MENU
17 Fev

BANGLADESH

 

BANGLADESH      

Bandeira do Bangladesh

Bandeira do Bangladesh

  

CAPITAL: Dacca

 

PONTOS DE INTERESSE: Templo de Ashan Manzil | Cidade histórica de Bagerhat | Ruínas de Vihara budista de Paharpur

 

MOEDA: Taka (BDT)

 

VACINAS: Prevenção contra a cólera, a disenteria, as hepatites A/B, malária, meningite, e profilaxia da malária. As condições médicas e higiénicas são precárias. Alguns hospitais apresentam bons níveis de limpeza e os serviços médicos que prestam são razoáveis. Porém, a maioria das unidades hospitalares não apresentam condições mínimas de salubridade.

 

VISTO: É necessário visto para entrar no país, o qual deve ser obtido antes da partida junto das Missões Diplomáticas e Consulares do Bangladesh no estrangeiro. Existe agora uma Embaixada do Bangladesh em Lisboa.

Bangladesh

Bangladesh

 

Bangladesh é um país asiático, rodeado quase por inteiro pela Índia, excepto a sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e ao sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala. A capital do país é Daca. O nordeste da Índia tem fronteiras com o Bangladesh em três lados. Muitos dos aspectos físicos e culturais do Bangladesh são partilhados com Bengala Ocidental, um estado da Índia vizinho ao Bangladesh.

O Bangladesh é um país com poucas elevações acima do nível do mar, com grandes rios em todo seu território situado ao sul da Ásia. Sua costa é uma imensa selva pantanosa de 710km de comprimento, limitando ao norte do Golfo de Bengala. Formada por uma grande planície formada pelo delta dos rios Ganges, Bramaputra e Meghna e seus afluentes, as terras de aluvião do Bangladesh são muito férteis, uma vez que são vulneráveis à inundações e à seca.

As únicas montanhas fora da planície são os trechos de colinas de Chittagong, onde situa-se o ponto culminante do país (Keokradong, com 1 230 m de altura), no sudeste, e a divisão de Sylhet, no nordeste.

 

A visitar… 

Por ocupar o Trópico de Câncer, o clima do país é predominantemente tropical com um inverno ameno de Outubro a Março e um verão quente e húmido de Março a Junho. A estação das monções, quente e húmida, vai de Junho a Outubro e abrange a maior parte das chuvas do país.

No Verão durante as monções, o nível das águas sobe, normalmente, seis metros acima do nível do mar, inundando dois terços do país. As inundações são maiores quando os rios Ganges, Jamuna e Meghna, que convergem num enorme delta, são acrescidos pela neve derretida dos Himalaias e por chuvas intensas na Índia.

Trânsito em Daca

Trânsito em Dacca

 

Dacca   

A capital Dacca possui população de aproximadamente 7 milhões de habitantes e a região metropolitana de cerca de 13 milhões. Situada na margem norte do rio Buriganga, é conhecida como a “Cidade das Mesquitas”. Os seus principais monumentos são o antigo palácio de Ahsan Manzil, o inacabado Forte de Lalbagh, construído em 1678, a mesquita de Hoseni Dalan, e o museu nacional.

Dacca é o coração comercial de Bangladesh. A cidade tem uma população de classe média crescente, atraindo o mercado para o consumidor moderno e bens de luxo. A cidade tem atraído, historicamente, um grande número de trabalhadores migrantes. Vendedores ambulantes, pequenas lojas, o transporte riquexó, vendedores de beira de estrada, barracas e bancas, empregam um grande segmento da população.

Capital Daca

Capital Dacca

 

Templo de Ashan Manzil
O Templo de Ahsan Manzil foi o palácio residencial oficial. Este magnífico edifício está situado na Kumartoli ao longo das margens do rio Buriganga em Dhaka. A sua construção foi iniciada em 1859 e concluída em 1872. Foi designado como um museu nacional e um dos monumentos mais importantes do país.

Templo de Ashan Manzil

Templo de Ashan Manzil

 

Cidade histórica de Bagerhat 

A cidade, construída em tijolo, sem muralhas, apresenta uma infra-estrutura rica em cisternas, pontes, passagens e desaguadouros. Está dividida em duas partes separadas por seis quilómetros. Na parte mais ocidental, existem numerosas mesquitas e outros edifícios públicos, cujas ruínas se centram à volta da Mesquita Shait Gambad, com 77 cúpulas repartidas por sete naves longitudinais. É uma construção em tijolo, de planta rectangular, com uma torre redonda em cada ângulo e rematada com uma cúpula.

Cidade histórica de Bagerhat

Cidade histórica de Bagerhat

 

Ruínas de Vihara Budista de Paharpur

Localizado a noroeste do país, Paharpur é local do santuário budista mais importante que se escavou a sul dos Himalaias- Somaphura Mahavira. O Grande Mosteiro é um amplo recinto construído em adobe e tijolo, de 280 metros de largura, e ocupa um pátio quadrangular com 177 celas individuais. O estilo deste templo piramidal, de planta cruciforme, tem muitas influências do Sudeste Asiático. A Vihara de Paharpur foi incluída na lista do World Heritage porque é um arquétipo perfeito de eclectismo, apresentando um exemplo único de vihara com estrutura de mosteiro budista, mas repleto de pormenores típicos de construção hindu.

Ruínas de Vihara Budista de Paharpur

Ruínas de Vihara Budista de Paharpur

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS