VIETNAME
O Vietname é um país que atrai cada vez mais turistas à procura de autenticidade. Apesar do rápido desenvolvimento económico e de ter sofrido durante muitos anos com a guerra, o país não perdeu o seu carácter tradicional. É um país que surpreende pela sua riqueza cultural, paisagens deslumbrantes e uma gastronomia rica e variada.
Mapa do Vietname
O Vietname é mágico, um país onde a mistura da modernidade e tradição não deixa ninguém indiferente, exemplo disso é a moderna cidade de Ho Chi Min no delta do Mekong, que se ramifica após 4000 quilómetros, fertilizando a terra e trazendo vida aos campos de arroz e ao comércio dos mercados flutuantes. No centro do país, as paisagens exóticas: mercados coloridos com gente sorridente e simpática, extraordinários templos ancestrais em cidades imperiais, montanhas onde as minorias com as suas cores e os seus mercados nos enchem a alma. Um país feito de contraste pronto a ser descoberto!
Delta do Mekong – Vietname
Ho Chi Min, antiga Saigão, é a antiga capital do país. Esta cidade carrega a história de um país e da guerra, ainda presente no espírito dos vietnamitas. É uma cidade frenética de 9 milhões de pessoas, um formigueiro de motoretas em todos os cantos. Numerosas visitas podem enriquecer a passagem em Ho Cho Min, como o museu da guerra, a catedral de Notre-Dame, o mercado de Ben Thanh ou simplesmente um passeio nocturno entre os iluminados arranha céus.
Ho Chi Minh City- Vietname
Can Tho é o local onde podemos desfrutar do enorme delta do Mekong. Um dos maiores rios do mundo, um monstro de água que se ramifica num delta único que podemos percorrer de barco para desfrutar de paisagens tropicais. Antes coberto de selva e pântanos foi há 300 anos com a força de búfalos, transformado em arrozais que produzem 70% das colheitas do país. Ao longo do trajecto podemos ver como se faz a esparguete de farinha de arroz.
Búfalo em Vietname
Dali para Hoi Na, uma cidade inscrita como património mundial da UNESCO pelos seus 844 estilos variados de arquitectura que vão desde o japonês ao chinês ao francês e que lhe dá uma carácter único. Situada na costa do mar da China, fazia parte da antiga rota marítima da seda. À noite a cidade tornasse mágica à luz dos suas lanternas multicolores. Além da agradável e pacata cidade, podemos também desfrutar de um passeio de bicicleta entre arrozais e acabar com um banho numa praia decorada por coqueiros.
Ponte Japonesa em Hoi An – Vietname
A viagem prossegue para Hué, a antiga capital imperial do Vietname que não foi só o centro político mas também o centro cultural e religioso do país sobre a dinastia Nguyen entre 1805 a 1945. A cidade está repleta de atrações arquitecturais como a cidadela, inspirada na cidade proibida de Pequim, onde foram necessários mais de oitenta mil pessoas para a sua edificação. À volta da cidade temos os túmulos dos imperadores que eram construídos ainda durante a vida dos mesmos. Estes túmulos eram constituídos de duas partes: uma era para o túmulo real e a outra era para os palácios e templos.
Hué – Vietname
A pequena Tam Coc é conhecida como a baía de Halong em terra! É outro local natural incrível pelos seus numerosos picos rochosos que emergem de entre os arrozais. Especial encontro com a mãe natureza, passeio de barco e esplendorosas excursões em bicicleta.
Campos de Arrozais- Vietname
Mais tarde, em Bac Ha presenciamos um quadro incrível de montanhas esculpidas de arrozais em terraços e o encontro com variadas etnias vestidas de trajes tradicionais e coloridos, além dos diversos mercados rurais. Uma caminhada na montanha é tida como uma das experiências mais inesquecíveis!
Vendedora de malaguetas – Vietname
A visita de Hanói, a capital do país, garante uma imersão profunda na história. Um local diferente de todos os outros, que mistura o caos com uma atmosfera vibrante e acolhedora. Desde a catedral de Hanói ao lago de Hoan Kiem e ao seu templo de Ngoc Son que conta a legenda da espada restituída. Uma caminhada pelas ruelas do bairro antigo, onde podemos encontrar um centro de comércio que data de há mais de 1000 anos. O Templo da Literatura, que é também a universidade mais antiga do Vietname, datando de 1070, diversas Pagodas e entre elas, a do Pilar Único. Pela noite, podemos assistir a um espetáculo ancestral incrível: o Teatro de Marionetas de Água.
Hanói – Vietname
Como percorrer o país:
Podemos atravessar o país de norte a sul de comboio ou camioneta. Para os mais aventureiros, porque não comprar ou alugar uma mota e desfrutar do país ao nosso gosto?
Vietname
Como chegar
Todas as informações em: LANDESCAPE
Texto de João Gonçalo Fonseca@Landescape
Reserva de Bilhetes para Bus, Ferry ou Comboio: Aqui
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio