29 Out

CONCELHO DE LOULÉ – ALGARVE RURAL

 

CONCELHO DE LOULÉ – ALGARVE RURAL

 

Pelo interior do Algarve, descubra a natureza genuína, e um rico património natural.

Percorra as Rotas do Infante D. Henrique, conheça fortes, castelos e miradouros. Arribas, falésias, dunas, areais sem fim e um imenso mar, pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.

Fontes e ribeiras descobrem-se a cada recanto, pela Serra de Monchique. Percorra vales floridos e árvores seculares, e suba aos 902 metros, da Fóia, o impressionante miradouro com vista para o Algarve e Alentejo num horizonte de mar e serra.

 

Algarve Rural

Mapa das regiões do Algarve

 

Fontes, igrejas, castelos, pontes romanas, miradouros, barragens e ribeiras, são percursos que poderá percorrer pelo interior do Algarve, pela região de Loulé ou S. Braz de Alportel.

Percorra a Serra do Caldeirão, com os seus contrastes de florestas de eucalipto, sobreiros, pinheiros e os seus campos cultivados de trigo e cevada.

Suba o Rio Guadiana, próximo de Espanha, por montes e vales, e redescubra vestígios milenares, do Neolítico à presença romana e árabe.

Acompanhe o percurso do Rio Guadiana, por entre salinas, sapais, montes e vales, barragens e ribeiras, e toda a sua fauna e flora envolvente.

 

Algarve Rural

Algarve Rural

 

Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer o principal património cultural e natural da região de LOULÉ:

 

– Região de Loulé

Loulé, sede de concelho com maior área do Algarve, é uma cidade em crescimento, onde o turismo é um dos principais dinamizadores da região.

 

O concelho de Loulé tem diversos pontos de interesse histórico e cultural. Estes são alguns dos pontos turísticos da região que deve conhecer:

Muralhas do Castelo de Loulé; Igreja Matriz de Loulé; Convento do Espírito Santo (Loulé); Ruínas do Castelo e Centro Interpretativo Arqueológico de Salir; Casa Museu João de Deus (S. Bartolomeu de Messines); o Castelo, a Fonte e a Ponte Medieval de Paderne; as Barragens do Funcho e do Arade; a Ribeira de Quarteira.

 

Loulé- Algarve

 

Mercado de Loulé – A obra mais marcante da primeira década do século XX no concelho, foi o mercado de Loulé. Para a sua construção foi adoptado um estilo neo-árabe, obra que teve a sua inauguração em 1908.

Após diversas obras de melhoria, o mercado de Loulé foi reconhecido com um prémio em 2008, como importante infra-estrutura pública de interesse turístico, e de promoção do turismo na região.

 

Algarve Rural

Mercado de Loulé

 

Algarve Rural

Mercado de Loulé

 

Algarve Rural

Mercado de Loulé

 

Castelo de Loulé- Integra um conjunto de muralhas (com origem no século XIII) de três torres, um torreão e no seu interior a alcaidaria.

No edifício da alcaidaria, fica situado o Museu Municipal. A sua colecção abrange a arqueologia industrial do concelho. A alcaidaria contém ainda, o Arquivo Histórico Municipal e uma Cozinha Tradicional Algarvia. A cozinha tradicional proporciona uma viagem às cozinhas da serra Algarvia, até meados do século XX.

 

Algarve Rural

Castelo de Loulé

 

Museu Municipal – Loulé

 

Algarve Rural

Museu Municipal- Cozinha Tradicional do Algarve – Loulé

 

Algarve Rural

Museu Municipal- Biblioteca- Loulé

 

Convento do Espírito Santo – O Convento das Freiras Fransciscanas de Nossa Senhora da Conceição teve origem num recolhimento para mulheres, criado em 1684, junto da Igreja de Nossa Senhora dos Pobres. No ano de 1693, esta comunidade religiosa foi alojada no interior do perímetro amuralhado, numa casa contígua à Igreja do Espírito Santo. Gradualmente, as freiras foram adquirindo mais casas, que foram anexando umas às outras. Este Convento só em 1711 viria a ter reconhecimento papal e tinha então cerca de trinta religiosas.

Actualmente foi adaptado a espaço cultural, contendo a Galeria de Arte Municipal e o Instituto Superior Afonso III.

 

Convento de Espírito Santo- Loulé

 

Banhos Islâmicos – Durante o domínio islâmico de Loulé, dispunha de um estabelecimento de banhos (hamman). Para a civilização islâmica é fundamental a higiene do corpo e da alma. Estes estabelecimentos balneares localizavam-se próximo das mesquitas ou perto das entradas das cidades, para permitir o viajante fazer a sua higiene antes de entrar na cidade.

Os trabalhos arqueológicos nos antigos banhos islâmicos encontram-se ainda a decorrer, pelo que apenas uma parte do edifício se encontra actualmente escavada.

 

Algarve Rural - Portugal

Banhos Islâmicos- Loulé

 

Fontanário das Bicas Velhas- Concluído em 1887, este fontanário substituiu o poço da alcadaria no abastecimento de água à população.

A Fonte tem quatro bicas feitas a partir da dundação de um dos sinos da Igreja Matriz que datava de 1837.

 

Portugal

Fontanário das Bicas Velhas – Loulé

 

– Alte

A Vila de Alte, situada no concelho de Loulé é conhecida como uma das aldeias mais típicas e intactas da região do Algarve. A aldeia contém casas caiadas de estilo algarvio com as suas chaminés tradicionais, é uma aldeia onde a tradição está presente!

 

Queda do Vigário- Alte – Loulé

 

Mercado de Alte - Loulé

Mercado de Alte – Loulé

 

Alte - Loulé

Alte – Loulé

 

Igreja Matriz de Alte - Loulé

Igreja Matriz de Alte – Loulé

 

Algarve Rural

Alte- Loulé

 

Centro de artesanato de Alte - Loulé

Centro de artesanato de Alte – Loulé

 

Junta de Freguesia de Alte - Loulé

Junta de Freguesia de Alte – Loulé

 

 – S. Brás de Alportel

No século XIX, São Brás de Alportel tornou-se um importante centro económico. As plantações de sobreiros incentivaram o desenvolvimento comercial e fizeram do município o maior produtor de cortiça de Portugal e do mundo. Os rendimentos provêm ainda, da apanha da alfarroba, figo, amêndoa, azeitona e do medronho.

 

Algarve Rural

Medronheiro – São Brás de Alportel

 

Observe a Igreja Matriz, construída no início do século XVI, com pinturas de santos do século XVII, e a Capela do Senhor dos Passos em talha dourada. Do adro da Igreja poderá admirar a paisagem envolvente.

Até final do século XIX, o chão interior e o adro das Igrejas eram vulgarmente usados para os enterramentos dos paroquianos. Assim, foi o caso da Igreja de São Brás de Alportel, onde poderá verificar no adro da Igreja e seu interior.

 

Algarve Rural

Igreja Matriz de São Brás de Alportel

 

Outros pontos de interesse:

Centro de Artes e Ofícios e o Museu Etnográfico do Traje Algarvio em S. Brás de Alportel; Centro da Descoberta do Mundo Rural da Feiteira, da Mealha e de Casas Baixas.

 

Algarve Rural

Mercado de Santa Catarina da Fonte do Bispo – São Brás de Alportel

 

– Serra do Caldeirão

A Serra do Caldeirão tem contrastes de florestas de eucalipto, sobreiros, pinheiros e os seus campos cultivados de trigo e cevada. A altitude máxima situa-se nos 600 metros, e em alguns miradouros poderá vislumbrar a beleza da região, na companhia de aves de rapina e canoras, ou mesmo raposas, javalis e coelhos.

Poderá contactar com as gentes da região, o pastor, o agricultor, o moleiro ou o tirador de cortiça. Admiramos as chaminés tradicionais do Algarve, os fornos, ou os muros caiados. Este é parte do Algarve rural, da gente genuína serrana!

 

Portugal

Algarve Rural

 

ONDE FICAR

Hotel Rural Quinta do Marco

Tavira (Algarve) – GPS: N37.0657206; W-7.7852943

Tel: 281971500

 

O Hotel Rural Quinta do Marco está localizado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, no Algarve.

Situado junto à serra do Caldeirão, o Hotel Rural Quinta do Marco é o local ideal para recuperar energias no meio da natureza, com uma fantástica paisagem envolvente e, com o mar como pano de fundo, tornam este num cenário perfeito que convida ao descanso!

 

Algarve Rural

Paisagem envolvente no Hotel Rural Quinta do Marco

 

Hotel Rural Quinta do Marco - Tavira

Hotel Rural Quinta do Marco – Tavira

 

Um ambiente envolvente de rosmaninhos, alfarrobeiras, sobreiros ou medronheiros, a hospitalidade do staff, a piscina exterior, jacuzzi, banho turco, sauna, e os animais da quinta (burro, ovelhas, galinhas e patos), são mais do que pretextos para viver esta experiência rural!

 

Algarve Rural

Piscina exterior do Hotel Rural Quinta do Marco

 

Algarve Rural

Animais presentes no Hotel Rural Quinta do Marco

 

Algarve Rural

Hotel Rural Quinta do Marco-Tavira

 

Algarve Rural

Quarto do Hotel Rural Quinta do Marco-Tavira

 

Quarto do Hotel Rural Quinta do Marco-Tavira

 

O restaurante no local propõe um generoso menu local com produtos orgânicos da propriedade e providencia vistas panorâmicas sobre a exclusiva paisagem do Algarve.

 

Restaurante do Hotel Rural Quinta do Marco

 

Algarve Rural

Pequeno-almoço no Hotel Rural Quinta do Marco – Tavira

 

Arroz de Peixe e Gambas – Restaurante do Hotel Rural Quinta do Marco

 

Galinha Cerejada - Hotel Rural Quinta do Marco

Galinha Cerejada – Hotel Rural Quinta do Marco

 

A Quinta do Marco fica a 11 km do centro de Tavira e a 33 km do Aeroporto Internacional de Faro.

O campo de golfe mais próximo situa-se a 16 km e a Ilha de Tavira, acessível através de barco, está a 12 km.

 

Algarve Rural

Medronheiro – São Brás de Alportel

 

GASTRONOMIA DO ALGARVE

A gastronomia do Algarve é influenciada pelos povos do mediterrâneo. Simultaneamente rica de sabores e de confecção simples. A gastronomia local centra-se especialmente no peixe e em diversos pratos de carne, mas também nos grão, azeitonas, azeite, pão, leguminosas, hortaliças, frutas, alho, queijo e cebolas, peixe, frutos do mar, aves, ovos e vinhos.

 

Especialidades da região do Algarve:

Carne: Galinha mourisca | Frango da Guia

Peixe e Marisco: Xarém | Caldeirada | Arjamalho | Sopa de berbigão com coentros | Sopa de conquilhas | Arroz de Safio | Feijoada de búzios | Arroz de lingueirão | Cataplana de peixe ou marisco

Doces: Dom Rodrigo | Morgado de amêndoas

 

Actividades com crianças no Algarve

Doce 3 frutos secos (alfarroba, amêndoa e figo)

 

Principais festividades no ALGARVE (região interior do Algarve):

  • Festa da Mãe Soberana(Loulé) – 3º Domingo da Páscoa
  • Festa de Nossa Senhora da Bondade (São Marcos da Serra) – Dia 16 de Fevereiro
  • Festa de Nossa Senhora da Boa Hora (Parragil,Loulé) – 2º Domingo de Agosto
  • Festa de Nossa Senhora do Pé da Cruz (Salir) – 2º Domingo de Agosto
  • Festa de Nossa Senhora da Assunção (Alte) – Dia 15 de Agosto
  • Festa de Nossa Senhora dos Mártires (Silves) – Último Domingo de Agosto
  • Festa de Nossa Senhora da Luz (Lagoa) – Dia 8 de Setembro
  • Festa de Nossa Senhora das Dores e São Tiago (Estômbar) – 1º Domingo de Setembro
  • Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso (Vale Judeu, Loulé) – 1º Domingo de Setembro
  • Festa de Nossa Senhora do Carmo (Alcantarilha) – 2º Domingo de Setembro
  • Festa de Nossa Senhora da Saúde e São Luís (Tavira) – 2º Domingo de Setembro
  • Festa de Nossa Senhora das Dores (Alte) – 2º Domingo de Setembro
  • Festa de Nossa Senhora da Saúde (São Bartolomeu de Messines) – Dia 19 de Setembro
  • Festa de Nossa Senhora das Dores (São Brás de Alportel) – 3º Domingo de Setembro
  • Festa de Nossa Senhora da Esperança (Paderne) – 1º Domingo de Outubro
  • Festa de Nossa Senhora do Rosário (Olhão) – 1º Domingo de Outubro
  • Festa de Nossa Senhora da Glória (Alte) – 3º Domingo de Outubro

 

Como ir/ reservar?

Escolha o seu alojamento aqui.

Para aluguer de automóvel, aqui.

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural