FINLÂNDIA
Bandeira da Finlândia
CAPITAL: Helsinquia
PONTOS DE INTERESSE: Lapónia e o “sol da meia-noite” | Fortaleza de Suomenlinna | Catedral de Helsinquia
MOEDA: Euro (EUR)
VACINAS: Não é necessário visto de entrada para estadas até 90 dias, pois a Finlândia é um Estado “Schengen”.
VISTO: Apesar dos documentos não serem inspeccionados quando se atravessa uma fronteira interna da área Schengen, continua a ser necessário para todos os cidadãos da UE, portugueses incluídos, o viajar com passaporte ou cartão de cidadão/bilhete de identidade.
Fortaleza de Suomenlinna
Finlândia é um país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa. Faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estónia está ao sul através do Golfo da Finlândia. A capital do país é Helsinque. Cerca de 5,3 milhões de pessoas vivem na Finlândia, sendo que a maior parte da população está concentrada no sul do país. É o oitavo maior país da Europa em extensão e o país menos densamente povoado da União Europeia.
A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas. A paisagem finlandesa é predominantemente plana, com algumas colinas e montes baixos. O ponto mais alto do país, o Halti, com 1328 m, encontra-se no extremo norte da Lapónia.
Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Ártico, e consequentemente é possível experimentar o Sol da meia-noite, mais frequente à medida que se caminha para norte. No ponto mais setentrional da Finlândia, o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno. A distância que separa o extremo sul do país, Hanko, do extremo norte, Nuorgam, é de cerca de 1.445 quilómetros, o que daria cerca de 18 horas de condução.
Catedral de Helsínquia
A visitar…
Na Finlândia, as florestas cobrem 70 por cento da área da terra e a água com outros 10 por cento. A área do lago Saimaa é o maior sistema de águas no interior da Europa.
Os Verões são pequenos mas muito quentes. Os Invernos longos e rigorosos e no Norte os dias não têm sol. A melhor época para visitar a Finlândia é entre Maio e Setembro.
Auroras Boreais
Lapónia (Rovaniemi)
Rovaniemi é a capital da Lapónia e está localizada a oito quilómetros do Círculo Polar Árctico.
Visite o Artikum, uma espécie de museu e centro cientifico dedicado à vida no Árctico.
Para além do Círculo Polar Árctico, a Norte, não há pôr-do-sol durante 73 dias no Verão, fenómeno que origina o sol da meia-noite. Aqui o astro permanece abaixo da linha do horizonte durante 51 dias.
A oito quilómetros a norte de Rovaniemi, no sentido de Ivalo, vai encontrar a famosa aldeia do Pai Natal, aberta ao público durante todo o ano.
No Inverno, existem diversas actividades em Rovaniemi: um cruzeiro num quebra-gelo; uma visita a um castelo de neve na cidade de Kemi; dormir num iglo de neve ou conduzir um trenón puxado por renas ou huskies são algumas das actividades possíveis.
De Janeiro a Fevereiro as temperaturas podem atingir os 20 graus negativos.
Lapónia
Helsínquia
Capital da Finlândia, é o maior porto e centro industrial. Além dos edifícios neoclássicos do centro da cidade, existem muitos outros atraentes edifícios públicos, entre os quais a catedral neoclássica, a estação dos caminhos-de-ferro, o edifício do Parlamento, o Estádio Olímpico e o Palácio de Congressos.
Helsínquia possui a maior universidade do país, fundada como universidade técnica em 1849, e muitos museus e galerias.
Helsínquia
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio