12 Dez

FESTIVIDADES NO MUNDO

Festas e romarias em redor do mundo. Espectáculos, jogos, rituais ou danças tradicionais, cerimónias milenares. Homenagem a deuses, ou aos seus antepassados. Datas históricas que passam de geração em geração pelo povo de um país.

Aqui encontra algumas das melhores festividades que ocorrem por diferentes países do mundo.

 

1- ÁFRICA DO SUL

Com a chegada do ano novo, a Cidade do Cabo transforma-se num recinto de espectáculos. Repleto de música, trajes, festivais de rua, marchas e competições.

 

2- ALEMANHA

Na cidade de Munique celebra-se em Outubro a Oktoberfest. Durante duas semanas ocorre um desfile com milhares de  participantes, carros alegóricos e a famosa Festa da Cerveja.

 

No Verão na cidade de Colónia ocorre as festas da cidade com música e espectáculos de rua. O espectáculo pirotécnico, que, todos os anos, invade os céus encontra-se entre os mais entusiasmantes da Europa, em larga parte devido ao efeito dramático produzido no casario e na catedral com 157 metros.

 

3- ARÁBIA SAUDITA

A Peregrinação a Meca ocorre em Janeiro. De acordo com o profeta Maomé, existem cinco práticas fundamentais consideradas os pilares do islamismo. O último destes consiste em fazer a peregrinação a Meca, uma manifestação impressionante de fé, mesmo para quem não é muçulmano.

 

4- ARGENTINA

O Festival de Música de Llao Llao, em Bariloche, é uma excelente oportunidade para ouvir um estilo único no Mundo, como único é o povo  que habita a Patagónia.

 

5- AUSTRÁLIA

O Festival Multicultural de Camberra, em Fevereiro, junta comida, exposições, espectáculos e danças tradicionais aborígenas.

Um dos fogos-de-artifício mais inesquecíveis do mundo, ocorre a 31 de Dezembro em Sydney.

 

6- AUSTRIA

O Concerto de Ano Novo em Viena, ocorre um dos mais famosos espectáculos musicais do Mundo. No fantástico Golden Hall da Musikverein de Viena, a Orquestra Filarmónica de Viena oferece um concerto imperdível.

 

7- BAHAMAS

Na primeira segunda-feira de Agosto, em Pointe-à-Pitre é celebrado o Dia da Emancipação com muita música, alegria e extravagância para comemorar a abolição da escravatura.

 

8- BARBADOS

No mês de Agosto, em Bridegetown celebra-se o Barbados Crop Over Festival.  Uma enorme festa com música caribenha.

 

9- BÉLGICA

O dia nacional da Bélgica comemora-se a 21 de Julho. Representa a emancipação de um povo com duas matrizes culturais diferentes (flamenga e francófila). Os festivais de rua, a música, os cortejos e o fogo-de-artifício animam as celebrações.

 

10- BRASIL

O mês de Fevereiro é o mais louco no Brasil para celebrar o Carnaval. O Carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso, mas existem outros em que a festa vai de sol a sol, sempre com grande exuberância. São Paulo e Bahia são os outros destinos de eleição.

Festividades pelo Mundo

Carnaval no Rio de Janeiro- Brasil

 

11- BULGÁRIA

Entre Maio e Junho ocorre o Festival das Rosas.  Os campos da região do Vale das Rosas, situado no coração do país, algures entre os montes Ródope e a cordilheira dos Balcãs, enchem-se de rosas e muitas outras flores.

 

12- BUTÃO

O Novo Ano é celebrado com concursos de arco e flecha, nos quais as comunidades tentam provar umas às outras serem as melhores nesta difícil arte de acertar no alvo. Na véspera da competição, os feiticeiros lançam maldições aos representantes das comunidades rivais, afim de assegurarem a vitória dos seus atletas.

 

13- CHILE

Setembro é um mês intenso para os Chilenos. No segundo fim-de-semana celebram-se as Fiestas Patrias, com tudo o que se possa imaginar como sendo expressão de patriotismo. No dia 18, o Dia da Independência enche as ruas de paradas e, no dia seguinte, o Dia das Forças Armadas glorifica aqueles que libertaram este fabuloso país da ditadura.

 

Na cidade de Limache, a Festa da Virgem das Quarentas Horas, lembra o resgate de algumas dezenas de pescadores, exactamente 40 horas depois de estes terem sido dados como desaparecidos. Durante a romaria, um dos momentos mais singulares é a passagem diante da penitenciária local, no qual os reclusos gritam louvores a Cristo.

 

14- CHINA

A celebração mais importante do calendário Chinês, o Yuan Tan, ou Ano Novo. Antes da celebração as casas são limpas, o cabelo cortado, compram-se prendas, as dívidas são pagas e as  portas enchem-se de caracteres vermelhos e lanternas resplandecentes. Há que entrar limpo, fresco, leve e luminoso no   novo ano.

 

O sétimo mês lunar é considerado o mês dos Fantasmas. Segundo a tradição, a partir do primeiro dia, os Portões de Hades, o inferno, são abertos para possibilitar aos espíritos passarem esse mês num  festim de vinho e comida. Os vivos oferecem, assim, nas suas casas, estabelecimentos comerciais, e até táxis, uma bandeja com géneros, não vão os fantasmas, principalmente os familiares, ficar zangados.

 

15- COLÔMBIA

No final de Julho/inicio Agosto, em Medellin, ocorre o maior evento cultural da cidade, a Feria de Las Flores. O centro enche-se de cor e perfume durante a festa, tornando a mais florida do país.

 

16- COREIA DO SUL

No mês de Maio, ocorre o The Lotus Lantern Festival. Importante evento do calendário coreano, onde os povos vestem a roupa tradicional e guardam lanternas para a celebração de Lotus Lantern Festival em Seoul, Coreia do Sul.

 

17- COSTA DO MARFIM

A Festa das Máscaras, na região de Man, ocorre em Novembro, com as numerosas aldeias locais a escolherem os melhores dançarinos e prestam homenagem aos espíritos da floresta.

 

18- COSTA RICA

Durante o mês de Novembro, e por todo o país, assiste-se a teatro de rua e a outro tipo de actividades, celebrando-se o Festival San José.

 

19- DINAMARCA

Copenhaga em Novembro, celebra o Festival de Copenhaga. Concertos, filmes irlandeses, workshops, contos e leituras.

 

20- EGIPTO

Em Sinai no mês de Março, ocorre a Peregrinação ao Monte Sinai. Um local de peregrinação também conhecido por monte Moisés, local onde o profeta terá recebido as tábuas com os dez mandamentos.

 

21- EL SALVADOR

A maior, melhor e mais famosa celebração nacional, é o festival El Salvador Del Mundo. Ocorre no início de Agosto.

 

22- EQUADOR

O Festival de Jesus o Todo-Poderoso (Jesus del gran poder) tem tanto de insólito como de intenso. Durante uma semana em Dezembro, ocorre em Quito este festival de touradas e criadores de gado da América Latina.

 

23- ESCÓCIA

No inicio do ano em Glasgow, ocorre a realização de um dos melhores festivais de música do Mundo, conhecido como, o Celtic Connections.

 

Em Braemar, no primeiro sábado de Setembro, esta cidade das Terras Altas (Highlands) convida a jogos tradicionais, encontros de tocadores de gaita de foles e muita dança.

 

24- ESPANHA

No final de Agosto em Bunyol ocorre La Tomatina. Uma batalha de tomate nesta pequena cidade espanhola. São cerca de 10 000 pessoas que passam o dia inteiro na maior guerra de tomate do Mundo.

 

Durante o mês de Setembro em Barcelona, ocorre a Festa de La Mercê (Festa da Virgem da Misericórdia) reflete as tradições culturais e mitológicas catalãs. Uma das grandes atracções, é a pirâmide humana que pode atingir sete andares.

 

25- ETIÓPIA

O Ano Novo etíope é celebrado a 11 de Setembro. O Enkutatash ou Kiddus Yohannes,  como  também é conhecido, marca fortemente o calendário dos etíopes, profundamente cristãos, com a distribuição de comida aos mais necessitados e muita música tradicional.

 

26- E.U.A.

Em Nova Iorque, na zona central de Times Square,  a passagem de ano é um dos locais mais famosos do mundo.

Por todo o país, em 4 de Julho, ocorre o grande feriado nacional dos Estados Unidos. As celebrações passam quase sempre por desfiles e churrascos comemorativos.

Na Pasadena de Los Angeles, a 2 de Janeiro de cada ano, ocorre o Desfile da Rosa.  Uma celebração do novo ano, onde desfilam acrobatas, bandas e inúmeras atracções.

Em Hollywood (Los Angeles) no mês de Março,  ocorre a cerimónia de entrega dos Óscares. O mundo do cinema reunido nesse dia para a entrega de prémios.

 

27- FILIPINAS

Na Ilha de Panay celebra-se o Ati-Atihan em Janeiro. É uma homenagem a Jesus Cristo, numa festa cheia de cor pelos seus trajes ornamentados.

 

28- FRANÇA

No dia 13 e 14 de Julho por todo o país, o dia da Bastilha é celebrado. Esta data marca não só o derrube do Antigo Regime, mas também o nascimento de uma nação baseada num conjunto de valores progressistas e igualitários. Os festejos têm mais cor na capital, Paris.

 

29- GEÓRGIA

O Festival de Tbilisi é celebrado, todos os anos, no último domingo do mês de Outubro. Neste festival, as ruas são decoradas e os antigos distritos de Tbilisi são restaurados.

 

30- GRANADA 

Neste país da América Central, o Carnaval celebra-se em pleno Verão. Em Agosto, as ruas são inundadas de foliões. Em St.George´s, na terça-feira de Carnaval, tem lugar a parada das bandas.

 

31- GUATEMALA

Em Antigua, celebra-se em Dezembro, a festa tradicional denominada da Quema del Diablo. Nesse dia, a população limpa as casas, livrando-se de tudo o que está a mais, colocando à porta de suas casas os bens que pretendem deitar fora. Ao final da tarde, esse lixo é colocado numa pilha e queimado, naquele que é conhecido como La Quema Del Diablo.

 

32- HAVAI

Durante a Semana Aloha, todas as ilhas do arquipélago do Havái se desdobram em paradas, eventos culturais, corridas de canoa e música tradicional.

 

33- HONDURAS

Na cidade portuária La Ceiba, ocorre a Fiesta de San Isidro. As festividades acontecem em Maio, tendo como referência a figura daquele santo e o que ele terá feito em benefício da comunidade.

 

34- INDIA

O Bikaner Camel Festival ocorre em Janeiro na região do Rajastão, onde ocorre a competição para o título do camelo mais belo, onde desfilam cobertos de tapeçarias.

Varanasi celebra em Novembro, o Nag Nathaiya. O rio Ganges é o espectacular palco desta cerimónia milenar. Um acontecimento para recordar a vida de Krishna.

A deusa Ganesha  (cuja representação corresponde a uma figura humana com cabeça de elefante) é um dos deuses hunus de maior devoção na Indía. Na cidade de Maharashtra a adoração adquire contornos de verdadeiro êxtase, a partir de meados de Agosto até ao final de Setembro. Erguem-se santuários, cor, foguetes, representações em barro são imersas em água e todos evitam olhar para a Lua.

 

35- INDONÉSIA

Pela Ilha de Bali, na Indonésia, no mês de Julho, ocorre o festival Pesta Kesenian. Reúne inúmeros músicos e dançarinos do país. A procissão de abertura é descrita como algo capaz de inebriar profundamente os sentidos.

 

36- IRLANDA

Todos os anos, os residentes de Killorglin recebem uma das feiras mais originais e antigas do país, a Feira dos Duendes (Puck Fair). Ocorre em Agosto, e para além de feira de cavalos, o desfile e a coroação do rei duende, existe jogos de rua para crianças, folia e dança.

 

37- ITÁLIA

O entrudo encontra-se profundamente enraizado no espírito dos italianos.  O  Carnaval de Veneza é o mais famoso e sofisticado, mas o de Viareggio (com bonecos de papel), Foiano, Oristano, Putignano e Florença não lhe ficam atrás. Todos diferentes, todos contagiantes.

No início de Julho ocorre em Siena, uma das corridas de cavalos mais importantes do Mundo, o Palio de Siena. Em média demora cerca de 90 segundos a encontrar o vencedor, mas  possui quase 700 anos de História.

 

38- JAMAICA

Em Fevereiro celebra-se o Carnaval. Um dos mais animados e apaixonantes da bacia do caribe e das Antilhas.

Na primeira segunda-feira de Agosto celebra-se o Dia da Independência da Jamaica. A festa é nacional, e por todo o lado muito reggae e rum, cortejos e muita animação.

 

39- JAPÃO

Tóquio durante o mês de Novembro, celebra o Tori-No-Ichi. São vários festivais que ocorrem na cidade. O Festival Shibuya começa com um desfile de várias escolas japonesas, acompanhadas por um grupo de músicos que surgem com tambores e flautas. Nesta ocasião, o Parque Yoyogi, enche-se de diversas famílias que se juntam para celebrar.

Na cidade de Fukuoka, durante o mês de Julho, ocorre o Hakata Gion. Vários carros alegóricos de grande porte atravessam as ruas a grande velocidade, impulsionados por homens em trajes menores. A corrida possui uma grande importância ritual, sendo que cada uma destas equipas nasceu há 700 anos, pelo que a rivalidade é intensa. Os tambores rufam impeteuosamente e a multidão espalha-se pelas ruas incitando os seus atletas.

No mês de Outubro em Quioto celebra-se o Jiday Matsuri. Um desfile de grande sumptuosidade onde são recriados diferentes períodos da história japonesa.

 

40- MADAGASCAR

Uma tradição um pouco macabra, o Famadihana é uma cerimónia fúnebre que consiste em revirar os ossos dos familiares sepultados. Ocorre anualmente até finais de Setembro.

 

41- MARROCOS

Ocorre em Marraquexe, no mês de Junho o Festival de Artes Populares. A Praça Djemaa El Fna, serve de palco a vários espectáculos de luz, cor e som. Além da música de Gmaoua, encontra ainda, os contadores de histórias, números de acrobacia e dançarinos da  região do Atlas.

 

42- MÉXICO

Por todo o país, nos dias 1 e 2 de Novembro, celebra-se o Dia Dos Mortos. As ruas enchem-se com festivais e desfiles onde são oferecidos presentes.

Em Oaxaca, no mês de Julho, ocorre o Festival La Guelaguetza. As velhas lendas da cultura pré-hispânica, a tradição musical e culinária, os antigos modos de trajar, a dança, o artesanato, a botânica e a medicina popular são algumas das áreas numa viagem ao passado.

 

43- MONGÓLIA

Naadam é uma festa tradicional na Mongólia. O festival também é denominado localmente ” eriin Gurvan naadam ” que significa “os três jogos dos homens “. Os jogos são luta livre mongol , corrida de cavalos, e arco e flecha , e são realizadas em todo o país durante o verão. As mulheres começaram a participar no tiro com arco e meninas nos jogos – corridas de cavalos, mas não no wrestling mongol.

 

44- NEPAL

Em Patan no mês de Setembro adora-se a reencarnação de Vishnu, Sri Krishna, que terá nascido por esta altura. É considerada uma das suas mais gloriosas reencarnações. A mera verbalização do seu nome traz alegria, porque crê-se que Krishna era a própria personificação de alegria.

 

45- NIGÉRIA

O Festival Durbar, que ocorre em Kano e Katsina, é a maior celebração islâmica depois do Id el Fitri e do Id el Kabir. No dia 10 de Fevereiro, dezenas de homens desfilam, levando pela mão as suas montadas ricamente ornamentadas. O emir assiste ao cortejo realizado em sua honra. Seguem-se, então, outros eventos solenes e ritualizados, como combates corporais e concertos de alaúde, onde os músicos aparecem de olhos vendados, até que o emir e os chefes dos diversos clãs e aldeias abandonam a praça e recolhem ao palácio.

 

46- PAPUA-NOVA GUINÉ

O Festival do Monte Hagen, ocorre em Agosto. Nesta data, as diversas tribos da região juntam-se nos solos de Kagamunga, no monte Hagen para celebrar, através de rituais, dança e música.

 

47- PERÚ

Em Cajamarca, o Carnaval Peruano é um dos principais acontecimentos culturais.

No mês de Junho em Cuzco celebra-se a Peregrinação ao monte Ausengate. Reune milhares de pessoas que sobem ao monte acompanhada de bailarinos com suas roupas tradicionais da comunidade quechua.

Durante os primeiros quinze dias de Fevereiro, ocorre o Festival Virgen de La Candelaria. As “danças do diabo” são o ponto alto de locura e alegria ritual.

 

48- SRI LANKA

O Kandy Esala Perahera (a procissão de Kandy Esala) é um grande festival comemorado com trajes tradicionais, e é realizada em julho e agosto em Kandy , Sri Lanka. Esta procissão histórica é realizada anualmente para homenagear a relíquia do dente sagrado de Buda , que está alojado no Sri Dalada Maligawa em Kandy. Um símbolo exclusivo de Sri Lanka , a procissão é composto por muitas danças tradicionais locais , como danças de fogo , danças Kandyan e várias outras danças culturais , além de os elefantes que habitualmente são adornados com roupas de luxo. O festival termina com o ritual diya – kepeema tradicional, uma cerimónia de corte de água, que é realizada no Rio Mahaweli em Getambe, Kandy .

 

49- TAILÂNDIA

O Visakha Puja, celebra-se em Maio e, é o dia mais importante do calendário budista, já que marca o nascimento, a inspiração e a morte do fundador desta religião. Por todo o País a data é comemorada com grande devoção e intensidade.

 

50- VIETNAME

O Festival Tet é a festa mais importante do calendário vietnamita que ocorre entre Janeiro e Fevereiro. Ele marca o início do ano novo lunar, que é celebrado na China também. As festividades ocorrem em todo o país. O feriado oficial dura três dias, mas as celebrações continuar por pelo menos na primeira semana do novo ano.

 

Festividades pelo Mundo

PaísFestividades
África do SulCom a chegada do ano novo, a Cidade do Cabo transforma-se num recinto de espectáculos. Repleto de música, trajes, festivais de rua, marchas e competições.
AlemanhaNa cidade de Munique celebra-se em Outubro a Oktoberfest. Durante duas semanas ocorre um desfile com milhares de  participantes, carros alegóricos e a famosa Festa da Cerveja.| No Verão na cidade de Colónia ocorre as festas da cidade com música e espectáculos de rua. O espectáculo pirotécnico, que, todos os anos, invade os céus encontra-se entre os mais entusiasmantes da Europa, em larga parte devido ao efeito dramático produzido no  casario e  na  catedral com 157 metros.
Arábia SauditaA Peregrinação a Meca ocorre em Janeiro. De acordo com o profeta Maomé, existem cinco práticas fundamentais consideradas os pilares do islamismo. O último destes consiste em fazer a peregrinação a Meca, uma manifestação impressionante de fé, mesmo para quem não é muçulmano.
ArgentinaO Festival  de Música de Llao Llao, em Bariloche, é uma excelente oportunidade para ouvir um estilo único no Mundo, como único é o povo  que habita a Patagónia.
AustráliaO Festival Multicultural de Camberra, em Fevereiro, junta comida, exposições, espectáculos e danças tradicionais aborígenas.| Um dos fogos-de-artifício mais inesquecíveis do mundo, ocorre a 31 de Dezembro em Sydney.
ÁustriaO Concerto de Ano Novo em Viena, ocorre um dos mais famosos espectáculos musicais do Mundo. No fantástico Golden Hall da Musikverein de Viena, a Orquestra Filarmónica de Viena oferece um concerto imperdível.
BahamasNo primeiro fim-de-semana de Junho é celebrado o Cat Island Rake and Scrape, com muita música, alegria e extravagância.
BarbadosNo mês de Agosto, em Bridegetown celebra-se o Barbados Crop Over Festival.  Uma enorme festa com música caribenha.
BélgicaO dia nacional da Bélgica comemora-se a 21 de Julho. Representa a emancipação de um povo com duas matrizes culturais diferentes (flamenga e francófila). Os festivais de rua, a música, os cortejos e o fogo-de-artifício animam as celebrações.
BrasilO mês de Fevereiro é o mais louco no Brasil para celebrar o Carnaval. O Carnaval do Rio de Janeiro éo mais famoso, mas existem outros em que a festa vai de sol a sol, sempre com grande exuberância. São Paulo e Bahia são os outros destinos de eleição.
BulgáriaEntre Maio e Junho ocorre a Festa das Rosas.  Os campos da região  do Vale das Rosas, situado no coração do país, algures entre os montes Ródope e a cordilheira dos Balcãs, enchem-se de rosas e muitas outras flores.
ButãoO Novo Ano é celebrado com concursos de arco e  flecha, nos quais as comunidades tentam provar umas às outras serem as melhores nesta difícil arte de acertar no alvo. Na véspera da competição, os feiticeiros lançam maldições aos representantes das comunidades rivais, afim de assegurarem a vitória dos seus atletas.
ChileSetembro é um mês intenso para os Chilenos. No segundo fim-de-semana celebram-se as Fiestas Patrias, com tudo o que se possa imaginar como sendo expressão de patriotismo. No  dia 18, o Dia da Independência enche as  ruas de paradas e, no dia seguinte, o Dia das Forças Armadas glorifica aqueles que libertaram este fabuloso país da ditadura.  | Na cidade de Limache, a Festa da Virgem das Quarentas Horas, lembra o resgate de  algumas dezenas de pescadores, exactamente 40 horas depois de estes terem sido dados como desaparecidos. Durante a romaria, um  dos  momentos mais singulares é a passagem diante da penitenciária local, no qual os reclusos gritam louvores a Cristo.
ChinaA celebração mais importante do calendário Chinês, o Yuan Tan, ou Ano Novo. Antes da celebração as casas são limpas, o cabelo cortado, compram-se prendas, as dívidas são pagas e as  portas enchem-se de caracteres vermelhos e lanternas resplandecentes. Há que entrar limpo, fresco, leve e luminoso no   novo ano. | O sétimo mês lunar é considerado  o mês dos Fantasmas. Segundo a tradição, a partir do primeiro dia, os Portões de Hades, o inferno, são abertos para possibilitar aos espíritos passarem esse mês num  festim de vinho e comida. Os vivos oferecem, assim, nas suas casas, estabelecimentos comerciais, e até táxis, uma bandeja com géneros, não vão os fantasmas, principalmente os familiares, ficar zangados.
ColômbiaNo final de Julho, em Medellin, ocorre o maior evento cultural da cidade. O centro enche-se de cor e perfume durante a festa, tornando a mais florida do país.
Coreia do SulNo mês de Maio, ocorre o Festival Lotus Lantern. Importante evento do calendário coreano, onde os povos vestem a roupa tradicional e guardam lanternas para a celebração de Lotus Lantern Festival em Seoul, Coreia do Sul.
Costa do MarfimA Festa das Máscaras, na região de Man, ocorre em Novembro, com as numerosas aldeias locais a escolherem os melhores dançarinos e prestam homenagem  aos espíritos da floresta.
Costa RicaDurante o mês de Novembro, e por todo o país, assiste-se a teatro de rua e a outro tipo de actividades, celebrando-se o Destival San Jose.
DinamarcaCopenhaga em Novembro, celebra o Festival de Copenhaga. Concertos, filmes irlandeses, workshops, contos e leituras.
EgiptoEm Sinai no mês de Março, ocorre a Peregrinação ao Monte Sinai. Um local de peregrinação também conhecido por monte Moisés, local onde o profeta terá recebido as tábuas com os dez  mandamentos.
El SalvadorA maior, melhor e mais famosa celebração nacional, é o festival El Salvador Del Mundo. Ocorre no inicio de Agosto.
EquadorO Festival de Jesus o Todo-Poderoso tem tanto de insólito como de intenso. Durante uma semana em Dezembro, ocorre em Quito este festival de touradas e criadores de gado da América Latina.
EscóciaBraemar- No primeiro sábado de Setembro, esta cidade das Terras  Altas (Highlands) convida a jogos tradicionais, encontros de tocadores de gaita de foles e muita dança.| No inicio do ano em Glasgow, ocorre a realização de um dos melhores festivais de música do Mundo, conhecido como, o Celtic Connections.
EspanhaNo final de Agosto em Bunyol ocorre La Tomatina. Uma batalha de tomate nesta pequena cidade espanhola. São cerca de 10 000 pessoas que passam o dia inteiro na maior guerra de tomate do Mundo.| Durante o mês de Setembro em Barcelona, ocorre a Festa de La Mercê (Festa da Virgem da Misericórdia) reflete as tradições culturais e mitológicas catalãs. Uma das grandes atracções, é a pirâmide humana que pode atingir sete andares.
EtiópiaO Ano Novo etíope é celebrado a 11 de Setembro. O Enkutatash ou Kiddus Yohannes,  como  também é conhecido, marca fortemente o calendário dos etíopes, profundamente cristãos, com a distribuição de comida aos mais necessitados e muita música tradicional.
EUAEm Nova Iorque, na zona central de Times Square,  a passagem de ano é um dos locais mais famosos do mundo. | Por todo o país, em 4 de Julho, ocorre o grande feriado nacional dos Estados Unidos. As celebrações passam quase sempre por desfiles e churrascos comemorativos. | Na Pasadena de Los Angeles, a 2 de Janeiro de cada ano, ocorre o Desfile da Rosa.  Uma celebração do novo ano, onde desfilam acrobatas, bandas e inúmeras atracções. | Em Hollywood (Los Angeles) no mês de Março,  ocorre a cerimónia de entrega dos Óscares. O mundo do cinema reunido nesse dia para a entrega de prémios.
FilipinasNa Ilha de Panay celebra-se o Ati-Atihan em Janeiro. É uma homenagem a Jesus Cristo, numa festa cheia de cor pelos seus trajes ornamentados.
FinlândiaEm Outubro, o Show Internacional de Cavalos é um dos maiores eventos equestres. Ocorre em Helsínquia.
FrançaNo dia 13 e 14 de Julho por todo o país, o dia da Bastilha é celebrado. Esta data marca não só o derrube do Antigo Regime, mas também o nascimento de uma nação baseada num conjunto de valores progressistas e igualitários. Os festejos têm mais cor na capital, Paris.
GeórgiaO Festival de Tibilisi é celebrado, todos os anos, no último domingo do mês de Outubro. Neste festival, as ruas são decoradas e os antigos distritos de Tbilisi são restaurados.
GranadaNeste país da América  Central, o Carnaval celebra-se em pleno Verão.  Em Agosto, as ruas são inundadas de foliões. Em St.George´s,  na terça-feira de Carnaval, tem lugar a parada das bandas.
GuatemalaEm Antigua, celebra-se em Dezembro, a festa tradicional denominada da Quema del Diablo. Nesse dia, a população limpa as suas casas, livrando-se de tudo o que está a mais, colocando à porta de suas casas os bens que pretendem deitar fora. Ao final da tarde, esse lixo é colocado numa pilha e queimado, naquele que é conhecido como La Quema Del Diablo.
HavaiDurante a Semana Aloha, todas as ilhas do arquipélago do Havái se desdobram em paradas, eventos  culturais,  corridas de canoa e música tradicional.
HondurasNa cidade portuária La Ceiba, ocorre a Fiesta de San Isidro. As festividades acontecem em Maio, tendo como referência a figura daquele santo e o que ele terá feito em benefício da comunidade.
Índia Varanasi celebra em Novembro, o Nag Nathaiya. O rio Ganges é o espectacular palco desta cerimónia milenar. Um acontecimento para recordar a vida de Krishna. | A deusa Ganeisha  (cuja representação corresponde a uma figura humana com cabeça de elefante) é um dos deuses hunus de maior devoção na Indía. Na cidade de Maharashtra a adoração adquire contornos de verdadeiro êxtase, a partir de meados de Agosto até ao final de  Setembro. Erguem-se santuários, cor, foguetes, representações em barro são imersas em água e todos evitam olhar para a Lua.| O Bikaner Camel Festival ocorre em Janeiro na região do Rajastão, onde ocorre a competição para o título do camelo mais belo, onde defilam cobertos de tapeçarias.
IndonésiaPela Ilha de Bali, na Indonésia, no mês de Julho, ocorre o festival Pesta Kesenian. Reúne inúmeros músicos e dançarinos do país. A procissão de abertura é descrita como  algo capaz de inebriar profundamente os sentidos.
IrlandaTodos os anos, os residentes de Killorglin recebem uma das feiras mais originais e antigas do país, a Feira dos Duendes (Puck Fair). Ocorre em Agosto, e para além de feira de cavalos, o desfile e a coroação do rei duende, existe jogos de rua para crianças, folia e dança.
ItáliaO entrudo encontra-se profundamente enraizado no espírito dos italianos.  O  Carnaval de Veneza é o mais famoso e sofisticado, mas o de Viareggio (com bonecos de papel), Foiano, Oristano, Putignano e Florença não lhe ficam atrás. Todos diferentes, todos contagiantes. | No início de Julho ocorre em Siena, uma das corridas de cavalos mais importantes do Mundo, o Palio de Siena. Em média demora cerca de 90 segundos a encontrar o vencedor, mas  possui quase 700 anos de História.
JamaicaEm Fevereiro celebra-se o Carnaval. Um dos mais animados e apaixonantes da bacia do caribe e das Antilhas.| Na primeira segunda-feira de Agosto celebra-se o Dia da Independência da Jamaica. A festa é nacional, e por todo o lado muito reggae e rum, cortejos e muita animação.
JapãoTóquio durante o mês de  Novembro, celebra o Tori-No-Ichi. São vários festivais que ocorre na cidade. O Festival Shibuya começa com um desfile de várias escolas japonesas, acompanhadas por um grupo de músicos que surgem com tambores e flautas. Nesta ocasião, o Parque Yoyogi, enche-se de diversas famílias que se juntam para celebrar. | Na cidade de Fukuoka, durante o mês de Julho, ocorre o Hakata Gion. Vários carros alegóricos de grande porte atravessam as ruas a grande velocidade, impulsionados por homens em trajes menores. A corrida possui uma grande importância ritual, sendo que cada uma destas equipas nasceu há 700 anos, pelo que a  rivalidade é intensa. Os tambores rufam impeteuosamente e a multidão espalha-se pelas ruas incitando os  seus atletas.| No mês de Outubro em Quioto celebra-se o Jiday Matsuri. Um desfile de grande sumptuosidade onde são recriados diferentes períodos da história japonesa.
LibanoNo mês de Dezembro em Beirute, ocorre habitualmente uma importante Feira de Antiguidades.
LituâniaEm Vilnius, as comemorações do Dia da Cidade são durante o segundo fim-de-semana de Setembro e têm inerente uma forte componente cultural. São levados a cabo diversos espectáculos de música e representações de teatro ou pelas ruas da cidade.
MadagáscarUma tradição um pouco macabra, o Famadihana é uma cerimónia fúnebre que consiste em revirar os ossos dos familiares sepultados. Ocorre anualmente até finais de Setembro.
MalásiaNo Palácio Golden Horses, na capital malaia, todos os anos ocorre a maior feira de tecnologia do país.
MarrocosOcorre em Marraquexe, no mês de Julho o Festival de Artes Populares. A Praça Djemaa El Fna, serve de palco a vários espectáculos de luz, cor  e som. Além da música de  Gmaoua, encontra ainda, os contadores de histórias, números de acrobacia e dançarinos da  região do Atlas.
MauríciasNa celebração da Festa da Primavera (em Janeiro de cada ano) ocorre por diversas cidades, com muita música, fogo-de-artifício e gastronomia regional.
MéxicoPor todo o país, nos dias 1 e 2 de Novembro, celebra-se o  Dia Dos Mortos. As ruas enchem-se com festivais e desfiles onde são oferecidos presentes. | Em Oaxaca, no mês de Julho, ocorre o festival La Guelaguetza. As velhas lendas da cultura pré-hispânica, a tradição musical e culinária, os antigos modos de trajar, a dança, o artesanato, a botânica e a medicina popular são algumas das áreas numa viagem ao passado.
MoçambiqueNo dia 25 de Setembro celebra-se o Dia da  Revolução. Alegria, música e dança tradicional.
MongóliaNaadam é uma festa tradicional na Mongólia. O festival também é denominado localmente ” eriin Gurvan naadam ” que significa “os três jogos dos homens “. Os jogos são luta livre mongol , corrida de cavalos, e arco e flecha , e são realizadas em todo o país durante o verão. As mulheres começaram a participar no tiro com arco e meninas nos jogos – corridas de cavalos, mas não no wrestling mongol.
m Setembro,  a Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Windhoek é uma grande oportunidade de deixar cair por  terra o preconceito em relação ao subdesenvolvimento africano.
NepalEm Patan no mês de Setembro adora-se a reencarnação de Vishnu, Sri Krishna, que terá nascido por esta altura. É considerada uma das suas  mais gloriosas reencarnações. A mera verbalização do seu nome traz alegria, porque crê-se que Krishna era a própria personificação de alegria. | Em Março, ocorre por várias cidades o Festival Holi. É conhecido como o festival das cores. Nesta festa fazem-se arremessos de baldes e pinturas corporais.
NicaráguaDurante o mês de Janeiro, em Esquipulas, acontece a peregrinação do Cristo Negro. Uma crença partilhada por vários outros países latino-americanos, que consegue rivalizar com a mexicana Nossa Senhora de Guadalupe.
NigériaO Festival Durbar, que ocorre em Kano e Katsina, é a maior celebração islâmica depois do Id el Fitri e do Id el Kabir. No dia 10 de Fevereiro, dezenas de homens desfilam, levando pela mão as suas montadas ricamente ornamentadas. O emir assiste ao cortejo realizado em sua honra. Seguem-se, então, outros eventos solenes e ritualizados,  como combates corporais e concertos de alaúde, onde os músicos aparecem de olhos vendados, até que o emir e os chefes dos diversos clãs e aldeias abandonam a praça e recolhem ao palácio.
Nova ZelândiaO Big Day Out é um enorme festival de musica, e ocorre em Janeiro na cidade de Auckland.
Papua-Nova GuinéO Festival do Monte Hagen, ocorre em Agosto. Nesta data, as diversas tribos da região juntam-se nos solos de Kagamunga, no monte Hagen para celebrar, através de rituais, dança e música.
PerúNo mês  de Junho em Cuzco celebra-se a Peregrinação ao monte Ausengate. Reune milhares de pessoas que sobem ao monte acompanhada de bailarinos com suas roupas tradicionais da comunidade quechua. | Durante os primeiros quinze dias de Fevereiro, ocorre o festival Virgem de La Candelaria. As  “danças do diabo” são o ponto alto de locura e alegria ritual.| Em Cajamarca, o Carnaval Peruano é um dos principais acontecimentos culturais.
PolóniaNão perca os Wratislavia Cantans, um festival de música de câmara, onde os grupos corais religiosos enchem fabulosas naves das belas igrejas polacas com o som de um verdadeiro concerto. A partir da segunda quinzena de Setembro. | No final de Junho até inicio de Julho, em Cracóvia decorre o Festival da Cultura Judaica. Os museus da cidade e todo ocentro  histórico acolhem concertos, exposições, debates, leituras públicas, eventos culinários, entre os demais eventos de ordem cultural e artística.
PortugalVer mais no nosso artigo FESTAS E ROMARIAS.
República ChecaEm Praga, a valsa e os seus bailes continuam a gerar paixões. As  maravilhosas galas de Praga decorrem nas mais importantes avenidas e juntam milhares de pessoas. Todos os anos, no mês de  Fevereiro.
RoméniaEm Bran, uma pequena comunidade rural, Setembro é o mês que se celebra o regresso dos rebanhos das montanhas, onde os pastores aproveitam os verdejantes prados, a salvo da neve durante o Verão, para alimentar os animais. O acontecimento é celebrado com pompa e circunstância.
SingapuraO Caminho do Fogo é um espectáculo que ocorre em Outubro, onde o turista pode ver pessoas a andar sobre o chão com brasas. Um teste à coragem dos devotos de Draupadi que, desta forma, homenageiam este deus hindú.
Sri LankaNo dia 2 de Junho em Mihintale celebra-se o Festival Poson. Neste dia comemorativo da  conversão do Sri Lanka ao budismo, ocorrido no século III a.C., as procissões têm lugar um pouco por todo o país.Na cidade de Mihintale, foi local onde o rei do Sri Lanka se converteu ao budismo.
SuazilândiaO Ano Novo começa com a Festa dos Primeiros Frutos, que reúne o país em torno da homenagem a prestar aos antepassados, a quem pede auxilio e benção.
TailândiaO Visakha Puja, celebra-se em Maio e, é o dia mais importante do calendário budista, já que marca o nascimento, a inspiração e a morte do fundador desta religião. Por todo o País a data é comemorada com grande devoção e intensidade.
Trinidad e TobagoA 1 de Novembro, por todo o país ocorre o Diwali. Conhecido como o Festival das Luzes, simboliza o triunfo da luz sobre a escuridão. Pequenos potes iluminados são colocados em vários lugares pelos habitantes locais. É um importante e espectacular evento celebrado pelos hindús.
TurquiaEm Agosto, e por todo o país, ocorre o Festival da Melancia, mediante a qual esta é consumida compulsivamente nesta época.
VietnameEm Huong Son, o Perfume de Pagode é um dos maiores festivais do País, que ocorre entre Fevereiro e Maio. Situado numa planicie verdejante onde se celebra Buda, numa romaria com população de todo o país.

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS