24 Dez

NAZARÉ

NAZARÉ

História e localização

Importante centro piscatório e turístico localizada a 114km de Lisboa (208km do Porto), encontra-se situada numa enseada, protegida por um alto promontório de 110 metros de altitude (Sítio).

Nazaré vista através do

Nazaré vista através do “Sítio”

 

Foi no séc. XVIII que se formou a chamada praia da Nazaré. Até essa data apenas existia uma imensidão de mar que rodeava a Pederneira e o Sítio. Era aqui que os pescadores viviam e se refugiavam dos constantes ataques de piratas. A Nazaré está sempre associada à lenda de D.Fuas Roupinho. No séc.IV, um monge grego chamado Círico procurou asilo em Belém e carregava consigo uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré, que dizem ter sido esculpida no Oriente por S.José, na presença de Mãe de Cristo. A Imagem acabara oferecida ao Convento dos Monges de Cauliniano, em Mérida.

Praia da Nazaré

Praia da Nazaré

 

As primeiras referências sobre a pesca na Nazaré não vão além de 1643. Em 1870 já tinha adquirido um desenvolvimento considerável, pois sabe-se que nessa data existiam na praia 58 cabanas para arrecadação dos aparelhos de pesca.

A mulher com os seus trajes tradicionais e suas sete saias, o secar do peixe na praia ou a subida/descida pelo ascensor da Nazaré são outras das tradições a não perder.

Nazaré

Vista panorâmica da Nazaré (através do Sítio)

 

Monumentos

Santuário de N.Sra. da Nazaré

Ermida da Memória

Paço Real

Pelourinho

Igreja de S.Gião

Portugal-Nazaré (Sítio)

 

Gastronomia

Gastronomia típica de terra de pescadores, ou seja, no muito bom peixes, podemos então saborear o que de melhor a Nazaré tem para oferecer, tais como: os carapaus enjoados, a sopa de peixe, arroz e açorda de marisco, espetada de tamboril, e não se podia esquecer o melhor de todos os pratos de peixe, a caldeirada.

Sitio da Nazaré

Sitio da Nazaré

 

Festas e Romarias

Procissão do Senhor dos Paços – Três semanas depois do Carnaval

Procissão do Santíssimo – Sexta-feira Santa

Festa do Homem e do Mar- 1 de Maio

Festa da Espiga- 25 ou 26 de Maio

Festas de Nossa Senhora da Nazaré (feriado municipal) – 8 de Setembro

 

Funicolar da Nazaré

Funicolar da Nazaré

 

Artesanato da Nazaré

Artesanato da Nazaré

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS