TAJIQUISTÃO

Bandeira do Tajiquistão
CAPITAL: Duchambé
PONTOS DE INTERESSE: Altas montanhas do Pamir
MOEDA: Somoni (TJS)
VACINAS: Os serviços de saúde são muito limitados. Ocorrem surtos de febre tifóide, cólera e hepatite.
Embora não seja obrigatória nenhuma vacina, recomendam-se as seguintes: Difteria/Tétano/Pólio, Tifóide, Hepatites A e B, Meningite.
Em certas regiões, nomeadamente na fronteira sul com o Afeganistão (região de Khatlon), algumas zonas do centro (Douchanbe), a Leste (Gorno-Badakhshan) e a norte (Khodjent) verificam-se, entre os meses de Junho a Outubro, casos de malária. Aconselham-se os viajantes a tomarem os medicamentos preventivos, durante aquele período.
Verificam-se muitos casos de tuberculose em todo o país.
VISTO: Para viajar para o Tajiquistão é necessária a obtenção atempada de um visto de entrada junto dos respectivos postos consulares.
Os portugueses que pretendam permanecer mais de três dias úteis em território tadique devem obrigatoriamente registar os respectivos vistos junto da delegação local do Ministério do Interior (OVIR). Os principais hotéis procedem automaticamente a esta formalidade.
Deverá deixar o território tajique dentro do prazo indicado no respectivo visto.
Deverá preencher uma declaração alfandegária à chegada, cujo duplicado deverá ser conservado e apresentado nos serviços alfandegários à saída do país.

Tajiquistão
Tajiquistão é um montanhoso país encravado na Ásia Central. O país faz fronteira com o Afeganistão ao sul, com o Usbequistão ao oeste, Quirguistão ao norte, e a República Popular da China ao leste. O Tajiquistão também se encontra junto ao Paquistão, mas é separada pelo estreito Corredor de Wakhan.
O Tajiquistão não tem qualquer contacto com o mar e é a menor nação da Ásia Central em termos de área. O seu relevo é montanhoso e encontram-se no país muitas cordilheiras, incluindo o Pamir e o Tian Shan. Os rios Amu Daria e Panjmarcam a fronteira com o Afeganistão.

Tajiquistão
A visitar…
O Tajiquistão, com o extremo oeste de Tien Shan e parte da cordilheira de Pamir, dentro das suas fronteiras, é extremamente montanhoso e rugoso.
Nas áreas ocidentais de altitudes menores os Verões são quentes e os Invernos frios.

Duchambé
Duchambé
Capital e maior cidade do Tajiquistão com cerca de 800 000 habitantes. Dushanbe significa segunda-feira na língua persa. Foi assim chamado porque cresceu de uma aldeia que tinha originalmente um mercado popular às segundas-feiras. Até 1929, a cidade era conhecida em russo como Dyushambe e 1929-1961 como Stalinabad.

Grand Masjid – Duchambé
Altas montanhas do Pamir
Região montanhosa de elevados planaltos, picos e glaciares na Ásia Central, formando o ramo noroeste dos Himalaias. O Pamir tem vários picos que se erguem acima dos 6000 m de altitude. A região fica principalmente dentro do Tajiquistão e tem 225 Km de norte a sul e 400 Km de leste a oeste. O seu ponto mais alto fica a 7495 m.

Montanhas do Tajiquistão