MYANMAR (BIRMÂNIA)
Bandeira de Myanmar
CAPITAL: Naypyidaw
PONTOS DE INTERESSE: Yangon | Mandalay | Bagan | Delta do rio Irrawaddy
MOEDA: Kyat (CNY)
VACINAS: Fora da capital, a rede sanitária é deficiente. É aconselhável a prevenção contra a malária.
É recomendável a subscrição de um seguro de saúde com cobertura neste país e que preveja a possibilidade de evacuação sanitária.
VISTO: Os cidadãos portugueses necessitam de visto para entrar em Myanmar excepto, desde o dia 1 de Fevereiro de 2013, para viagens de negócios, participação em eventos oficiais e efeitos de trânsito aeroportuário.
Os cidadãos portugueses que pretendam deslocar-se a Myanmar devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de 6 meses.
Uppatasanti Pagoda – Naypyidaw
Myanmar ou Birmânia é um país do sul da Ásia continental limitado ao norte e nordeste pela China, a leste pelo Laos, a sudeste pela Tailândia, ao sul pelo Mar de Andamão e pelo Canal do Coco, a oeste pelo Golfo de Bengala e a noroeste por Bangladesh e pela Índia. Em 2006, a capital do país foi transferida de Yangon para Naypyidaw.
Com uma área total de 678 000 km², Myanmar é o maior país do sudeste da Ásia continental e o 39º Maior do mundo. A noroeste, limita com a divisão de Chittagong, do Bangladesh (fronteira de 193 km), e com os estados de Assã, Nagaland e Manipur, da Índia (1 463 km). A nordeste, faz fronteira com o Tibete e Yunnan, da China (2 185 km). A sudeste, é limítrofe com o Laos (235 km) e a Tailândia (1 800 km). Myanmar possui um litoral contínuo de 1 930 km, banhado pelo golfo de Bengala e pelo mar de Andamão. Suas fronteiras terrestres totalizam 5 876 km.
No norte, os montes Hengduan Shan formam a fronteira com a China. O Hkakabo Razi, localizado no estado de Kachin, é o ponto culminante de Myanmar, com 5 881 m. O rio Irauádi é o mais longo de Myanmar, com quase 2 170 km de extensão, e no seu vale vive a Maioria da população do país. Os vales entre as cordilheiras possuem planícies férteis.
Rio Irrawaddy
A visitar…
A nível geográfico, o coração de Myanmar é uma grande bacia que serve o sistema Irrawaddy. Para oeste ficam as montanhas Arakan e para leste o planalto Shan. A maior parte do país está coberta de florestas tropicais.
As temperaturas são muito quentes durante todo o ano. A maior parte das áreas do país têm chuvas de monção no Verão mas são secas no Inverno.
Yangon
Visite o temple de Chaukhatgyi onde encontra a imagem de Buda inclinado com 72 m de comprimento. O Pagode de Botahtaung e o Pagode de Shwedagon.
Shwedagon Paya – Yangon
Lago Inle
Visite de barco, o mais importante e venerado pagode do lago Phaungdaw Oo e o mosteiro de Nga Hpe Chaung (conhecido pelos seus gatos acrobatas).
Lago Inle
Mandalay
Conheça uma das imagems mais sagradas de Myanmar – Buda de Mahamuni – revestido com uma tonelada de ouro e pedras preciosas como rubis, safiras e esmeraldas.
Visite o Pagode Kuthoday, com as suas 729 placas de mármore onde se encontram escritos os ensinamentos de Buda.
Conheça ainda a vila de Amarapura, outrora a capital do Reino da Birmânia, onde poderá observar como estudam e vivem os monges residentes.
Mandalay
Bagan
Os pontos de interesse principais são o Pagode de Lawkananda com a sua bonita vista sobre o rio, os Templos Payathonezu, Nagayon do séc.XI e Templo Apyeyardana.
Na região, em Monywa, visite o Templo Thanbode que possui mais de 550 000 imagens de Buda, o templo de Boditahtaung com mais de 10 000 figueiras religiosas e Buda inclinado com mais de 200 metros.
Bagan
Reserva de Bilhetes para Bus, Ferry ou Comboio: Aqui
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio