“ Não falho um, quando viajo. A mais fiel expressão da cultura do povo, neles se retrata!” Assim diz um membro do nosso grupo Amantes de Viagens.
As cores, a forma de exposição dos produtos, os cheiros e as pessoas tornam estes locais um autêntico despertar dos sentidos! Apresentamos uma lista daqueles que consideramos como os 30 Melhores Mercados do Mundo.
1 – Holanda (Aalsmeer)
O maior mercado comercial de flores do mundo situa-se em Aalsmeer.
Neste local pode assistir aos leilões que têm como destino final todas as partes do mundo.
Mercado Aalsmeer
2 – Cairo (Khan el Khalili)
O mercado Khan el Khalili, que tem mais de 1000 anos.
Diversas ruas com centenas de lojas, forma este incrível mercado num local que nos leva a um recuo no tempo.
Mercado de Khan el Khalili
3 – Israel (Quarteirão Cristão)
Por ruas estreitas, chegue a um dos mercados mais populares de Jerusalém. Situado no quarteirão cristão, é um mercado bastante colorido.
Aqui poderá encontrar cerâmicas decoradas, roupas étnicas, jóias, tapetes e outros artigos decorativos.
Mercado em Israel
4 – S.Miguel – Açores (Graça)
Em S. Miguel, nos Açores, visite o Mercado da Graça, em Ponta Delgada.
Mesmo ao lado do mercado está uma das lojas mais conhecidas da ilha. O Rei dos Queijos, como o nome indica, vende todos os queijos que são produzidos nas ilhas açorianas. Um local a conhecer.
Mercado da Graça, em Ponta Delgada
5 – Barcelona (La Boqueria)
O Mercado de San José (Mercat de Sant Josep), popularmente conhecido como La Boquería é um mercado situado no centro das Ramblas. Oferece uma grande variedade de produtos locais e exóticos.
Mercado de San José (Mercat de Sant Josep) – La Boqueria
6 – Istambul (Grande Bazar)
O Grande Bazar, também chamado Bazar Coberto (em turco Kapalıçarşı), é provavelmente o maior, e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado num bairro histórico próximo do centro de Istambul.
Aberto desde 1461, é muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes. Tem mais de 60 ruas cobertas e centenas de lojas agrupadas por tipos de mercadorias, havendo áreas especiais para produtos de pele, joalharia de ouro, etc.
Istambul (Grande Bazar) – Kapalıçarşı
7 – Hong Kong (Temple Street Night Market)
Neste mercado nocturno poderá encontrar diversos artigos de vestuário, relógios, telemóveis ou artigos em segunda mão.
Hong Kong (Temple Street Night Market)
8 – Zagreb- Croácia (Dolac)
Se pretende experimentar comidas típicas e comprar um autêntico artesanato, recomendo o mais importante mercado da cidade- o Dolac.
Está localizado no centro da cidade, perto da Santa Caterina Iglesa e da Catedral da Assunção da Virgem Maria. Um grande número de guarda-chuvas vermelhos indicará que chegaram ao mercado em geral é um mercado de alimentos, embora possa encontrar diverso artesanato, animais ou flores.
Zagreb- Croácia (Dolac)
9 – Catânia- Sicilia (Mercato del pesce)
O mercado do peixe no centro da cidade de Catania é um dos mais coloridos em toda a Sicília. Todas as manhãs durante a semana, bem como sábados são oferecidos peixe fresco, apanhado nas primeiras horas da manhã.
Catânia- Sicilia (Mercato del pesce)
10 – Jerusalém (Shuk Machane Yehuda)
Mahane Yehuda é um mercado em Jerusalém, Israel. Situado no quarteirão judáico, é popular entre os moradores locais e turistas para a venda de frutas e legumes frescos, produtos de panificação, peixes, carnes e queijos; nozes, sementes, e especiarias, vinhos e licores; vestuário e calçados; e utensílios domésticos ou têxteis. Em torno do mercado encontra diversos bares, cafés e restaurantes.
Jerusalém (Shuk Machane Yehuda)
11 – Veneza (Rialto)
Após a ponte Rialto um pouco mais á frente, chega ao mercado Rialto. Aqui poderá encontrar a praça do mercado do peixe, das frutas e legumes.
Veneza (Rialto)
12 – Delhi, Índia (Chandni Chowk)
Chandni Chowk é um dos mercados mais antigos e mais movimentados em Old Delhi , na Índia. Localizado perto da estação de comboios de Deli Antiga, com o monumento do Forte Vermelho localizado dentro do Chandni Chowk. Construído no século XVII continua a ser um dos maiores mercados grossistas da Índia.
Delhi, Índia (Chandni Chowk)
13 – Viena (Naschmarkt)
O Naschmarkt existe desde o século XVIII e é o maior mercado do centro de Viena. Aberto de segunda-feira a sábado, convida a passeios, olhares, descobertas e degustações. Lá, pode-se comprar tudo o que for necessário na cozinha: frutas e legumes, carne e peixe, pão ou queijo.
Viena (Naschmarkt)
14 – Budapeste- Hungria (Central Market Hall- Nagy Vasarcsarnok)
O tradicional Mercado é o lugar que se encontra desde frutas, legumes, carne, peixe, mas também artesanato. Um local com uma arquitectura de grande beleza.
Budapeste- Hungria (Central Market Hall- Nagy Vasarcsarnok)
15 – Xián (mercado muçulmano)
O Mercado muçulmano é uma experiência magnífica, pelo seu agitado mercado que mantém todos os seus sentidos acordados.
Xián (mercado muçulmano)
16 – Tel Aviv- Israel (Jaffa)
Old Jaffa, a cidade que deu origem a Tel Aviv, com mais de 3.000 anos de idade, construída no período otomano. Além dos muros da cidade velha e da torre do relógio otomano, uma de suas atracções é seu mercado de pulgas, contendo todo tipo de artesanato.
Tel Aviv- Israel (Jaffa)
17 – Florença (San Lorenzo)
O Mercado de San Lorenzo em Florença foi construído em 1874 localizado no centro da cidade.
É o mercado alimentar mais famoso de Florença. São frutas, legumes, carne e peixe, produtos típicos da cozinha florentina. Aberto de segunda a sábado das 7h às 14h.
Mercado de San Lorenzo em Florença
18 – México (San Cristobal de Las Casas)
Neste colorido mercado poderá encontrar barracas de comida tradicional, frutas e legumes, animais domésticos, ervas medicinais, ou artigos de artesanato feitos pelos índios.
México (San Cristobal de Las Casas)
19 – Hanói- Vietname (Dong Xuan)
No bairro antigo de Hanói encontra o mercado Dong Xuan. É um edifício que abriga um mercado diversificado, que apesar de especializado em vendas de têxteis, possui uma grande variedade de artigos distintos entre si. Construído em 1889 pelos franceses, é o maior mercado coberto de Hanói. Localizado no centro de Hanói, apenas a 5 minutos a pé do lago central em Hanói, Lago Hoan Kiem.
Hanói- Vietname (Dong Xuan)
20 – Marraquexe – Marrocos (Jemaa El fna)
O Jemaa el-Fna é a principal e mais célebre praça da cidade de Marraquexe. Situa-se na parte histórica, e faz parte da Medina de Marraquexe inscrita na lista do Património Mundial da Unesco.
A praça é a mais movimentada de Marraquexe, com vários espectáculos de saltimbancos, encantadores de serpentes, contadores de histórias, curandeiros e músicos. À noite, as barracas de comida típica dominam a praça, juntamente com centenas de turistas e locais.
Marraquexe – Marrocos (Jemaa El fna)
21 – Mercado flutuante de Cai Be – Vietname
Cai Be, no Vietname, é uma das melhores atracções turísticas no delta do rio Mekong (próximo de Ho Chi Minh). Um dos mais populares mercados flutuantes do Delta do Mekong, embora não o maior de todos, permite ver centenas de pequenas embarcações, ou canoas repletas de frutas, legumes, arroz e todo o tipo dos mais diversos alimentos.
Mercado flutuante de Cai Be – Vietname
22 – Porto (Bolhão)
O Mercado do Bolhão é um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto construído em 1839.
A sua construção caracteriza-se pela sua monumentalidade, própria da arquitectura neoclássica.
O Mercado do Bolhão é vocacionado sobretudo para produtos frescos alimentares. Os vendedores estão divididos em diferentes secções especializadas, designadamente: zona de peixarias, talhos, hortícolas e florais. Na parte exterior do edifício existem lojas de outras variedades, como vestuário, cafetaria, perfumarias, tecidos, etc.
Porto (Bolhão)
23 – São Tomé (Mercado Municipal)
No Mercado Municipal e central de S. Tomé poderá comprar diversos tipos de fruta ou legumes produzidos na ilha.
São Tomé (Mercado Municipal)
24 – Mercado flutuante Damnoen Saduak- Tailândia
O mercado flutuante mais famoso da Tailândia deve seu nome ao canal Damnoen Saduak.
Nas margens desse canal moram muitos agricultores, e que com a terra fértil da região produzem diferentes frutas e vegetais como, laranja, uva, mamão, couve, feijão e cebola.
O mercado Damnoen Saduak se divide pelos canais e tem três pontos diferentes de venda: Talat Ton Khem, com 100 anos esta é a parte mais antiga do mercado, Talat Hia Kui, esta é a parte mais turística do mercado e a Talat Khun Phitak, este ponto de venda fica num canal secundário e recebe menos turistas.
O transporte e a venda das mercadorias são feitos pelos próprios produtores e em pequenos barcos.
O mercado é aberto diariamente das 8h as 11h.
Mercado flutuante Damnoen Saduak- Tailândia
25 – Tunísia (Nabeul)
O Nabeul é uma cidade da costa nordeste da Tunísia onde existe o famoso mercado de Nabeul.
Nabeul é célebre na Tunísia pela qualidade artística da sua olaria, em particular os pratos pintados e faianças. Esta produção juntou-se à de artigos tradicionais utilitários de fabrico menos elaborado. Poderá ainda, encontrar produtos em couro, cobre, vestuário, bordados ou alcofas.
Tunísia (Nabeul)
26 – Florença (Il Mercato Centrale)
No mercado central de Florença encontra bancas centenárias, extremamente limpo e com produtos de excelente qualidade. De frutas e verduras a carnes, queijos, vinhos ou doces.
Florença (Il Mercato Centrale)
27 – Bac Ha- Sapa- Vietname (Bac Ha)
A pequena aldeia de Bac Ha, apenas a 80 km de Sapa, é um dos lugares mais autênticos para ver os grupos étnicos vietnamitas no popular e colorido mercado de Bac Ha.
A vila pequena de Bac Ha, no caminho para a fronteira chinesa, oferece uma mistura de cores e cultura fascinante.
Os diversos grupos étnicos que habitam a região montanhosa de Bac Ha (etnia Miao, Hmong, Dao, Tay e Giay) reúnem-se no mercado para o comércio de produtos de todos os tipos de especiarias, tabaco, alimentos, tecidos e artesanato. O mercado é dividido em diferentes zonas, onde cada um deles vender produtos de uma determinada classes: têxtil, tecidos e materiais para fazer os trajes étnicos; frutas e legumes; área de cavalos; frangos, galinhas, porcos; restaurantes ou de artesanato local.
Bac Ha- Sapa- Vietname (Bac Ha)
28 – Tóquio (Tsukiji Market)
O Mercado de Tsukiji é o maior mercado de peixe do mundo. O mercado localiza-se em Tsukiji, no centro de Tóquio, entre o Rio Sumida e o distrito comercial de Ginza. Enquanto o centro do mercado é restrito ao acesso dos visitantes, o mercado de restaurantes e lojas de materiais de restaurantes do lado de fora permanecem uma grande atracção turística para visitantes japoneses e estrangeiros.
No geral, os outros mercados de Tóquio têm uma enorme beleza pela sua organização, elevada qualidade dos produtos e limpeza que caracteriza algumas das qualidades do povo japonês.
Tóquio (Tsukiji Market)
29 – Londres (Borough Market)
Um dos melhores mercados de Londres. Funciona desde o ano 1014, quando um grupo de comerciantes da época se juntou para comercializarem os seus produtos, como carnes, grãos e vegetais. Localizado em Borugh High Street.
Londres (Borough Market)
30 – Estocolmo- Suécia (Saluhall)
Östermalms Saluhall surgiu em 1888 e poderá encontrar ingredientes de alta qualidade ou pratos cozinhados da cozinha sueca e internacional.
Estocolmo – Mercado Saluhall
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio