SÍRIA
CAPITAL: Damasco
PONTOS DE INTERESSE: Cidade velha de Aleppo | Damasco
MOEDA: Libra Síria (SYP)
VACINAS: Poliomielite, tétano, tifo, hepatite A/B. Se tiver de se deslocar à Síria, vá munido de um seguro. O serviço de saúde na Síria era satisfatório. A qualidade dos médicos era boa, mas a infra-estrutura hospitalar não estava suficientemente equipada. Nenhuma vacina é obrigatória. É aconselhado precaver-se contra a hepatite e ter as vacinas habituais em dia.
Recomenda-se o consumo de água mineral, sendo de evitar beber água da torneira.
VISTO: A entrada na Síria só é autorizada com um visto válido emitido por uma representação diplomática ou consular do país. Não são concedidos vistos em passaportes nos quais figurem registos de entrada em Israel. Tampouco é autorizada a entrada a detentores de passaportes nacionais emitidos pela Embaixada de Portugal em Israel.
Os vistos só são emitidos nos pontos de entrada do território sírio em casos muito limitados.
Síria é um país localizado na Ásia Ocidental. O território faz fronteira com o Líbano e o Mar Mediterrâneo a oeste; a Turquia ao norte; o Iraque a leste; a Jordânia ao sul e Israel ao sudoeste. No entanto, desde o início da guerra civil o controle real do governo sírio estende-se a apenas 30-40% da área do país e abrange menos de 60% da população. Um país de planícies férteis, altas montanhas e desertos, é o lar de diversos grupos étnicos e religiosos.
A Síria tem uma área de 185.000 quilómetros quadrados. A oeste faz limites com Mar Mediterrâneo, Líbano, e Israel, ao sul com Jordânia a leste com Iraque e Turquia. A faixa costeira, fértil, com 180 km de costa abrupta e rochosa, que se estende entre o Líbano e Turquia. As colinas Ansariyah (Jebel an-Nusariyah) formam praticamente a costa norte, e servem de base ao Sahl Akkar (planalto Akkal) ao sul. Os planos aluviais férteis são intensamente cultivados durante todo ano.
Damasco (antes do conflito)
A visitar…
A geografia da Síria é caracterizada no Norte do país, com a planície costeira apoiada por uma cadeia de montanhas. No interior fica um vasto planalto onde o rio Eufrates atravessa o vale. No Sul a cordilheira Antilíbano estende-se ao longo da fronteira com o Líbano e no interior fica o deserto sírio.
Com um clima seco e extremamente quente, mais ameno na costa, a Primavera (de Abril a Junho) é a melhor estação para visitar o país. No Outono (de Setembro a Novembro) o clima é igualmente agradável. Devido ao actual conflito no país é um destino não recomendável a qualquer viajante.
Cidade velha de Aleppo
Com mais de quatro milénios de história, Aleppo foi a cidade dos hititas, dos assírios, dos árabes, dos mongóis, dos mamelucos e dos otomanos. Os seus restos arquitectónicos, representam um importante papel histórico.
Aleppo (antes do conflito)
Damasco
Em Damasco, no sudoeste do país, a Grande Mesquita ou Mesquita dos Omíadas em Damasco, datam do século VII e um local importante. O seu pátio exterior (385 x 305 m) é delimitado por um grosso muro e ladeado por três minaretes quadrados. No pátio interior, os muros são formados por um pórtico coberto por uma dupla arcada. O recinto principal encontra-se dividido em três naves, separadas por colunas, que sustêm arcos de volta perfeita. O tecto das naves laterais tem caixotões de madeira, com motivos geométricos. A nave central é coberta por uma abóboda de berço, magnificamente decorada, que conduz ao mihrab.
Mercado em Damasco (antes do conflito)
Krak des Chevaliers
Krak des Chevaliers é um dos castelos medievais melhor preservado do Mundo. Um testemunho de determinação dos monges cruzados que o construíram no século XI.
Krak des Chevaliers (antes do conflito)
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio