24 Dez

GUIMARÃES

O berço de Portugal – GUIMARÃES

 

História e localização

A cidade, situada na bacia do Rio Ave a noroeste de Portugal, a 50km do Porto (356km de Lisboa) num vale, aos pés do Monte da Penha, que domina toda a paisagem.

A criação da cidade de Guimarães, remonta aos tempos anteriores ao da fundação da nacionalidade, e é bem mais que o simples nascimento de uma cidade. Ele antecede e prepara a fundação de Portugal, é o berço onde iriam nascer não só o seu príncipe mas também do Reino.

Em Guimarães, encontra o visitante numa das torres da antiga muralha da cidade, a inscrição “Aqui nasceu Portugal”. Esta inscrição refere-se aos acontecimentos aqui passados que levaram à fundação da nacionalidade Portuguesa, que tiveram início na batalha de S. Mamede, em 24 de Junho de 1128, que culminaram com o reconhecimento de D. Afonso Henriques como o 1º Rei de Portugal. Se Portugal é em si um destino turístico, a cidade de Guimarães é uma referência obrigatória para todo o visitante. A sua história, a riqueza monumental, artística e museológica, conjugadas com a variedade de cores que a natureza nos oferece, constituem uma oportunidade única para uma viagem inesquecível.

 

Portugal

Distrito de Braga

 

Monumentos e Museus

Igreja de S. Miguel do Castelo- Austero monumento românico construído no séc.XII, foi a igreja paroquial e capela real. A ela está ligada a tradição que aí teria sido baptizado D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

Aqui se recolheu, no início do séc.XIX, a formosa imagem de Santa Margarida, que era considerada a padroeira das parturientes e que por isso se associou a igreja a antigas tradições de maternidade.

Igreja do Carmo | Igreja de Nossa Senhora da Oliveira | Igreja da Misericórdia | Igreja de S.Francisco | Igreja dos Santos Passos | Igreja Paroquial de S. Torcato | Igreja Românica de Serzedelo | Santuário de S. Torcato | Citânia em Briteiros e Sabroso

Castelo- O primitivo castelo foi levantado em meados do séc.X, por ordem da condessa Mumadona, para defender a povoação e o mosteiro por ela fundado, dos ataques dos mouros e dos normandos.

O Conde D.Henrique ampliou-o no séc.XII e, posteriormente, foi sendo objecto de muitas outras remodelações. Às suas paredes foram ligar as muralhas de Guimarães, concluídas no reinado de D.Dinis.

Paço dos Duques de Bragança – Construção do Séx.XV, de influência normanda, foi erigido por D.Afonso, conde de Barcelos, filho bastardo de D.João I. Caindo em desuso a partir do séc.XVI e sofrendo várias vicissitudes que o danificaram bastante, foi, finalmente, restaurado na primeira metade do séc.XX.

Paço dos Duques de Bragança e D. Afonso Henriques em Guimarães

Paço dos Duques de Bragança e D. Afonso Henriques em Guimarães

 

Festas e Romarias

Festa de S. José- 9 de  Março

Peregrinação à Penha – 13 de Setembro

Inicio das Festas Nicolinas – 29 de Novembro

Romaria de N.Sra. da Conceição – 8 de Dezembro

Romaria de Santa Luzia – 13 de Dezembro

Guimarães- Portugal

Castelo de Guimarães

 

Gastronomia

De gastronomia típica minhota onde são as iguarias a lampreia, os rojões e as papas de sarrabulho. Na doçaria típica da região temos o toucinho do céu.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural