24 Dez

LAMEGO

Cidade Santa de LAMEGO

 

História e localização

Concelho do distrito de Viseu, fica localizado a 116km do Porto e 358km de Lisboa.

Considerada uma cidade histórica e monumental, pois possui uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa.

 

PORTUGAL

Distrito de Viseu

 

O que visitar

Pedro de Balsemão – é o segundo templo mais antigo da Península Ibérica. Há quem diga que foi construída durante a dominação visigótica, mas há quem defenda que tem origem no século X.

Sé Catedral – A Sé de Lamego, foi fundada em 1129. É uma catedral gótica, mantém a torre quadrada original, mas o resto da arquitecturareflecte as modificações feitas nos séculos XVI e XVIII, incluindo um claustro renascentista com uma dúzia de arcos bem proporcionados.

Santuário de N.Sra. dos Remédios (séc.XVIII) – No topo do monte de Santo Estêvão, o santuário é atualmente parte integrante do panorama da cidade à qual está unido por um escadório cenográfico.

Castelo de Lamego – Castelo originalmente de montanha, atualmente os seus dois panos de muralha, interna e externa, inserem-se na malha urbana. Ex-libris da cidade, do alto de seus muros podem-se avistar as águas dos rios Coura, Balsemão e Varosa.

Teatro Ribeiro Conceição – O edifício foi construído em 1727 com o objectivo de ali funcionar o Hospital da Misericórdia. Mais tarde, em 1886, o Quartel do Regimento da cidade de Lamego sofreu um grande incêndio e a Misericórdia cedeu-lhe o espaço do velho hospital. Porém, no ano seguinte, essa fatalidade também assombrou este edifício, ficando reduzido a escombros.

Vista de Lamego através de Nossa Senhora dos Remédios

Vista de Lamego através do topo do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

 

Festas e Romarias

Festa de Nossa Senhora dos Remédios – 8 de Setembro

Festa de Nossa Senhora dos Remédios- Durante três semanas que antecedem o Domingo de Páscoa

Feira de Santa Cruz – 3 de Maio

Carnaval de Lazarim – Fevereiro

Escadaria de acesso ao Santuário de N.Sra. dos Remédios

Escadaria de acesso ao Santuário de N.Sra. dos Remédios

 

Artesanato

Cestaria, tanoaria, máscaras de Carnaval, olaria, marcenaria, funilaria, tecelagem, ferro forjado, escultura popular de granito

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural