POLÓNIA
Bandeira da Polónia
CAPITAL: Varsóvia
PONTOS DE INTERESSE: Gdansk | Castelo Kornik | Centro histórico de Varsóvia | Centro histórico de Cracóvia | Minas de sal de Wieliczka | Cidade velha de Zamosc
MOEDA: Zloty (PLN)
VACINAS: A rede sanitária polaca é satisfatória e existem bons profissionais de saúde.
VISTO: Os cidadãos portugueses estão isentos de visto, sendo obrigatória a apresentação de bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte válido nos postos fronteiriços.
Polónia é um país da Europa Central que tem fronteiras comuns com a Alemanha a oeste; com a República Checa e a Eslováquia ao sul; com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste; com o Mar Báltico, o Kaliningrad Oblast (um enclave russo) e a Lituânia ao norte. A área total da nação é cerca de 313 000 Km2, o que a torna o 69º maior país do mundo e o 9º maior da Europa. Com uma população de mais de 38,5 milhões de pessoas, a Polónia é o 34º país mais populoso do mundo.
A paisagem da Polónia consiste quase inteiramente em terras baixas da planície da Europa do Norte, com uma altitude média de 173 metros, embora os Sudetos (incluindo o Karkonosze) e os Cárpatos (incluindo os montes Tatra, onde se encontra o ponto mais alto da Polónia, o Rysy, com 2 499 m de altitude) constituem a fronteira Sul.
Zamosc
A visitar…
A maior parte da Polónia fica na planície do Norte da Europa e é uma terra de bosques e lagos. As partes mais altas são no Sul, onde os picos de montanha Tatry atingem quase 2500 m.
O clima na Polónia caracteriza-se por ter invernos rigorosos, chegando a temperaturas de -20ºC. As quedas de neve são por isso frequentes entre Dezembro e Março, sobretudo nas montanhas a sul. Na Primavera e no Verão o clima é ameno, sendo a melhor altura do ano para visitar a Polónia nos meses de Abril até Agosto.
Gdansk
– Varsóvia –
A invasão da Polónia marcou o início da Segunda Guerra Mundial. Varsóvia foi ocupada em 1939 e, cinco anos mais tarde, tinha deixado praticamente de existir. Foi elaborado um processo de reconstrução exemplar com total fidelidade ao modelo original.
A igreja mais antiga da cidade é a Catedral de São João (séculos XIII e XIV), com a Capela Baryczkow. Na Cidade Velha (Stare Miasto) ou na Praça do Mercado, cada casa ostenta uma decoração própria, embora a harmonia se mantenha.
A conhecer…
Cidade Velha em Varsóvia – Nas esplanadas e ruas da praça central da cidade respira-se a época medieval pelos seus edifícios em redor.
Castelo Real- Fica situado na cidade velha e considerada a alma da história polaca.
Palácio Real – A residência dos monarcas polacos foi construído entre os séculos XVI e XVII, sobre o antigo castelo ducal.
Bairro Judeu – As atrocidades germânicas ainda são visíveis no local. Os muros erguidos, ainda se encontram pelo bairro mostrando um pouco da sua história.
Parque Lazinski – Um passeio junto ao lago, repleto de pessoas que aqui vêm disfrutar do local junto às suas margens.
Auschwitz – Triste memorial às piores atrocidades cometidas numa guerra.
Varsóvia
– Cracóvia –
Cracóvia foi uma das cidades polacas da Liga Hanseática e a capital do reino da Polónia, facto que se deve a sua grande riqueza artística. Na cidade Velha (Stare Miasto), é de especial beleza a Igreja de Santa Maria, com um maravilhoso retábulo, no Altar-Mor, de Wit Stwosz. O Museu Nacional de Cracóvia é, seguramente, a maior riqueza do país.
A conhecer…
Castelo Wavel – Situado no monte Wavel, é um castelo de uma enorme beleza.
Catedral de Cracóvia – Localizada no monte Wavel, poderá encontrar no interior da Catedral a primeira cadeira onde João Paulo II se sentou como bispo.
Igreja de Santa Maria – Igreja em estilo gótico que tem um pórtico deslumbrante que se encontra em cima do altar.
Wadovice – Terra natal de João Paulo II, localizada nas proximidades de Cracóvia.
Cracóvia
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio