ARMÉNIA
Bandeira da Arménia
CAPITAL: Yerevan
PONTOS DE INTERESSE: Mosteiro de Noravank | Yerevan
MOEDA: Dram (AMD)
VACINAS: No início da viagem deverá ser contratado um seguro médico com cobertura total de eventuais tratamentos médicos e de acidentes, incluindo a possibilidade de repatriamento. Existem diversas clínicas e hospitais privados em Erevan, alguns dos quais internacionais, que são contudo bastante dispendiosos. No resto do país, os cuidados médicos podem ser limitados.
É recomendável ter vacinas em dia contra a difteria, tétano, hepatite A e B e raiva.
VISTO: Os cidadãos nacionais deverão estar sempre na posse do seu passaporte (sendo aconselhável igualmente tirar cópias do mesmo) para poder provar a sua identidade perante a polícia.
Os postos fronteiriços abertos por via terrestre são apenas aqueles que ligam a Arménia à Geórgia e ao Irão. As fronteiras com a Turquia e com o Azerbaijão estão fechadas.
Os cidadãos portugueses não necessitam de visto de entrada, podendo permanecer no país pelo prazo de 180 dias num período de 1 ano.
Arménia é um país sem costa marítima localizado numa região montanhosa na Eurásia, entre o mar Negro e o mar Cáspio, no sul do Cáucaso, com altitudes que variam entre 1500 e 2000 metros.
Faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia a norte, Azerbaijão a leste, e com o Irão e com o enclave de Nakhchivan (pertencente ao Azerbaijão) ao sul. Apesar de geograficamente estar inteiramente localizada na Ásia, a Arménia possui extensas relações sociopolíticas e culturais com a Europa.
Yerevan
A visitar…
O clima na Arménia é muito influenciado pela altitude, mostra acentuada variação sazonal. Os Verões são quentes e os Invernos frios. A chuva, embora dure todo o ano, é mais intensa no Verão.
– Yerevan –
O Instituto Científico e Museu dos Manuscritos Antigos Matenadaran é o local de maior importância histórica. Local onde se conservam os tesouros da civilização arménia (mais de 17 000 manuscritos – a maior colecção do mundo).
Centro de Arte Gafesjian – Colecção que foi iniciada por Gafesjian, e reúne obras nacionais e estrangeiras de arte contemporânea.
Tsitsernakaberd – A conhecida como Fortaleza das Pequenas Andorinhas, é um monumento dedicado à memória das vítimas do genocídio arménio em 1915.
Memorial Tsitsernakaberd
Mosteiro de Sanshin e Mosteiro de Haghpat
O Mosteiro de Haghpat é um complexo monástico medieval, localizado em Haghpat.
Descrito como obra-prima da arquitectura religiosa e centro maior de aprendizado na Idade Média”, esta instituição da Igreja Apostólica Armênia foi inscrita como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Mosteiro de Haghpat
Mosteiro de Noravank
Património da UNESCO, é um mosteiro medieval com destaque não só a sua arquitectura, mas também a paisagem envolvente. O mosteiro foi construído no século XII, no território de duas igrejas anteriores.
O complexo do Mosteiro de Noravank inclui Astvatsatsin sepulcro-Igreja de Saint, Saint Stepanous Nakhavka Igreja e um gavit no seu lado ocidental, Igreja de Saint Grigor, restos de edifícios e capelas medievais e reitoria recém-construído.
Noravank
Echmiadzin- Vagharshapat
Sede Episcopal e principal igreja do país que está classificada como Património da UNESCO por se tratar da primeira igreja Cristã do Mundo. Visite o conjunto arquitectónico, incluindo o Museu dos Tesouros dos Arménios que inclui peças surpreendentes. Próximo, conheça as ruínas da catedral de Zvartnots também classificada património mundial da UNESCO.
Catedral Echmiadzin
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio