MENU
22 Fev

ROMÉNIA

 

ROMÉNIA

Bandeira da Roménia

Bandeira da Roménia

 

CAPITAL: Bucareste

 

PONTOS DE INTERESSE: Montes Ciucas nos Carpatos | Castelo de Bran na Transilvânia | Fortalezas Dácias | Mosteiro de Sucevita

 

MOEDA: Lei (RON)

 

VACINAS: Os cuidados médicos na Roménia são geralmente inferiores aos padrões ocidentais, especialmente fora das grandes cidades. Existem algumas clínicas privadas, principalmente em Bucareste, com bons cuidados médicos.

 

VISTO: Para os cidadãos portugueses é necessária a apresentação do Passaporte ou do Cartão do Cidadão / Bilhete de Identidade, não sendo necessário qualquer visto para estadias até 90 dias.

 

Roménia é uma república unitária semi presidencialista localizada no centro-sudeste da Europa, no norte da península dos Balcãs e na costa ocidental do mar Negro. O país faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária. Ele abrange um território de 238 mil quilómetros quadrados e tem um clima temperado-continental.

Uma grande parte das fronteiras da Roménia com a Sérvia e a Bulgária seguem o curso do Danúbio. O Danúbio desagua no mar Negro onde forma o delta do Danúbio, juntamente com o rio Prut que serve de fronteira com a República da Moldávia. Os montes Cárpatos dominam a parte ocidental da Roménia, com picos de até 2.700 metros. O mais elevado, o Moldoveanu, atinge os 2.744 metros. As principais cidades são a capital, Bucareste, Brașov, Timișoara e ClujNapoca.

Carpátos

Carpátos

 

A visitar…

A característica física dominante na Roménia são os Cárpatos no Norte e Centro do país, que curvam à volta do planalto Transilvano. Para sul dica o vale do Danúbio que desagua num delta no Mar Negro.

A Roménia possui um clima continental, com Invernos longos, frios e com neve abundante e Verões curtos, secos e quentes. Os melhores meses para visitar o país são Maio e Junho, assim como Setembro e Outubro.

Bucareste

Bucareste

 

Bucareste

Bucareste é a capital e maior cidade da Roménia. Está localizada no sul do país e  fica às margens do Rio Dâmboviţa.

Locais de interesse a visitar: Palácio do Parlamento (Palatul Parlamentului); Arco do Triunfo (Arcul de Triumf); Museu da Aldeia (Muzeul Satului); Catedral de São José, Museu Histórico da Comunidade Judaica da Roménia Dr. Moses Rosen; Patriarcado (século XVII); Praça da União (Piața Unirii); Ateneu romano (1886-1888); Igreja Stavropoleos (1724); Igreja Kretzulescu (1720-1722).

Parlamento de Bucareste

Parlamento de Bucareste

 

Castelo de Bran na Transilvânia

O Castelo de Bran, localizado próximo de Bran ( próximo da cidade de Brașov), é um monumento nacional e marco histórico da Roménia. A fortaleza situa-se na fronteira entre a Transilvânia  e a Valáquia, encravado na floresta no sopé dos Cárpatos. Conhecido habitualmente como o “Castelo do Drácula”, é promovido como a residência da personagem que dá título ao Drácula de Bram Stoker, obra que conduziu à persistência do mito de que este castelo terá servido, em tempos, de residência ao Príncipe Vlad Tepes, governador da Valáquia.

Actualmente, o castelo alberga um museu aberto ao público, exibindo peças de arte e mobiliário coleccionados pela Rainha Maria. Os turistas podem ver o interior em visitas livres ou guiadas. Ao fundo da colina situa-se um pequeno parque museu ao ar livre, o qual exibe estruturas camponesas tradicionais da Roménia, como cabanas e celeiros, representando todo o país.

Castelo de Bran

Castelo de Bran

 

Mosteiro de Sucevita

O Mosteiro Sucevita situa-se na região norte da Roménia, próximo da fronteira com a Moldávia e a Ucrânia. Foi construído no ano de 1583, e é uma importante obra da história do país.

Mosteiro de Sucevita

Mosteiro de Sucevita

 

Fortalezas Dácias

As Fortalezas Dácias das Montanhas Orastie, na Roménia, foram levantadas nos séculos I a. C. e I d. C. como protecção contra a conquista romana. De extensos e bem conservados restos apresentam o reflexo de uma vigorosa e inovadora civilização da Idade do ferro.

Num total de seis fortalezas que formavam o sistema defensivo de Decébalo foram declaradas pela UNESCO como Património da Humanidade na Europa em 1999.

Igreja Viscri fortificada

Igreja Viscri fortificada

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS