24 Dez

NAZARÉ

NAZARÉ

História e localização

Importante centro piscatório e turístico localizada a 114km de Lisboa (208km do Porto), encontra-se situada numa enseada, protegida por um alto promontório de 110 metros de altitude (Sítio).

Nazaré vista através do

Nazaré vista através do “Sítio”

 

Foi no séc. XVIII que se formou a chamada praia da Nazaré. Até essa data apenas existia uma imensidão de mar que rodeava a Pederneira e o Sítio. Era aqui que os pescadores viviam e se refugiavam dos constantes ataques de piratas. A Nazaré está sempre associada à lenda de D.Fuas Roupinho. No séc.IV, um monge grego chamado Círico procurou asilo em Belém e carregava consigo uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré, que dizem ter sido esculpida no Oriente por S.José, na presença de Mãe de Cristo. A Imagem acabara oferecida ao Convento dos Monges de Cauliniano, em Mérida.

Praia da Nazaré

Praia da Nazaré

 

As primeiras referências sobre a pesca na Nazaré não vão além de 1643. Em 1870 já tinha adquirido um desenvolvimento considerável, pois sabe-se que nessa data existiam na praia 58 cabanas para arrecadação dos aparelhos de pesca.

A mulher com os seus trajes tradicionais e suas sete saias, o secar do peixe na praia ou a subida/descida pelo ascensor da Nazaré são outras das tradições a não perder.

Nazaré

Vista panorâmica da Nazaré (através do Sítio)

 

Monumentos

Santuário de N.Sra. da Nazaré

Ermida da Memória

Paço Real

Pelourinho

Igreja de S.Gião

Ondas gigantes junto ao Farol da Nazaré

 

Gastronomia

Gastronomia típica de terra de pescadores, ou seja, no muito bom peixes, podemos então saborear o que de melhor a Nazaré tem para oferecer, tais como: os carapaus enjoados, a sopa de peixe, arroz e açorda de marisco, espetada de tamboril, e não se podia esquecer o melhor de todos os pratos de peixe, a caldeirada.

Sitio da Nazaré

Sitio da Nazaré

 

Festas e Romarias

Procissão do Senhor dos Paços – Três semanas depois do Carnaval

Procissão do Santíssimo – Sexta-feira Santa

Festa do Homem e do Mar- 1 de Maio

Festa da Espiga- 25 ou 26 de Maio

Festas de Nossa Senhora da Nazaré (feriado municipal) – 8 de Setembro

 

Funicolar da Nazaré

Funicolar da Nazaré

 

Artesanato da Nazaré

Artesanato da Nazaré

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural