JORDÂNIA
Bandeira da Jordânia
CAPITAL: Amã
PONTOS DE INTERESSE: Petra | Kerak | Wadi Rum | Quasir Amra
MOEDA: Dinar Jordano (JOD)
VACINAS: Hepatite, tifo, poliomielite, tétano e difteria. Recomenda-se que vá munido de um seguro. Os cuidados de saúde fora de Amã são básicos sendo aconselhado procurar tratamento na capital.
Evite beber água da torneira e ingerir alimentos crus (excepto dos restaurantes de qualidade).
VISTO: É necessário um visto de entrada, que poderá ser obtido antes de partir numa Embaixada jordana, ou, no caso específico dos vistos de turismo, adquirido à chegada ao aeroporto de Amã. À saída do país tem de pagar uma taxa em dinares.
Para os turistas que pretendam visitar outros países na região, é indispensável estar munido, antes da partida, de um visto para esses países. Regra geral, as Embaixadas destes países em Amã recusam emitir vistos a cidadãos não residentes.
A Jordânia faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul e ao leste, o Iraque a nordeste, a Síria ao norte e Israel e Palestina a oeste.
A Jordânia é essencialmente um grande planalto cuja altitude vai decrescendo desde as serras relativamente baixas da zona ocidental.
A parte ocidental é a mais acidentada, não só devido às cadeias montanhosas, mas também à descida abrupta até à depressão que liga o mar Vermelho ao mar Morto e ao rio Jordão.
Todo o país é desértico ou semidesértico, sendo a zona menos árida também aquela onde se aglomera a Maior parte da população: a região noroeste, separada da Cisjordânia pelo Jordão. As maiores cidades são Amã e Irbid.
Amã
A visitar…
A maior parte da área da Jordânia para leste e sueste são planaltos desertos com ocasionais salinas. As partes mais baixas estão ao longo da costa a leste do Mar Morto e da Margem Oriental da Jordânia, para lá das que fica uma extensão de montes coberta de árvores.
A Jordânia oferece para além do legado romano, praias de areia fina e recifes de coral em pleno Mar Vermelho, o deserto, e uma das Maravilhas do Mundo, Património da Humanidade da UNESCO que é Petra.
Com temperaturas invernais abaixo dos 0ºC, e no Verão superiores aos 49ºC e com chuvas apenas no Inverno, as melhores épocas do ano para viajar ao país são a Primavera e o Outono. Abril tem uma temperatura na ordem dos 20ºC a 24ºC de dia e ameno à noite.
– Amã –
Capital do Reino Hashemita da Jordânia, desde 1921, poderá apreciar as avenidas mais importantes, a Cidadela, o centro urbano e o Teatro Romano.
A cerca de 45km de distância, a norte de Amã encontra a cidade de Jerash, uma das principais cidades da Decápolis. O Arco do Triunfo, a Praça Oval, o Cardo, a Colunata, o Templo de Afrodite, o Teatro Romano e o Castelo de Ajlun (fortaleza de 1185) são os pontos de visita obrigatória.
Amã
– Mar Morto –
Um local único, que é o ponto mais baixo da terra, com a taxa de salinidade mais alta do mundo.
Aqui poderá nadar, relaxar, flutuar.
Mar Morto – Jordânia
– Petra –
Petra é considerada a cidade perdida dos Nabateus. Uma das Maravilhas do Mundo, Património da Humanidade da UNESCO que foi construída na rocha entre os anos 400 e 300 a.C. Passando pelo Siq (desfiladeiro) visite o túmulo dos Obeliscos e o mosteiro “El Deir”.
Petra- Jordânia
– Wadi Rum –
Wadi Rum, o Vale da Lua, fica nas proximidades de Petra e, é rodeado de uma inesquecível paisagem de montanhas de cor púrpura. Visite o deserto em 4×4 ou em passeio de camelo.
Wadi Rum
– Quasir Amra –
Situado a 85 km a este de Amã, Quasir Amra foi construída pela dinastia dos Omíadas em pleno deserto. Durante o século VIII complementou a sua função defensiva com a de residência dos califas. Foi incorporada na lista do World Heritage pelo grande valor cultural e artístico do seu legado arquitectónico.
Quasir Amra
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio