BAHRAIN
Bandeira do Bahrain
CAPITAL: Manama
PONTOS DE INTERESSE: Forte português em Qual’At Al-Bahrain
MOEDA: Dinar do Bahrain (BHD)
VACINAS: Nenhuma recomendação especial a ter em conta. As altas temperaturas no Verão com o clima desértico e árido, aliada a elevada percentagem de humidade, aconselham a ingestão de líquidos para evitar desidratação.
VISTO: É necessário possuir visto, que pode ser obtido no aeroporto internacional Manama e posto fronteira com Arábia Saudita.
Desde os episódios de agitação interna de Fevereiro 2011, as autoridades bahrainis não têm concedido vistos entrada aos jornalistas nos postos de fronteira. Recomenda-se que estes profissionais obtenham visto junto de representação consular do Bahrain, antes de viajarem para o país.
Bahrain é um pequeno estado insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irão a nordeste, com o Qatar a leste e com a Arábia Saudita a sudoeste. A sua capital é Manama. Os desertos, com sua esterilidade, cobrem mais de 30 ilhas componentes desse país árabe.
Na região do Golfo Pérsico, onde se situa o país, há muito se praticam actividades económicas muito importantes, como o comércio e as comunicações. Mas, a continuidade do subdesenvolvimento do país perdurou até ser descoberto o petróleo, em 1932, na ilha mais importante, que em árabe também se chama “Bahrayn”. Hoje em dia, o país tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano da região do Golfo.
O Bahrain foi um protectorado do Reino Unido entre 1861 e 1971, quando adquiriu sua independência.
Manama é a sede do governo, a cidade mais populosa e o principal centro comercial do país.
Marina de Manama
A visitar…
Os Verões são quentes e húmidos. As temperaturas atingem os 40ºC, de Junho a Setembro. Entre Dezembro e Março, a temperatura é amena, sendo a melhor época do ano para visitar o Bahrain.
Manama
Manama é a capital e a maior cidade do Bahrain, com aproximadamente 225.000 habitantes, assim concentrando cerca de um quarto da população do país.
Manama tem desenvolvido investimentos na indústria naval, siderúrgica e metalúrgica, com o objectivo de diversificar a economia deste pequeno emirado, que dentro de alguns anos deve ver as reservas de petróleo esgotadas. Característica cidade de prédios modernos e estilo ocidental, a cidade tem ruas largas, e vastas avenidas, retocadas com modernos edifícios financeiros.
A Grande Mesquita em Manama, é o maior edifício do Bahrain e tem capacidade para 7000 pessoas.
Manama – Bahrain
Grande Mesquita Al Fateh-Bahrain
Forte português em Qual’at al -Bahrain
O Forte do Bahrain (Qal’at al-Bahrain), também denominado como Forte português da ilha de Bahrain localiza-se em Manama.
Foi conquistada em 1559 por forças portuguesas sob o comando de D. Antão de Noronha, então capitão de Ormuz. Estes ocuparam a fortificação árabe então existente, no topo da elevação com doze metros de altura.
Em 1561 a fortificação foi ampliada e modernizada, com traça do arquitecto obidense Inofre de Carvalho, que lhe acrescentou uma área abaluartada, directamente inspirada nas gravuras do tratado de Pietro Cataneo.
Embora a documentação sobre esta estrutura seja escassa, uma representação da “ilha de Bahrain”, no “Livro das Plantas das Fortalezas”, de autoria de Pedro Barreto de Resende, apresenta-a com planta no formato quadrangular, com torreões de planta circular nos vértices.
Os Portugueses foram expulsos do Bahrain em 1602, pelas forças do xá Abas I.
Cerca de 25% do sítio já havia sido escavado revelando estruturas de diferentes tipos desde 1954: residenciais, públicas, comerciais, religiosas e militares. Em conjunto, testemunham a importância do local, um entreposto comercial ao longo dos séculos.
O sítio arqueológico encontra-se classificado, desde 2005, como Património da Humanidade pela UNESCO.
O Forte do Bahrain sofreu recente intervenção de conservação com a interveniência da Fundação Calouste Gulbenkian.
Forte português em Qual’at al -Bahrain
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio