24 Dez

ÓBIDOS

Vila medieval de ÓBIDOS

 

História e localização

Óbidos inserido no distrito de Leiria, foi em 1148 tomado aos Mouros pelas tropas de D. Afonso Henriques. No séc.XIV dá-se uma expansão habitacional entre a igreja de Sta.Maria e a igreja de S.Pedro (anteriormente área rural com poucas casas). Em 1422 D.João I assinou em Óbidos a ordenação da passagem cronológica da Era de César para a Era do nascimento de Cristo. Em 1513 D.Manuel outorga o Foral Novo à Vila.

PORTUGAL

Distrito de Leiria

 

Monumentos

Castelo – Atribui-se ao Castelo de Óbidos origem romana, provavelmente assente num castro. Foi posteriormente fortificação sob o domínio árabe. Depois de conquistado pelos cristãos (1148) foi várias vezes reparado e ampliado. No reinado de D. Manuel I, o seu Alcaide manda construir um Paço e alterar algumas partes do castelo. Na alcaidaria salientam-se as janelas com vista para Norte e para o interior do pátio. São ainda do seu tempo a chaminé existente na sala principal e o portal encimado pelas armas reais e da família de Noronha, ladeado por duas esferas armilares. O Paço sofreu fortes danos com o terramoto de 1755. No séc.XX estava em total ruína tendo sido recuperado para instalar a Pousada (a primeira pousada do Estado em edifício histórico).

Capela de Sta.Ana (séc.XVII) no Pinhal | Ermida de Sta.Iria (séc.XVI) no Bairro dos Arcos | Capela do Senhor Jesus (séc.XX) no Carregal | Capela de N.Sra.da  Luz (séc.XVIII) no Bairro | Capela do Espírito Santo (séc.XVIII) na Sancheira Grande | Convento de S.Miguel (séc.XVII)

Óbidos

Óbidos

 

Festas e Romarias

Festa do Senhor Jesus dos Aflitos- 6 de Janeiro

Romaria de Sto.Antão- 17 de Janeiro

Festa de N.Sra. da Graça- 2 de Fevereiro

Festa e Feira de Sta.Cruz- 3 de Maio

Festa e feira de Sta.Maria Madalena- 21 e 22 de Julho

Feira do Chocolate-Abril/Maio

Vila Natal- Dezembro/Janeiro

Portugal

Decoração de Natal em Óbidos

 

Artesanato

O artesanato de Óbidos a par das confecções em teares manuais, dos bordados, da pintura sobre azulejo, cabaças ou latão, destaca-se sobretudo no domínio da cerâmica. A origem desta tradição remonta à época do domínio romano na península.

Óbidos

Óbidos

 

Gastronomia

Devido à proximidade de mar, e da Lagoa de Óbidos, a gastronomia encontra um dos seus mais altos expoentes nos pratos confeccionados com peixe e marisco. Nas carnes, o ensopado de cabrito, o borrego ou as carnes na brasa são tradição. Trouxas de ovos e lampreias das Gaeiras, mouras e alcaides são exemplos da doçaria regional.  A pêra rocha é a mais afamada fruta da região. Graças à excelência do seu microclima, a região demarcada de Óbidos produz óptimos vinhos como os conhecidos vinhos (em especial os brancos de castas tradicionais) Gaeiras e Oiro de Óbidos. De especial destaque é a bebida típica de Óbidos – a Ginginha.

Ginginha de Óbidos

 

Vila Natal de Óbidos

Vila Natal de Óbidos

 

Vila Natal de Óbidos

Vila Natal de Óbidos

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural