24 Dez

MONÇÃO

MONÇÃO

 

História e localização

O concelho de Monção é o mais povoado do Vale do Minho. Situa-se a 132km do Porto (438km de Lisboa) na região fronteiriça com Espanha.

Monção afirma-se a partir da época de D. Sancho I, onde a linha de fronteira pelo Minho ganha relevo estratégico.

O ponto mais alto do concelho no alto de S. António de Vale dos Poldros, com 1 114 metros de altitude, na freguesia de Riba de Mouro.

Está localizado a dois quilómetros do município galego de Salvaterra do Minho, ao qual está ligado por uma ponte sobre o rio Minho.

PORTUGAL

Distrito de Viana do Castelo

 

A visitar

Ponte da Barbeita – A Ponte sobre o rio de Mouro situa-se no lugar de Ponte de Mouro, e liga Barbeita a Ceivães sobre o rio Mouro, em Monção. Sabe-se que existia já pelo menos em 1386 uma ponte neste local. A ponte velha que hoje se pode observar passou por obras em 1627. Trata-se de uma construção em granito, de um só arco, com pavimento em cavalete.

Palácio da Brejoeira – Localiza-se na freguesia de Pinheiros, na vila e concelho de Monção. A seis quilómetros a sul de Monção, inscreve-se em uma vasta propriedade rural, dividida entre 18 hectares de vinha, oito de bosque e três de jardim. Este sumptuoso palácio constitui-se num expoente das moradias fidalgas no país.

Termas de Monção – As águas das termas de Monção são hiper termais, especialmente recomendadas para tratamento de doenças de pele, do aparelho locomotor e ainda doenças crónicas das vias respiratórias. Para além da cura termal tradicional são proporcionados programas específicos de bem-estar termal, relaxamento, manutenção, reeducação dietética, emagrecimento e anti-stress.

Torre da Lapela – É tudo o que resta do Castelo de Lapela, que foi situado a poucos quilómetros a jusante de Monção, castelo este que defendia o vau do Rio Minho.

Torre Lapela- Monção

Torre Lapela- Monção

 

Festas e Romarias

Festa em Honra de Nossa Senhora da Cabeça – Abril/ Maio

Festa da Senhora da Rosa – Maio

Festas dos Santos Populares – Junho

Festa de Nossa Senhora da Rosa em Monção

Festa de Nossa Senhora da Rosa em Monção

 

Gastronomia

Nesta região combina-se bem os favores do rio com a produção da terra, dos seus pratos mais afamados, como, a lampreia do rio Minho ou o cabrito à moda de Monção. Na doçaria existem muitos e bons dos quais destacamos as barrigas de freira e as queijadinhas raianas.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural