa”

 

 

DISTRITO DE BEJA

Carne: Carne de porco à alentejana | Ensopado de cabrito ou borrego | Pezinhos de coentrada | Migas de carne de porco

Peixe: Sopa de peixe | Lavadas e caldeirada de peixe do rio (Serpa)

Doces:  Encharcada| Trouxas de ovos | Morgados | Papos-de-anjo

 

Dicas dos membros…

 

Ana E Mário Fonseca : “Restaurante dom dinis. Pode ver informacoes no trip esta em 1 lugar. Exelente carne porco preto e novilho e migas.”

Teresa Mendes : “Cavalariça, em Entradas (Castro Verde).”

Teresa Mendes : “Tamuje, em Mértola”

Alexandra Lima de Magalhaes : “Em Beja, adega 25 de abril”

Maria Soeiro : “Restaurante Castro, em Castro Verde. Come-se muito bem e tem uma excelente relação preço/qualidade.”

Clemente Miranda: “ Restaurante a Planicie / Castro Verde”

Isabel Monteiro : “Infantes em Beja”

Nicolae Sena Santos : “Porto Peles a 10 km de Beja na estrada para Serpa”

Lia Espiguinha : “Pulo do lobo em Beja.”

 

 

DISTRITO DE FARO

Carne: Galinha mourisca | Frango da Guia

Peixe e Marisco: Xarém | Caldeirada | Arjamalho | Sopa de berbigão com coentros | Sopa de conquilhas | Arroz de Safio | Feijoada de búzios | Arroz de lingueirão | Cataplana de peixe ou marisco

Doces: Dom Rodrigo | Morgado de amêndoas

 

Dicas dos membros…

 

Carla Barreiros: “ Em Vilamoura gosto muito do Thai, comida Tailandesa bem confecionada, funcionarios muito simpaticos e a decoração/ambiente do restaurante estilo oriental muito bonito.
Em Albufeira e num contexto bem diferente para quem aprecia rodizio brazileiro o Picanha na Brasa com musica ao vivo.”

Maria Irene Soeiro: “ Galé, A Grelha do Ti Manel – um ótimo rodízio de peixe.”

Claudia Henriques: “ Taberna do Peixe em Quarteira! “

Maria Rolo: “ Vilamoura: Rosa’s Cantina (mexicano) e Tuttapana (há 3, um de sushi, massas, risottos, pizzas, etc, outro de hamburguer e outro de tapas), só não fui ao que serve hamburgueres, os outros são divinais!”

Leonor Afonso: “ Olhos d’Agua : o Caixote junto ao mercado”

Carmen Correia: “ Silves: marisqueira rui e valdemar churrasqueira”

Carmen Correia: “ Algoz n é mto longe de albufeira e é longe da confusao: cruzeiro restaurante de comida tradicional”

Bruno Santos: “ Clube de pesca de Albufeira, junto a marina, bom e barato”

Valentim Costa Depende do orcamento, mas nao faltam lugares bons e acessiveis, como em td lado ha roubalheira e barrete, os menus de estao a porta, veja bem os precos e espreite os pratos, peixe chique em restaurantes frente ai mar esta carissimo em td lado, recomendo umas cavalas, carapaus etc sao muito bons, se quizer dicas p zona de Vilamoura ou Quarteira envie msg privada. Em casa Quarteira recomendo Rest Alphonsos rua abertura mar ( rua frente á rodoviaria) optima rel qualidade preco, pode dizer que vai de minha parte , é o meu restaurante diario ao almoço”

Ana Cristina Almeida: “ A Ostra, Rosa Branca, A Chaminé, Sem Espinhas, Pezinhos na Areia, Chá com Água Salgada, Noelia e Jerónimo”

Zárita Nogueira: “ Albufeira.=Taberna do Pescador (baixa), Warehouse, Refúgio do Vicente (Ferreiras).
Olhos d’agua=A Cantina, Hamburgaria Pérgula (hotel Grande Real Santa Eulália),
Vilamoura =Thai, Casavostra(almancil), Tuttapana”

Catarina Pessanha : “Vilamoura pizza louca rodízio de pizzas e massas.. As melhores pizzas de sempre”
Mónica Cabrita: “ Algoz- O Marinho(franguinho assado do melhor)”

Marta Moreira : “A sardinha na praia dos arrifes. O rei dos mares na praia do Inatel.”

Daniela Melita Mendes: “ Retiro em Boliqueime”

Maria Rosa: “ Quarteira. A meia laranja na lateral da junta de freguesia. Bom e barato. Tem o caravela em frente ao marcado. E Jacinto na Av Sá Carneiro
Perto do terminal rodoviário abriu agora um de rodízio”

Rita Espada: “ Albufeira Verde Minho comida a peso MTA variedade e cais velho em frente a praia dos pescadores”

 

 

ILHA DA MADEIRA

http://amantesdeviagens.com/

Ilha da Madeira

 

Carne: Carne de Vinho e Alhos | Picado | Espetadas de Carne em “Pau de Louro”

Peixe e Marisco: Açorda de Peixe | Bife de Atum | Filetes de Peixe-espada

Doces: Bolos à base de mel | Pudim de Maracujá

 

Dicas dos membros…

 

Luis Carlos : “Tive na madeira em Junho e um amigo que vive lá recomendou me estes, fui a todos e gostei. O clássico ( para ir duas vezes ) uma para comer o atum e outra para comer o arroz de cherne com camarão . A esplanada e uma das melhores vistas do Funchal fica nun hotel no Lido mas o restaurante é independente recomendo vivamente. 

Restaurante a Traineira ( perto do aeroporto em Sta Cruz) bom peixe e marisco
Peters Poncha nessa noite e até estalas
Restaurante doca do cavacas desces as escadas e ficas nas piscinas naturais.
Em cima no complexo tens também um muito bom que e uma marisqueira e excelente peixe .
Espetadas : Sto António ( a minha preferida) ou Vides
Armazém do Sal no Funchal velho mais gourmet mas muito bom”

Roberto B Rodrigues: “ Baratos/Médios: Bragados em Santana. Londres no Funchal.
By the Sea na praia Formosa(Funchal).
Poita na Madalena do Mar.
Frente ao Sol no Caniçal (para o polvo).
A Pipa no Porto da Cruz.
Miradouro Cruz da Caldeira (espetada) no Cabo Girão.”

Ana Paula Mesquita: “ Barato na Madeira, só prego no bolo do caco. É delicioso. Por toda a ilha os restaurantes rondam a dose 12-15 euros, por pessoa. E o vinho é caro. Bena imperial.”

Helena Lena: “ Amei os filetes de peixe espada.. Uhmm divinais.
Em todo o lado basicamente é muito bom, bem servido, 1 doses até costuma dar perfeitamente para 2pessoas, ate porque s pedem entradas de queijos ou saladas e frutas..
Ou pedem 2meias doses!
e consideramos os valores Muito bons!
Pequenos almocos deliciosos , há Hotéis fantásticos acessiveis que também servem refeições excelentes.
Bons passeios.”

Raquel Feliciano : “Aconselho vivamente a Orca nas piscinas de Porto Moniz e o Jacquet perto do Mercado do Funchal. E os preços não são nada do que menciona. Experimente estes dois vai ficar rendida. Na Orca tudo o q seja espada (principalmente o de maracuja ) é uma delicia. No Jacquet comemos um espada em vinha d’alhos M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!”

 

 

ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES

Azores- Portugal

Arquipélago dos Açores

 

Carne: Cozido das Furnas (S.Miguel) | Sopa do Espírito Santo | Linguiça com Inhame

Peixe e Marisco: Caldo azedo | Polvo guisado com vinho | Lapas grelhadas

Doces: Malassadas | Bolos lêvedos | Cornucópias da Terceira

 

Dicas dos membros…

 

São Miguel

Sofia Cavaco : “Em ponta delgada, a tasca.”

Joao Furnas : “Taberna Açor é muito melhor”

Maria Lourenço: “ Saca Rolhas. É o melhor!!! Perto do aeroporto.”

Cheila Fernandes Silva : “Paladares da quinta”

Kiki Constantino : “Galego, alianca”

Ana Assado : “Cais 20 ….”

Francisco Graca : “Associação Agricola de Rabo de Peixe. Melhor bife dos Açores”

Vitor Santos : “ (Tonys ) nas furnas”

Sandra Das Neves: “ Na Lagoa, Q’nosso, comida regional.”

Sara Cabral : “Cais 20, associação agrícola( bifes), forneria são Dinis ( pizzas), galego, são Pedro, tonys(cozido), Quinta dos açores”

Sara Teixeira : “No bar da caloura foi onde comi o peixe mais saboroso! Muito bom mesmo. Fresco e muito bem grelhado. E servem um bolo de ananás maravilhoso.”

Lilly Coelho : “Casa do Bife O Galego. É top!!”

Joao Furnas : “Taberna Açor para petiscos regionais (reservar)
Bar Caloura para o melhor peixe, recomendo o atum (não aceitam reservas)
Restaurante da Associação Agrícola para o melhor bife regional (reservar)”

Natália Correia : “Quinta dos Açores.Associação Agrícola.E nos Mosteiros também existem restaurantes mais humildes,mas com comida muito,mas mesmo muito fresquinha.E nas Furnas,para o célebre cozido das Furnas.Mas…só com marcação.Num qualquer posto de turismo pede um mapa da ilha,e tem lá publicidade a vários restaurantes,localização e nºs de telefone.Por norma também bons.”

Nádia Torquato : “Associação agrícola – bom bife! Óptima carne mesmo. Fica perto da ribeira grande.

 

Tony’s – cozido. Não são particularmente simpáticos. Típico restaurantesempre cheio de gente. Melhor reservar! O cozido é bom mas não achei diferente. Vale pela experiência de poder dizer ‘comi cozido das furnas’.

A tasca – é em ponta delgada. Muitos petiscos e muitas carnes de caça. Imensa imensa variedade. Não achei caro. Melhor reservar também.

Quinta dos sabores – degustação. Vale mesmo uma visita até pela simpatia dos donos. É uma quinta que serve jantares sempre em menu degustação mediante reserva. Fica perto de rabo de peixe. Não é barato mas é uma experiência incrível.

Reserva – petiscos e vinhos. É um wine bar tb em ponta delgada com comida muito muito boa. Óptimo, óptimo!!

Cais 20 – peixe e marisco. Recomendaram-nos mas sinceramente não achei impressionante para quem costuma comer marisco na Ericeira ou Sesimbra ou mesmo no Ramiro. Em geral não achei o peixe e marisco dos Açores nada de especial e achei um pouco caro. Talvez tenhamos feito escolhas erradas pq toda a ente fala bem.

O pescador – peixe fresco dos Açores. São peixes que não temos no continente. Serviço demorado (e um senhor que faz tudo), mas tudo muito fresco. Há mil peixes que não conhecemos e normalmente eles não têm sequer os nossos (dourada robalo etc) por isso peçam aconselhamento. Vale a pena ir.

Alabote – fica na ribeira grande e tem um óptimo atum braseado. Tudo o resto que vimos passar tb tinha óptimo aspecto. Muito bom mesmo.

Bar da caloura – fica na caloura que não é longe de ponta delgada. Vale sobretudo porque é em cima da água. Tem basicamente peixe fresco e um serviço muito simples Da para mergulhar nesta zona. Fomos ao pôr do sol e foi bem fixe.”

 

Terceira

Sónia Jesus : “Restaurante Caneta em Altares, com uma excelente alcatra, feita e servida num alguidar de barro vermelho e não deixe provar as cracas.”

Ana Almeida Jarra : “Beira-mar, em S. Mateus para peixe. Há outrorestaurante, pelo que percebi de um familiar, acho se chama Quebramar (não me lembro bem do nome) que é um pouco mais acima do Beira-mar e é maior e mais agradável. A comida é a mesma “

Paulo Pimentel: “ Se ficar em Angra não perca o restaurante a canadinha. Excelente comida e super barato!”

José Antunes: “ Boca negra em Porto Judeu, um dos melhores da Ilha Terceira!!!”

 

Braga- Portugal

Bacalhau à Nacisa – Braga

Bucho

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural