AUSTRIA
Bandeira da Austria
CAPITAL:Viena
PONTOS DE INTERESSE: Viena | Palácio Belvedere | Centro histórico de Salzburgo | Palácio e jardins de Schönbrunn | Paisagem de Hallstatt – Dachstein
MOEDA: Euro (EUR)
VACINAS: A rede sanitária é boa. O viajante deve ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença, para poder beneficiar das prestações de saúde que possam ser necessárias, durante a estada no país.
VISTO: Para os cidadãos da União Europeia, é suficiente o cartão de cidadão. Aplicam-se os princípios da livre circulação de pessoas da UE e as regras em vigor no espaço Schengen, de que a Áustria faz parte.
Áustria é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, localizado na Europa Central. É limitada pela Alemanha e República Checa a norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovénia e Itália a sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste. O território da Áustria abrange 83 872 quilómetros quadrados e é influenciado por um clima temperado e alpino. O terreno da Áustria é muito montanhoso, devido à presença dos Alpes; apenas 32% do país é inferior a 500 metros de altura e seu ponto mais alto está a 3797 metros. A maioria da população fala alemão, que também é língua oficial do país. Outros idiomas regionais reconhecidos são croata, húngaro e esloveno.
Tirol
A visitar…
– Viena –
Viena, capital da Áustria e da cultura. Situada no coração do continente europeu, e no centro das principais rotas da cultura europeia. Repleta de história, com fachadas de palácios e casas senhoriais magníficas como Schonbrunn e o Belvedere.
Cafés e Restaurantes
Existem inúmeros cafés pela cidade sendo alguns de história secular. O Griensteidl (1 Herrengasse) foi na viragem do século o local de encontro de numerosos escritores. O Museum (Freidrichsstrasse ) onde os artistas de Arte Nova discutiam as novas tendências. O Sperl ( Gumpendorfer Strasse) o local de encontro de artistas e gente do teatro desde 1880). E o Hawelka (Dorotheergasse ) frequentado por artistas nos anos cinquenta, e agora um local na moda.
Além do bom café, tem uma pastelaria vienense rica, como sendo o Guglupf, Kipferl, Sachertorte ou o Apfelstrudel.
Os pratos principais vienenses, são o Wiener Schitzel (vitela cozida e depois frita), Tafelspitz (vitela cozida servida com rábano), ou Kaiserschmarren (panquecas doces servidas com molho de passas). Pratos principais que podem ser acompanhados de vinho Heuriger.
Quando ir?
O país tem um clima moderado. O Verão é agradável com temperaturas na ordem dos 25ºC, e no Inverno muito frio, com temperaturas até -5ºC.
É um destino agradável de visitar em qualquer altura do ano, no entanto se pretende a época de Neve é de Dezembro até Abril. De Junho a Setembro como as temperaturas oscilam entre os 15-25ºC poderá ser a melhor época, apesar da presença de muitos turistas.
O aeroporto Schwechat Airport fica aproximadamente a 19 kms do centro da cidade. Existem diversos meios de transporte para o centro da cidade.
O que visitar?
Palácio de Schönbrunn – O Palácio e jardins de Schönbrunn foi a residência da família imperial até 1918, constituindo um exemplar excepcional do estilo barroco.
O conjunto arquitectónico formado pelas residências dos imperadores da casa dos Habsburgos (desde o séc.XVII), destaca-se a importante arte decorativa rococó e exótico-tropical além dos seus magníficos jardins. Para além dos sumptuosos aposentos reais, compreende também a colecção imperial de carruagens, o Teatro do Palácio, a Casa das Palmeiras e um jardim zoológico.
Palácio de Belvedere- um dos mais belos palácios da Áustria de estilo barroco, onde encontra a galeria Austríaca, com colecções de arte dos séculos XIX e XX com obras de Klimt e Schiele, entre outros;
Catedral de Santo Estevão- Catedral Gótica do século XIII com vista magnífica sobre a cidade;
Ringstrasse– magnífica avenida projectada e construída em 1860. Com quatro quilómetros de comprimento, onde se situam a Ópera, os museus de Belas Artes e de História Natural, o Palácio Real, o Parlamento, o Teatro Nacional, a Câmara Municipal e a Universidade;
Museu de Belas Artes – uma das maiores colecções de pinturas do mundo datadas do século XVI e XVII Destacam-se especialmente Rubens e Brueghel;
Museu de História Natural– Exposições que vão desde borboletas até dinossauros, plantas até minerais preciosos;
Monumento a Goethe, Schiller, Mozart,etc.
Palácio de Belvedere
Vida Nocturna
A noite mal caiu quando os vienenses começam a sair. Vagueie pelas ruas da cidade velha, entre bares e tabernas. Explore as zonas principais: Rabenstein, Seitentetengasse, Ruprechtplatz e Salzgries.
Também encontrará alguns locais junto à Universidade Velha e nos bairros centrais à volta do Naschmarkt. Muitos desses locais têm música ao vivo.
Para uma noite diferente, comece a noite dançando num barco no rio Danúbio, com partida de Danube Canal Promenade, junto à escadaria da Schwedenplatz.
Espectáculos
Viena é conhecida pela fama dos seus festivais de música. Diversos são os eventos de Abril até Agosto. Música desde o estilo clássico ao jazz, até aos últimos ritmos da música pop, rock, folk, entre outros.
Compras
O local mais indicado situa-se na parte antiga da cidade em Karntner Strasse Graben Kohlmarkt. Aqui encontra as melhores lojas de roupa e joalherias ou produtos tradicionais. Outra opção, é o centro comercial Mariahilfer Strasse.
Na época natalícia, existem diversos mercados de Natal, mas o mais famoso é em frente à Câmara Municipal, habitualmente do meio de Novembro até 24 de Dezembro.
Palácio de Schönbrunn
– Salzburgo –
A cidade de Salzburgo, conhecido como o Berço de Mozart, é famosa pelos numerosos festivais de música, e tem diversos pontos culturais e históricos de grande interesse. Entre os monumentos mais importantes da cidade, destacamos a Fortaleza Hohensalzburg, a Casa de Mozart (Getreindegasse) e os palácios de Mirabell e Hellbrunn, os Mosteiros de São Pedro e Nonnberg, a Catedral (consagrada em 1628) e o centro histórico da cidade com inúmeros edifícios em estilo barroco ou gótico.
Salzburgo
– Paisagem de Hallstatt- Dachstein –
Hallstatt deve o seu nome às suas minas de sal que marcaram o desenvolvimento da região. Pelo seu valor paleontológico,arqueológico e histórico foi incorporado na lista da Organization of World Heritage Cities.
Toda a região da Alta Áustria é de inconfundível beleza, destacando-se as paisagens de montanha e as casas tipicamente alpinas.
Hallstatt – Austria
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio