REINO UNIDO
Bandeira do Reino Unido
CAPITAL: Londres
PONTOS DE INTERESSE: Stonehenge | Universidade Cambridge | Palácio de Windsor | Catedral e castelo de Durham | Castelo de Caernarfon | Muro de Adriano
MOEDA: Libra Esterlina (GBP)
VACINAS: A rede sanitária é relativamente boa.
Os cidadãos portugueses têm direito a assistência médica em pé de igualdade com os cidadãos britânicos, mediante a apresentação do bilhete de identidade. De referir, sem prejuízo, que os serviços privados de saúde são em regra bastantes caros, pelo que se recomenda a aquisição de seguros de viagem. A quaisquer outras situações que não sejam de emergência aplicar-se-ão os regulamentos comunitários relevantes, e nomeadamente através da apresentação do Cartão Europeu de Seguro de Doença – CESD.
VISTO: Os cidadãos portugueses não necessitam de visto para visitas de turismo ou negócio, sendo o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão suficientes para entrar no Reino Unido.
Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido, termo usado para descrever a Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. Estes quatro países, juntos, formam o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, o qual é um Estado soberano.
O país faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste, o Mar da Irlanda está a noroeste, o Mar Celta está a sudoeste, enquanto o Mar do Norte está a leste e o Canal da Mancha, ao sul, a separa da Europa continental. A maior parte da Inglaterra compreende a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, no Atlântico Norte. O país também inclui mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.
A Inglaterra corresponde à maior parte dos dois terços sul da Grã-Bretanha. É limitada ao norte pela Escócia e ao oeste pelo País de Gales.
A maior parte da Inglaterra é coberta de colinas (“Roling Hills”), sendo mais montanhosa no norte. A linha divisora entre tipos do terreno é indicada geralmente pela linha Tees-Exe. Há também uma área de pântanos, a leste, que foi drenada para uso agrícola.
Palácio de Windsor
A visitar…
A geografia física do Reino Unido, é caracterizado pela zona montanhosa de Bretanha que consiste em rochas antigas que agora formam as montanhas dissecadas e áreas glaciares do Lake District, no Noroeste, e Gales, as Terras Altas de Sudoeste e as montanhas Grampian da Escócia. A Inglaterra Central é dominada pelos Peninos, a cadeia de montanhas que vai para sul a partir das Terras Altas de Sudoeste para o centro de Inglaterra, para o rio Trent. A paisagem de Sudoeste consiste nas cúpulas de granito antigas de Dartmoor e Dodmin Moor. A Irlanda do Norte é normalmente montanhosa, mas tem o maior lago do Reino Unido, Lough Neagh, so seu centro.
O país possui um clima de Invernos frios e Verões suaves e chuvosos. A melhor época para o visitar é entre Maio e Julho.
Catedral de Durham
– Londres –
Londres fascina o mundo inteiro com o brilho inimitável da verdadeira classe e distinção. Para o confirmar, basta visitar as lojas de tradição secular, os parques verdejantes, o centro da cidade, ou os palácios reais. De tradições seculares, a cidade não nos deixa de surpreender a cada visita.
Londres
A conhecer…
British Museum – Fundado em 1753, é o mais antigo museu do mundo. Alberga tesouros preciosos de todas as partes do globo (muitos trazidos por exploradores do século XVIII e XIX).
Museum of London – Mostra a história de Londres desde os tempos da pré-história até aos nossos dias.
Natural History Museum – O museu abriga a colecção nacional de animais e plantas, vivos e fósseis, minerais e pedras preciosas, rochas e meteoritos.
Houses of Parliament – O Palácio de Westminster foi sucessivamente danificado e reconstruído até chegar ao seu aspecto actual, em estilo neo-gótico, acabado de edificar em 1870. Tornou-se em 1512 a casa do parlamento. Os deputados que constituem a Câmara de Lordes, os “Peers”, herdam o título e o cargo. Os que integram a Câmara dos Comuns são eleitos.
Big Ben – A torre mais alta do edifício do parlamento, serve de suporte ao célebre Big Bem que todos os anos é regulado para badalar sempre na hora certa.
London Tower – Foram quase 900 anos vividos, pela maior parte dos prisioneiros, com a corda na garganta. Na Martin Tower estão vários instrumentos de tortura e outros mais radicais, como o machado e o cepo donde rolaram muitas cabeças. É na Jewel House, fechada a sete chaves, que estão as Jóias da Coroa, vestígios brilhantes do Império Britânico.
Westminster Abbey – Metade Igreja e metade museu, a Abadia de Westminster é um exemplo magnífico de arquitectura medieval. É o lugar onde todos os monarcas se fazem coroar, desde 1066, para legitimar o poder.
St. Paul’s Cathedral – Construída por Christopher Wren sobre as ruínas da catedral medieval consumida em 1666 pelo Grande Fogo de Londres. O interior é magestoso e de um explendor barroco, digno das grandes cerimónias que marcam a sua história.
Harrod´s – É o mais famoso shopping de Londres. Existe desde 1849 quando Henry Charles Harrod abriu uma pequena loja perto de Bromptom Road. É famoso pela qualidade dos produtos que vende e também pelo seu fabuloso serviço.
Deambule por diversos mercados de rua: Carnaby Street; Convent Garden; Petticoat Lane; Portobello ou Borough Market.
Londres
– Stonehenge –
Aproximadamente a 100km de Londres, está localizado o monumento de Stonehenge. Construído em diversas fases entre 3100 e 1000 a.C., alguns dos seus menires pesam mais de 50 toneladas e ultrapassam os 6 metros de altura. Colocados em forma circular, a precisão com que foram colocados demonstra os conhecimentos astronómicos dos seus construtores, ainda que a sua finalidade fosse sobretudo ritual.
Stonehenge
– Edimburgo (Escócia) –
Em Edimburgo, a capital da Escócia desde o século XV, está edificada entre vales e colinas, resumindo o seu traçado urbano os estratos do seu desenvolvimento como cidade medieval e neoclássica, submetida às grandes influências do urbanismo europeu do século XIX.
Bairros inteiramente em estilo georgiano, assim como pela abundância de pontes e parques e um imponente castelo, símbolo da Escócia.
Edimburgo
– Calçada dos Gigantes (Irlanda do Norte) –
Na Irlanda do Norte, entre Causeway Head e Benbane Head estende-se ao longo de 6km e aproximadamente 70 ha, a famosa Calçada dos Gigantes.
Constituída por um conjunto de formações geológicas de beleza invulgar, como 40 000 colunas de basalto lado a lado, com um diâmetro máximo de meio metro e uma altura de 6 metros. Este conjunto de formações hexagonais pertence ao Período Terciário, sendo entre 50 milhões e 60 milhões de anos um legado geológico e natural único no Mundo.
Calçada dos Gigantes
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio