24 Dez

LEIRIA

LEIRIA e as margens do rio Lis

 

História e localização

Capital de distrito, Leiria fica situado praticamente a meio da distância entre Porto (176km) e Lisboa (143km).  É um importante polo de desenvolvimento do sector secundário e terciário.

Em 1135, D. Afonso Henriques tomou o castelo de Leiria aos mouros. A vila cresceu rapidamente, entre os rios Lis e Lena, desenvolvendo-se o povoamento cristão em redor do castelo.

Tempos mais tarde, o rei D.Dinis, foi o marco na História da cidade. Intensificou plantações de pinheiro bravo que tornou um dos grandes factores de desenvolvimento económico da região.

A cidade divide-se hoje em duas partes distintas: a cidade medieval, com as suas ruas características e vários monumentos e a cidade nova, com edifícios e bairros, indicadores de modernidade e evolução.

PORTUGAL

Distrito de Leiria

 

Monumentos

Sé Catedral- De imponentes proporções, deu início a sua construção em 1550.

Castelo de Leiria- Conquistado por D.Afonso Henriques em 1135. No interior das suas muralhas, encontra-se a torre de menagem e a Igreja N.Sra. da Pena construída por ordem de D.João I, em estilo gótico.

Núcleo histórico- Ruas e casas antigas onde é possível ver cantarias medievais, velhas mercearias ou oficinas de artesãos. Admirar candeeiros tradicionais, arcadas seiscentistas ou arcos oitocentista.

Igreja de S.Francisco- Remonta a 1232, tendo no seu interior um notável conjunto de pinturas murais góticas do séc.XV.

Convento de Santo Agostinho- Séc.XVI, de imponente fachada barroca, possui na capela-mor, um retábulo de pedra de enorme beleza

Santuário de N.Sra.da Encarnação- Com uma monumental escadaria barroca, a igreja apresenta painéis de azulejos policromados e pinturas votivas à Virgem

Sé Catedral de Leiria

Sé Catedral de Leiria

 

Gastronomia

As especialidades típicas de Leiria são as morcelas de arroz e os negritos, para além das lentriscas assadas na brasa, que antecedem o bacalhau com migas de nabiça e broa. O leitão à moda da Boavista, a Chanfana da Chainça e a fritada de peixes do Lis, em Cortes. Na doçaria de destaque as Brisas do Lis.

Leitão Assado

Leitão Assado

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural