IRÃO
Bandeira do Irão
CAPITAL: Teerão
PONTOS DE INTERESSE: Isfahan | Shiraz | Yazd | Kharanaq | Persépolis
MOEDA: Real Iraniano (IRR)
VACINAS: Os turistas não estão obrigados a quaisquer vacinas para visitar o Irão, muito embora sejam recomendáveis vacinas contra a hepatite, febre tifóide, meningite e tétano. No verão pode haver esporádicos surtos de cólera, sobretudo nas grandes cidades.
VISTO: Para a entrada no Irão será necessário dispor de um visto. Os vistos de trânsito só serão concedidos quando o interessado tiver já obtido um visto de entrada no país de destino final.
Recomenda-se a obtenção de vistos de entrada antes do início da viagem junto da Embaixada do Irão em Lisboa ou na capital do país onde a viagem se inicia.
Para a obtenção de um visto será necessário dispor de um passaporte com um período de validade superior a 6 meses, de um bilhete de avião com uma data de partida que não vá para além 7 dias após da data de inicio da validade do visto, preencher um formulário, apresentar os documentos acima referidos com as validades indicadas e uma fotografia a cores (as mulheres deverão obrigatoriamente apresentar uma fotografia de cabeça coberta) Tenha presente que o processo de concessão de vistos pode ser moroso e complexo pelo que os pedidos deverão ser formulados com a devida antecedência.
Os vistos de turismo e/ou negócios são normalmente válidos por 1 mês, Para evitar eventuais dificuldades, é aconselhável a verificação do tempo de validade do visto, tanto mais que a polícia de fronteira não deixa embarcar cidadãos estrangeiros na posse de vistos expirados (casos em que o titular do passaporte será obrigado a apresentar-se em tribunal e forçado a pagar uma multa).
Mesquita de Yazd
Irão, anteriormente conhecido como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental. Tem fronteiras a norte com a Arménia, Azerbaijão e Turquemenistão e com o Cazaquistão e a Rússia através do Mar Cáspio; a leste com Afeganistão e Paquistão; ao sul com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã; a oeste com o Iraque; e a noroeste com a Turquia. Composto por uma área de 1 648 195 quilómetros quadrados, é a segunda Maior nação do Oriente Médio e a 18ª Maior do mundo. Com mais de 77 milhões de habitantes, o Irão é o 17º país mais populoso do mundo.
A maior parte do território do Irão corresponde a um planalto cercado por cadeias montanhosas. Na região centro-leste encontram-se dois desertos, o Dasht-e-Kavir e o Dasht-e-Lut. No primeiro formam-se alguns pântanos durante o Inverno e a Primavera, mas ambos são inóspitos e despovoados. No norte, em paralelo com o Mar Cáspio, estão as montanhas Elburz, que possuem vários vulcões activos. A montanha mais elevada desta cordilheira, que é igualmente o ponto mais alto do Irão, é o Monte Demavend (5671 metros). Os Montes Zagros estendem-se desde o noroeste do país, perto da fronteira com a Arménia, até ao sudeste, atingindo o Estreito de Ormuz.
Mercado em Teerão
A visitar…
A melhor época para visitar o Irão é entre meados de Abril e princípios de Junho, assim como finais de Setembro até princípios de Novembro.
– Teerão –
Capital do país situada cerca de 100km a sul do mar Cáspio, no sopé do maciço de Elburz.
Os locais com interesse são o Palácio Pahlavi; o parlamento (Majlis); a Mesquita do Rei (séc.XIX); a Mesquita de Sepahsalar; o Museu Arqueológico de Teerão; o Museu do Vidro; o Palácio de Golestan e o Museu das Jóias.
Torre Azadi
– Yazd –
Cidade têxtil situada cerca de 520km a sueste da capital, na orla do deserto de Dasht-e-Kavir. Produz tecidos de lã e seda e tapetes.
A cidade conserva uma impressionante arquitectura de barro sendo os seus pontos de interesse principais: o Templo do Fogo Zoroastra, o complexo de Mir Chaqmaq, bem como as Torres do Silêncio, a Mesquita de Jame e o Bazar.
Yazd- Irão
– Shiraz –
Capital da província de Fars, cerca de 700km a sul de Teerão, é uma metrópole regional que foi fundada antes do século VI a.C.
Conheça o Jardim de Narengestan, a Mesquita de Nasi-ol-Molk, o túmulo de Hafez e Saadi, a Porta de Qorán e o bazar de Vakil.
O Santuário de Ali Ebn e Hamzeh; o Santuário de Shah Cheragh são outros locais recomendados.
Mesquita Nasiral-Mulk em Shiraz
– Isfahan –
Em meados do século XVII, o xá Abbas I, atraiu a Isfahan, a nova capital do reino, uma grande abundância de riquezas. Assim quando decidiu construir a grande Praça Real e os edifícios associados, pôde recorrer aos melhores arquitectos e artistas da época.
Visite a Praça de Naghshe onde se encontra a Mesquita de Imam, a Mesquita do Sheikh Lotfollah, a Mesquita de Jame, o Palácio de Ali Qapou, o Palácio de Chel Sotun, o bairro antigo e o Templo do Fogo.
Interior da Mesquita Sheikh Lotfollah em Isfahan
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio