UZBEQUISTÃO
Bandeira do Uzbequistão
CAPITAL: Tashkent
PONTOS DE INTERESSE: Madrassa de Mir-I-Arab | Cidade histórica de Itchan-Kala | Centro histórico de Bukhara
MOEDA: Som (UZS)
VACINAS: Vacinas que deverão estar em dia: tuberculose, difteria, tétano, pólio, hepatite A e B e febre tifóide.
Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo repatriamento explicitamente a partir do Uzbequistão.
VISTO: Para viajar para o Uzbequistão é necessária a obtenção com a devida antecedência de um visto de entrada junto dos respectivos postos consulares. Não é possível obter um visto à chegada.
O governo do Uzbequistão efectua um controlo rigoroso de todas as passagens fronteiriças oficiais. As viagens para o Uzbequistão por caminho-de-ferro ou vias rodoviárias implicam por vezes uma saída breve para países vizinhos. Aconselha-se os viajantes a solicitar vistos de múltiplas entradas e um visto específico para o país vizinho em questão, com vista a evitar demoras durante a viagem.
Os Portugueses que pretendam permanecer mais de três dias úteis em território uzbeque devem obrigatoriamente registar os respectivos vistos junto da delegação local do Ministério do Interior (OVIR). Os principais hotéis procedem automaticamente a esta formalidade.
O Uzbequistão é um país na Ásia Central e uma das repúblicas que formavam a extinta União Soviética. É limitado a norte pelo Cazaquistão, a leste pelo Quirguistão e pelo Tajiquistão, a sul pelo Afeganistão e a sul e a oeste pelo Turquemenistão. Além do território principal, inclui também os enclaves de Sokh e de Iordan, no Quirguistão. A sua capital é a cidade de Tashkent.
O país é frequentemente alvo de cobertura noticiosa relativa ao desastre ecológico do mar de Aral, praticamente desertificado após o estabelecimento de um sistema nacional de irrigação mal sucedido.
Pormenor na Madrasa Islom Khodja
A visitar…
A maior parte do país abrange o deserto plano do Kyzyl Kum, que conduz a leste, para as montanhas do Pamir Ocidental. O mar de Aral, no Norte, diminuiu um terço nos últimos 20 anos devido à procura de água para irrigação.
Com um clima desértico de Verões muito quentes e Invernos suaves, excepto nas montanhas, a Primavera (Abril-Junho) e Outono (Setembro-Outubro) são as melhores épocas para viajar. Para percorrer as montanhas, a estação mais indicada é o Verão. Em Abril, é raro chover e o tempo é muito agradável com uma temperatura de dia a rondar os 22ºC e comum ocasional dia nublado.
Mausoleu de Pahlavan Mahamud
Tashkent
Na capital os pontos de maior interesse são: o Museu de Artes Aplicadas, a parte da cidade velha, a Khasti Imom, incluindo Barak Khan Madrasa, a Madrasa Kafal Shohi e mercados da cidade.
Hotel Intercontinental em Tashkent
Ichan-Kala
Ichan-Kala, com os seus 16 séculos de história tornaram esta uma cidade lendária, possuidora de uma entidade cultural coerente e um dos mais importantes centros muçulmanos do Usbequistão. O seu recinto amuralhado foi restaurado durante o século XV e ampliadono início do século XX, transmitindo a ideia de uma cidade, em parte medieval e em parte novecentista, e chegou perfeitamente conservada até à actualidade.
Visite Khiva, com especial destaque para o complexo arquitectónico de Ichan-Kala (século XII-XIX): Kalta Minor, Castelo Kunya Ark, a Madrassa Mohamemed Rahim Khan, o Minarete e a Madrassa de Islom Khodja.
Khiva
Conheça ainda o complexo arquitectónico Tash Hovli, Mausoleu de Pahlavan Mahamud (século XIV-XVIII) e a Mesquita de Juma (séc.X).
Itchan-Kala
Bukhara
Após cruzar o deserto de areia vermelha de Kizil-Kum e do rio Amudaria, chega a Bukhara.
Bukhara possui um legado com mais de dois milénios e, é o exemplo mais completo de uma cidade medieval da ÁsiaCentral, com um traçado urbano que chegou quase intacto até aos nossos dias.
Na cidade de Bukhara poderá visitar os históricos monumentos como o Mausoléu de Samani, fonte santa Chashmai Ayub, mesquita Bolo Hauz, cidadela Ark, minarete Kalyan e mesquita Poi Kalyan, o complexo arquitectónico Lyabi Hauz entre outros.
Bukhara
Samarkand
Na cidade de Samarkand conheça o Mausoléu Guri Emir (túmulo de Tamerlán dos séc.XIV-XV), a Praça Registán, Madrasa Ulughbek (séc.XV), Madrasa Shir-Dor (séc.XVII) e Madrasa Tilla-Kori (séc.XVII) e o complexo arquitectónico Shakhi-Zinda (séc.IX-XV).
Samarkand
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio